E N D
Situado no planalto boliviano a Salina de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo que constitue um gigantesco espelho natural. Durante a estaçãoúmida as chuvasdeixamuma finíssima camada de água sobre o altiplano, o que provoca um dos espetáculosnaturaismais formosos da Terra.
A superfície deste deserto se estende por 12.000 quilômetros quadrados, uma área equivalente à província de Guadalajara e contém cerca de 64 bilhões de toneladas de sal. A incidência da luz sobre a superfície molhada provoca a sensação de se estar caminhando no o céu.
Com o tempo, este lugar foi convertido em um dos principais destinos turísticos da Bolívia, visitado, segundo a Wikipédia, por 60.000 turistas por ano. A maioria das pessoas que vão ali assinalam que é impossível distinguir onde acaba a terra e começa o horizonte.
A imensa superfície plana é o resultado da retirada do grande mar que alagava todo o altiplano há milhões de anos. O mar se evaporou e deixou a descoberto o que hoje são o Lago Titicaca, o Lago Poopó, e as Salinas de Coipasa e de Uyuni. • A capacidade deste deserto para refletir a luz é tão imensa que os satélites artificiais o utilizam para calibrar seus instrumentos de medição. • O sal reflete a luz para o espaço e as condiciones da atmosfera oferecem a possibilidade de obter medições cinco vezes mais precisas que as que se realizam sobre o oceano.
A cada ano, os trabalhadores das salinas extraem cerca de 25.000 toneladas de sal da Salina de Uyuni. Apenas um arranhão na superfície: os experts estimam que a capa de sal tem cerca de 120 metros de espessura.
Além disso, este deserto constitui uma das maiores reservas de lítio e conta com importantes quantidades de potássio, boro e magnésio. Mais de 40 empresas mineradoras exploram diariamente os recursos salineiros de Uyuni, segundo informação do Serviço Nacional Técnico de Minas.
Adaptado por: RACO Traduzido por EFLeite