1 / 75

Oração do Terço

Oração do Terço. Ano A - Santa Maria, Mãe de Deus. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen ! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

brenna
Download Presentation

Oração do Terço

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Oração do Terço

  2. Ano A- Santa Maria, Mãe de Deus

  3. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

  4. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

  5. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

  6. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

  7. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

  8. só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen

  9. ORAÇÃO COLECTA Senhor nosso Deus, que, pela virgindade fecunda de Maria Santíssima, destes aos homens a salvação eterna, fazei-nos sentir a intercessão daquela que nos trouxe o Autor da vida, Jesus Cristo, vosso filho. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

  10. 1ª Leitura «Invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei» Num 6, 22-27

  11. LEITURA I Num 6, 22-27 Leitura do Livro dos Números O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão e aos seus filhos e diz-lhes: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo: ‘O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz’.

  12. LEITURA I Num 6, 22-27 Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei». Palavra do Senhor. Graças a Deus

  13. Salmo

  14. Salmo 66 (67), 2-3.5.6 e 8 (R. 2a) Refrão: Deus Se compadeça de nós e nos dê a sua bênção.

  15. 2ª Leitura «Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher» Gal 4, 4-7

  16. LEITURA II Gal 4, 4-7 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas Irmãos: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei e nos tornar seus filhos adoptivos.

  17. LEITURA II Gal 4, 4-7 E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: «Abá! Pai!». Assim, já não és escravo, mas filho. E, se és filho, também és herdeiro, por graça de Deus. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  18. Aclamação ALELUIA Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, Deus falou-nos por seu Filho.

  19. Evangelho «Encontraram Maria, José e o Menino. » Lc 2, 16-21

  20. EVANGELHO Lc 2, 16-21 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas Gloria a Vós, Senhor!

  21. EVANGELHO Lc 2, 16-21 Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração.

  22. EVANGELHO Lc 2, 16-21 Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno. Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

  23. Iniciamos este ano novo ouvindo a bênção que Yahweh ensinou a Moisés e Aarão: “O Senhor te abençoe e proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda paz”. No primeiro dia do ano novo, Deus quis abençoar todos nós. O Papa Paulo VI desejou celebrar neste dia o “Dia Mundial da Paz”. Quando celebramos a solenidade da Santa Maria Mãe de Deus, lembramos a mãe que trouxe a paz ao mundo.

  24. Ela é rainha de paz. A primeira festa Mariana que apareceu na Igreja ocidental foi esta. A palavra do Arcanjo Gabriel à Maria, "o menino que vai nascer será chamado Filho de Deus" (Lc1,35), exprimindo claramente que ela é Mãe de Deus. No encontro de Maria com Isabel, ela exclama: "Donde me vem a honra que a Mãe do meu Senhor venha a mim?". São Paulo na carta aos Gálatas escreveu: "Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher”. O evangelho de hoje fala-nos dos pastores que visitaram o Menino.

  25. Eles foram a Belém e encontraram José, Maria e o menino; não encontraram nada de extraordinário. O menino era tão frágil, necessitando de ajuda e de proteção. Eles reconheceram o Salvador. Não precisaram de sinais extraordinários, não apareceram milagres ou prodígios. Os pastores representam todos os pobres, os excluídos, os aflitos, os que sofrem sem pão, sem trabalho e sem abrigo. Eles não se prostraram em adoração como fizeram os Reis magos. Ficaram simplesmente observar.

  26. Depois anunciaram aos outros a sua alegria e todos os que os ouviram ficaram também admirados. Ficaram admirados e sentiram-se amados por Deus. Os simples têm admiração e alegria em Deus porque se sentem envolvidos no projeto de Deus. Isabel, descobrindo que está grávida, repete a todos; “Deus foi bom para mim.” Simeão e a profetisa Ana bendizem a Deus que lhes concedeu ver a salvação preparada para todos os povos.

