160 likes | 284 Views
No domingo passado. 1. 2. 3. A sucessão de muitos dias vividos no deserto cria a sensação de um certo distanciamento por parte de Deus. Altas doses de angústia, desânimo, insegurança, solidão... agridem, lesionam e sujeitam o nosso espírito.
E N D
No domingo passado... 1 2 3 • A sucessão de muitos dias vividos no deserto cria a sensação de um certo distanciamento por parte de Deus. • Altas doses de angústia, desânimo, insegurança, solidão... agridem, lesionam e sujeitam o nosso espírito. • A experiência do deserto torna patente a insuficiência dos nossos recursos, bem como a suficiência dos recursos de Deus.
O DESERTO NA VIDA DE DAVI... Davi entre seus 20 e 30 anos, viveu no deserto, como um criminoso com a cabeça a prêmio. Fora escolhido por Deus bem jovem e ungido para ser rei em Israel. Entrou para a corte do rei Saul, e ali o estimaram como amigo e cantor. Salvara seu país das mãos dos filisteus, e para o seu povo se tornara um herói. Mas foi forçado a abandonar tais honrarias e apreços, para sobreviver como pudesse no deserto. Não temos uma cronologia exata, mas, por alto, calcula-se que Davi tenha vivido uns 10 anos no deserto na condição de fugitivo (Eugene Peterson).
O DESERTO NA VIDA DE DAVI... DO PALÁCIO PARA O DESERTO: Em fuga, Davi chegou à cidade de Gate, na Filístia. Para sobreviver, Davi se tornou servo de um rei filisteu - Aquis. Acompanhado por 600 homens e suas famílias, Davi passou a viver na cidade de Ziclague. E M B A I X A
Se você acha que as coisas estão ruins... ...saiba que elas podem piorar!
1 SAMUEL 30.1-6 1 Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague. 2 Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. 3 Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. 4 Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.
1 SAMUEL 30.1-6 5 As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. 6 Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas...
O que podemos aprender com este MOMENTO desesperador da vida de DAVI ?
Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague(v. 1). 1 • Investimos mal o nosso tempo atendendo a causas absurdas. Os filisteus reuniram todas as suas tropas em Afeque, e Israel acampou junto à fonte de Jezreel. Enquanto os governantes filisteus avançavam com seus grupos de cem e de mil, Davi e seus homens iam na retaguarda com Aquis. Os comandantes dos filisteus perguntaram: "O que estes hebreus fazem aqui?” (1 Samuel 29.1-3).
Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros (v. 3). Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças (v. 4). 2 • Ganhamos quinquilharias e acabamos perdendo bens inestimáveis.
Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas... (v. 6). 3 • Deixamos maus momentos fragilizarem antigas alianças. Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo. Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles (1 Samuel 29.1-2).
O que podemos aprender com DAVI, diante deste MOMENTO desesperador ?
Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus (v. 6). 4 • Davi encontrou forças em Deus. Em virtude do nosso coração incrédulo, o mínimo perigo que ocorre no mundo influi mais em nós do que o poder de Deus. Trememos ante a mais leve tribulação, pois olvidamos ou nutrimos conceitos mui pobres acerca da onipotência divina (João Calvino).
Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: "Traga-me o colete sacerdotal". Abiatar o trouxe a Davi, e ele perguntou ao Senhor: "Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá-los?" E o Senhor respondeu: "Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros" (vs. 7-8). 5 • Davi (re)ativou a sua conexão com Deus. Orar é manter companhia com Deus (Clemente de Alexandria: 150-215 d. C.)
Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo (vs. 18-19). 6 • Davi reconheceu o êxito da empreitada, como reflexo da providência de Deus. Davi respondeu: “Não, meus irmãos! Não façam isso com o que o Senhor nos deu. Ele nos protegeu e entregou em nossas mãos os bandidos que vieram contra nós (v. 23).
PARA MEDITAR E ORAR... 1) Com o que (ou com quem) você tem gastado o seu tempo? Será que você não tem investido (tempo, energia, $) em causas absurdas? 2) Você tem buscado forças e orientação em Deus? 3) “Quanto ao mais , sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6.20). * Você encontra os slides da série em: www.ipjsp.org.br