180 likes | 330 Views
Trabalho de geografia. Alunas: Carla Maria nº 05 Lívia Garcia nº 27 Thays Marques nº 34. Portugueses. Os portugueses chegaram ao Brasil no ano de 1500, capitaneados pelo navegador Pedro Alvares Cabral.
E N D
Trabalho de geografia Alunas: Carla Maria nº 05 Lívia Garcia nº 27 Thays Marques nº 34
Portugueses Os portugueses chegaram ao Brasil no ano de 1500, capitaneados pelo navegador Pedro Alvares Cabral. Os primeiros habitantes da Região Sudeste do Brasil foram os índios. Mais tarde chegaram os portugueses.
Os portugueses, deixaram comidas bem típicas no Brasil.Por exemplo a pizza, o macarrão, a lasanha,bolinho de bacalhau... Entre outros pratos
A arquitetura colonial brasileira é de influência portuguesa, com adaptações ao clima tropical. Os mais duradouros exemplos desse estilo são encontrados nas igrejas e mosteiros das cidades mais antigas, porém mais espetacularmente na cidade de Ouro Preto, primeira capital da província de Minas Gerais, hoje Estado.
"Com a chegada dos portugueses em terras brasileiras também vieram seus costumes, sua religião, sua arte, sua dança e sua música que eram bem diferentes da dos índios e vieram os seus instrumentos musicais, o violão, cavaquinho, flauta, sanfona, viola, violino clarineta, violoncelo, contrabaixo, oficlide, o piano, as danças e os cantos tradicional luso que existem até hoje, se tornaram as cantigas de roda: “Boi,boi,boi,boi da cara preta...”.
A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. 5 milhões de brasileiros têm ao menos um antepassado alemão.Em Santa Catarina, Pomerode é considerada a cidade mais alemã do país ALEMAẼS
.CULINÁRIA : A cerveja, as carnes salgadas ou fumadas, batatinha, ficam nessa classe. As comidas alemãs mais típicas não se espalharam: - salada de batatas, Zuckerruebesalat, a lingüiça de fígado. DANÇA:Xote: Tipo de dança de salão de origem alemã, popular no Nordeste do Brasil, executada ao som de sanfonas nos bailes populares. Trazida ao Brasil em 1851 pelo professor de dança José Maria
ESPANHOIS A imigração espanhola no Brasil
A culinária espanhola é composta de diferentes tipos de pratos devido à sua grande variedade geográfica, cultural e climática. A comida espanhola é fortemente influenciada pela variedade de frutos do mar disponíveis nas águas em volta do país, sendo a Espanha o segundo maior (depois do Japão) consumidor de peixes.
A arquitetura espanhola até o século XVIII é determinada pela influência de diversos povos que lutaram pela conquista da península ibérica. A romanização da península é marcada por grandes obras como teatros, aquedutos como o de Segóvia e pontes como a de Alcântara
A música brasileira, possui muitos espanholismos que nos vieram principalmente por meio das danças hispanoafricanas da América: Habanera e Tango. Estas formas dominaram fortemente aqui na segunda metade do séc. XIX, e foram, junto com a Polca, os estímulos rítmico e melódico do Maxixe. Nesse tempo a Habanera se espalhou formidavelmente pela América toda. Eis uma introdução instrumental de Habanera peruana oitocentista, que se liga diretamente às introduções, de maxixes.
ITALIANA A imigração italiana foi um dos maiores fenômenos imigratórios registrados em nosso país. Com isso, muitos aspectos culturais e muitos hábitos se modificaram, inclusive os culinários. A influência italiana acrescentou desde a religião: catolicismo até mesmo no sotaque dos brasileiros, principalmente na cidade de São Paulo.
Influencia da arquitetura italiana em Gramado (RS)A cidade começou a ser ocupada em 1875 com a vinda dos primeiro moradores, descendentes de portugueses, alemães e italianos, mas foi a arquitetura italiana que predominou e se destacou na cidade, com a construção das primeiras casas, com o uso de materiais nobres existentes no entorno de cada moradia, porque no início era uma arquitetura que não dependia da industrialização.
A Tarantella é uma delas: é uma dança tradicional rápida caracterizado pela troca rápida de casais. Existem algumas variações locais da dança, incluindo a Napolitana, Siciliana e Calabrian. É conduzida por um cantor central.Seu nome veio de Tarando no sul da Itália.
A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, através de um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão com cerca de 1,5 milhão de nikkeis CULINÁRIA: Karaage - Fritos de carne ao estilo japonês, geralmente carne de galinha condimentada com molho de soja. É apreciada e consumida pelos japoneses durante todo o ano. JAPONESES
As danças tradicionais japonesas mais conhecidas são: kabuki buyo, kamigata-mai, ryukyu buyo e xibiu-mai.
Os primeiros ucranianos chegaram ao Brasil em 1891. Depois, em 1895, mais de 20 mil famílias aqui desembarcaram. CULINÁRIA: começar pelo pão preto de centeio; vários tipos de borstch (sopa com legumes, carne de gado e beterraba, acompanhados de pãezinhos pampuchke e molho à base de alho); os muitos varenykys (pastel cozido recheado); molhos de buriak (beterraba), muitos pratos de batatas, carne de porco à vontade, carne bovina cozida e peixes recheados. UCRANIA
DANÇA: Hopak Dança mais popular e querida de toda a Ucrânia. Dançada em todas as regiões, ela descreve fielmente a alma do povo ucraniano, sua nostalgia, sua coragem e sua alegria. O clima lírico do início se transforma em uma brilhante e vertiginosa festa, onde se pode admirar a técnica, a força e a garra do ucraniano.