  27. Nesta solenidade de Santa Maria Mãe de Deus alegremo-nos com a Nossa Senhora. Os pastores, Nossa Senhora, São José, Simeão e profetisa Ana tinham falta de muitas coisas; mas sentem-se felizes porque eram simples. Jesus foi oferecido ao Pai; a melhor oferta que a humanidade pode oferecer. Deu o nome, que foi dado através do céu, Jesus. No Antigo Testamento Deus não pode ser chamado pelo seu nome -Yahweh. Agora o Deus filho permite-nos para chamá-lo pelo seu nome. Os amigos chamam pelo nome.

  28. È interessante notar no evangelho de Lucas quem chama Jesus pelo nome. Os possessos e os leprosos chamam “Jesus, mestre tem misericórdia de nós”; o cego “Jesus Filho de David, tem piedade de mim” e o criminoso que morre na cruz ao seu lado “Jesus lembra-te de mim, quando estiverdes no teu Reino”. Alegremo-nos porque temos um Deus tão perto de nós, tão amigo de nós, tão querido por todos. Alguns entram neste ano novo com muitas preocupações. Jesus dirige-nos: “ não se perturbe”.

  29. São Paulo exorta-nos “Ser alegre, eu digo-vos ser alegre” Para os simples tudo é maravilha, nada é causa de angústia. Temos um Deus muito amigo de nós. Desejo um bom início do Ano Novo Assim Seja!

  30. Meditação

  31. Credo

  32. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

  33. desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

  34. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

  35. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

  36. Oração Universal

  37. Irmãs e irmãos: Invoquemos a intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus, para que nos alcance de seu divino Filho o dom da fé, da unidade e da paz, Cantando com alegria: Rogai por nós. Santa Maria, Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das Virgens. Rogai por nós.

  38. Mãe de Cristo, Mãe da divina graça, Mãe do Redentor. Rogai por nós. Virgem pobre e humilde, Filha de Sião, Serva do Senhor. Rogai por nós. Arca da Aliança, Porta do Céu, Estrela da manhã. Rogai por nós. Fonte de beleza, Esplendor da Igreja e Senhora nossa.

  39. Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos. • Rogai por nós. • Rainha do mundo, Rainha do Céu, Rainha da paz. Rogai por nós.

  40. Deus, Pai de misericórdia, ouvi as súplicas dos vossos filhos e fazei que, por intercessão da Virgem Maria, nos dediquemos ao serviço do próximo aqui na terra e mereçamos ser recebidos no reino dos Céus. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.

  41. Ofertório

  42. Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

  43. (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Senhor nosso Deus, que dais origem a todos os bens e os levais à sua plenitude, nós vos pedimos, nesta solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Assim como celebramos festivamente as primícias da vossa graça, tenhamos também a alegria de receber os seus frutos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

  44. Prefácio • V. O Senhor esteja convosco. • R. Ele está no meio de nós. • V. Corações ao alto. • R. O nosso coração está em Deus. • V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. • R. É nosso dever, é nossa salvação.

  45. Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte E louvar-Vos, bendizer-Vos e glorificar-Vos Na solenidade da Virgem Santa maria. Pelo poder do Espirito Santo Ela concebeu o vosso Filho Unigénito E, sem perder a glória da sua virgindade, Deu ao mundo a luz eterna, Jesus Cristo, nosso Senhor. Por Ele, numa só voz, os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes proclamam alegremente a vossa glória. Permiti que nos associemos às suas vo Vós, Senhor, sois verdadeiramente Santo e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, com o poder do Espirito Santo; e não cessais de reunir para Vós um povo que de um extremo ao outro da terra Vos ofereça uma oblação pura. Humildemente Vos suplicamos, Senhor: santificai, pelo Espirito Santo, estes dons que Vos apresentamos, para que se convertam no Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nos mandou celebrar estes mistérios.

  46. Por Ele, numa só voz, os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes proclamam alegremente a vossa glória.

  47. Santo

  48. Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente Santo e todas as criaturas cantam os vossos louvores, porque dais a vida e santificais todas as coisas, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor, com o poder do Espirito Santo; e não cessais de reunir para Vós um povo que de um extremo ao outro da terra Vos ofereça uma oblação pura.

  49. Humildemente Vos suplicamos, Senhor: santificai, pelo Espirito Santo, estes dons que Vos apresentamos, para que se convertam no Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que nos mandou celebrar estes mistérios.

More Related