140 likes | 342 Views
Lei Frumentária Mandava que o trigo fosse vendido a preço de custo para os plebeus.
E N D
Lei Frumentária Mandava que o trigo fosse vendido a preço de custo para os plebeus.
Júlio César, acabado de ser eleito consul, era um advogado brilhante mas um out-sider político; Pompeu era extremamente popular junto dos cidadãos dado às suas conquistas militares, mas desprezado pela classe senatorial pela falta de sangue azul da sua família; Crasso era considerado o homem mais rico de Roma, mas ao qual faltava influência política.
SEGUNDO TRIUNVIRATO MARCO ANTONIO OTÁVIO LÉPIDO
Mapa da República Romana durante o Segundo Triunvirato (32 a. C.). A área em verde escuro é o setor sob poder de Otávio. A área em azul escuro estava sob pode de Marco Antônio. A área em azul claro, sob poder de aliados ou vassalos de Antônio.
CAIO OTÁVIO AUGUSTO • (27 a. C – 14 d. C.) • PERÍODO DA PAX ROMANA: • RESTABELECEU A PAZ INTERNA • EVITOU CONFRONTO COM OS SENADORES • INSTALOU EXÉRCITOS PERMANENTES NAS FRONTEIRAS • PRATICOU A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO (PANIS ET CIRCENSES)
NÃO HAVIA NENHUMA REGRA PARA A SUCESSÃO DOS IMPERADORES; • O CARGO DE IMPERADOR, PORTANTO, NÃO ERA NECESSARIAMENTE HEREDITÁRIO; • TODOS OS IMPERADORES ERAM CHAMADOS DE CÉSAR, RELEMBRANDO O ANTIGO HERÓI E ÍDOLO DO POVO ROMANO, JULIO CESAR; • OS IMPERADORES TAMBÉM ERAM CONSIDERADOS DIVINDADES, POIS RECEBIAM O TÍTULO DE “AUGUSTUS”.
CALÍGULA (37-41) Existem poucas fontes sobreviventes que descrevam o seu reinado, nenhuma das quais refere de maneira favorável; pelo contrário, as fontes centram-se na sua crueldade, extravagância e perversidade sexual, apresentando-o como um tirano demente. Embora a confiabilidade destas fontes seja difícil de avaliar, de acordo com o conhecido com certeza a respeito do seu reinado, trabalhou incansavelmente a fim de aumentar a autoridade do princeps; tendo de fazer face a várias conspirações surgidas com o objeto de derrocá-lo e lutando a fim de reduzir a influência do Senado, esmagando a oposição que este órgão legislativo continuava exercendo. Tornou-se o primeiro imperador em apresentar-se frente do povo como um deus.
NERO (54-68) O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e a extravagância. É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estava compondo com a sua lira,além de ser um implacável perseguidor dos cristãos.
Pagar impostos a César? MATEUS. CAPÍTULO 22. VERSÍCULOS 15-22 Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra. E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas à aparência dos homens. Dize-nos, pois, que te parece: é lícito pagar o tributo a César ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele disse-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Disseram-lhe eles: De César. Então, ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus. E eles, ouvindo isso, maravilharam-se e, deixando-o, se retiraram.
MATEUS CAPÍTULO 19 VERSÍCULOS 16-24 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo buraco de uma agulha do que entrar um rico no reino dos céus.
Com o Édito de Milão (337 d. C.), Constantino legalizou e apoiou fortemente a cristandade, mas não tornou o paganismo ilegal ou fez do cristianismo a religião estatal. CONSTANTINO (306-337)
O Edito de Tessalônica , também conhecido como "Cunctos Populos" foi decretado pelo imperador romano Teodósio a 28 de fevereiro de 380. Pelo Edito de Tessalônica, o imperador Teodósio estabeleceu que o Cristianismo tornar-se-ia a religião oficial do Império Romano, sendo imposta a toda a população, abolindo assim todas as práticas politeístas dentro dos domínios do Império. TEODÓSIO (346-395)