1 / 10

A GUERRA FRIA [1947-1991]

A GUERRA FRIA [1947-1991]. “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador Eric Hobsbawm Prof. Cap Queiroz. Guerra Fria.

azriel
Download Presentation

A GUERRA FRIA [1947-1991]

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A GUERRA FRIA [1947-1991] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador Eric Hobsbawm Prof. Cap Queiroz

  2. Guerra Fria • Conceito: conflito ideológico, diplomático e militar entre as potências do pós II Guerra [EUA versus URSS]– não envolvendo-as nunca diretamente na luta, em virtude da “arma fatal”; • A ONU – criada em substituição à Liga das Nações – enfrentou graves problemas internacionais em virtude da Guerra Fria; • A Doutrina Truman definiu os princípios da Guerra Fria para os americanos, que era o de preservar a hegemonia dos EUA e evitar o confronto entre países capitalistas a fim de isolar a URSS e seus aliados; • Os conflitos gerados pela Guerra Fria foram responsáveis pela divisão da Alemanha [Muro de Berlim 1961], a intervenção americana e soviética nos assuntos internacionais [exemplo: Guerra da Coréia e Vietnã] gerando constantes tensões entre os blocos capitalista e socialista.

  3. Acordos de Defesa Militar: OTAN [1949] e Pacto de Varsóvia [1955]; • As tensões na Guerra Fria não se limitaram ao campo político-militar, influenciaram também, o esporte e a cultura por meio do anticomunismo tresloucado.

  4. A Conferência de Yalta [1945] dividiu o mundo em esferas de influência: grosso modo, a Europa Ocidental, Canadá, América Latina [exceção de Cuba] e Japão se aliaram aos EUA enquanto que a Tchecoslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China, Coréia do Norte, Vietnã se uniram à URSS. • Ainda dentro do quadro da Guerra Fria, os EUA destinaram 17 milhões de dólares [Plano Marshall] para a reconstrução da Europa Ocidental afastando da perspectiva de poder os partidos comunistas; • O Plano Marshall facilitou a integração econômica da Europa. Foram criadas varias instituições a exemplo da CEE [Comunidade Econômica Européia];

  5. Na década de 50 e 60 houve a chamada corrida armamentista – paradoxalmente - para uma guerra absolutamente inviável; • Nos anos 60, EUA e URSS viveram a época da chamada coexistência pacífica, ou seja, amenização do conflito político-militar. Na década seguinte, Nixon e o dirigente soviético Brejnev, iniciaram uma distensão mundial assinando acordos para diminuir a corrida armamentista. • Nos anos 80 [Era Neoconservadora] essa cordialidade foi abandonada. Com a eleição de Ronald Reagan em 1981, iniciou-se novamente o acirramento entre as potências. Os americanos investiram alto no setor bélico deflagrando a chamada “Guerra nas Estrelas”.

  6. Apesar do contexto de reanimação da Guerra Fria, durante o segundo mandato de Reagan (1984 -1988), em 1987, foi assinado o tratado para eliminação de armas de médio e curto alcance (pois nessa época a URSS, sob o comando de Gorbachev, estava abrindo o regime soviético – Glasnost e Perestróica), diminuindo consideravelmente o medo anticomunista Ocidental.

  7. A Guerra Fria terminou por completo com o desmembramento do mundo socialista, a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e o fim da URSS em 1991 (destruída economicamente devido aos gastos com armamentos) representaram o ponto final de uma guerra fria que jamais poderia ser quente.

More Related