200 likes | 312 Views
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação –Geral de Sistemas de Informação CGSI/DRAC/SAS/MS. MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA. jul/2013. SISRCA
E N D
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação –Geral de Sistemas de Informação CGSI/DRAC/SAS/MS MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
SISRCA É A PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DO DRAC, INTEGRADOS ENTRE SI E COM O CNS. NÃO É UM SISTEMA É UM CONCEITO ORGANIZATIVO, COMPOSTO DE 7 MÓDULOS SENDO CADA UM DELES UM SISTEMA.
MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO UNIFICAÇÃO: Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado e Individualizado - BPA C/I, Autorização de Procedimento Ambulatorial - APAC, Sistema de Autorização de Internação Hospitalar - SISAIH01 e Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial - CIHA01
PRINCIPAIS NOVIDADES • Este Módulo é de simples instalação, possibilitando configuração em rede ou digitação descentralizada com importação de arquivos numa máquina centralizadora. • É possível digitar os dados do usuário na admissão do paciente, informatizando o seu registro. • Exige a importação da base nacional do CNES do(s) estabelecimento(s) para consistir com os dados digitados pelo estabelecimento.
Permite a digitação de mais de um estabelecimento de uma mesma gestão. • O operador do sistema deverá estar cadastrado no CNES de todos os estabelecimentos, cuja produção irá digitar e informar o número de seu CNS. • Havendo conexão com a internet, o sistema valida o CNS do operdor, paciente e profissional. Digitando o Número do cartão os demais campos serão preenchidos automaticamente.
Se o gestor autorizar, será possível importar a programação e realizar consistência com da produção digitada com a FPO mag que será estendida em breve para a internação • Realiza gestão dos acessos ao sistema através da criação de usuários e permissões de acordo com o perfil. • Permite a criação de diversas competências de trabalho, guardando um histórico para pesquisa e gestão da informação local.
Permite a transmissão da produção pela internet, se o gestor viabilizar a autorização no Módulo Processamento. • Os dados do cadastro serão fortemente considerados, por exemplo, se no CNES do estabelecimento não informar ATENDIMENTO PRESTADO / INTERNAÇÃO / SUS, não será possível digitar as internações SUS realizadas. • Exigirá nome completo do paciente
Permitirá consistência com a família de CBO nos procedimentos de média • Os dados de acidente de trabalho serão facultativos. • A especialidade do leito será facultativo. • Exigirá CNS executante da APAC.
WWW.SAUDE.GOV.BR/DRAC www.fehosp.com.br/v2/servicos/tecnico/sisrca http//redesocial.gov.br grupo módulo captação/ arquivos http//forum.datasus.gov.br captação do atendimento VERSÕES E TIRA DÚVIDAS QUINZENAIS
Ao executar o instalador, o sistema instala no diretório “c:\datasus\sisrca\cap”,criando assim essa estrutura. Na instalação inicial o sistema apresentará uma tela com opções de configuração de banco de dados. O sistema também fará a criação (automática) de um ícone de atalho na área de trabalho ao finalizar a instalação. Nesse momento é apresentado três opções de configuração:
1. Banco de dados HSQL – Configuração Local: Essa opção é para trabalhar na máquina em que o sistema está instalado. Somente um usuário pode acessar o banco de dados não permitindo acesso simultâneo ou acessar o sistema através de outra máquina. Essa instalação é a padrão e a que todos já estão utilizando. Possíveis problemas: - Falta de permissão de escrita na pasta onde o SISRCA – captação foi instalado. Por padrão, o sistema é instalado em c:\datasus\cap. - Falta de instalação do java. Neste caso, deve-se observar a versão do Sistema operacional e instalar o javacorrespondente.
2. Banco de dados HSQL – Configuração em rede (máquina windows): Essa opção é para trabalhar em uma ou mais máquinas em que o sistema esteja instalado em outra máquina servidora. Nessa configuração vários usuário poderão acessar o sistema simultaneamente conectando através da rede. Essa opção é indicada quando temos uma máquina windowse esta máquina fará o papel de servidora.
Para que essa solução funcione, é necessário que o sistema seja instalado normalmente na máquina que fara o papel de servidora. Feita a instalação, basta acessar, a partir da máquina que fará o papel de servidora, e configurada a opção de rede com HSQL. Neste caso, não alterar as configurações padrões que são apresentadas na tela e manter a aplicação aberta (na tela de login).
Para as demais máquinas clientes fazer a instalação normal e ao abrir o sistema selecionar a opção de rede com HSQL, informando o endereço IP da máquina servidora no campo destinado à informação do servidor. Feito isso, esta máquina cliente irá conectar com a máquina servidora onde o banco de dados está instalado. Para essa solução, a máquina servidora tem que está com o serviço do banco de dados HSQL ativado.
Possíveis problemas dessa solução: • Falta de permissão de escrita na pasta onde o SISRCA – captação foi instalado na máquina servidora. Por padrão, o sistema é instalado em c:\datasus\cap. • -Falta de instalação do java, tanto na máquina servidora quanto nas máquinas clientes. • Neste caso, deve-se observar a versão do Sistema operacional e instalar o java correspondente.
-Erro nas informações de endereço IP, usuário e senha (sempre manter o padrão que vai da instalação). -Falta de conectividade/rede entre as máquinas clientes e servidora. - Não ativação do Serviço HSQL na máquina servidora.
3. Banco de dados Postgree – Configuração em rede (máquina windows ou Linux): - Neste caso, é necessário instalar o banco de dados postgree na máquina servidora, podendo ser linux ou windows. -Esta instalação deverá ser feita por um profissional que tenha os conhecimentos necessários para que a instalação seja feita de forma correta. Oportunamente divulgaremos um passo a passo. -
O serviço é ativado ao iniciar o sistema e fica a seguinte tela aberta: Atenção! Não fechar essa tela pois irá interromper o funcionamento do sistema.
O primeiro acesso é um pouco mais lento, pois o sistema irá criar o banco de dados. O usuário inicial para acesso à aplicação é “root” e a senha é “root”.
Dia 18/07 – nova versão com revisão em tudo relacionado a BPA C Dia 07/08- nova versão com revisão em tudo relacionado a AIH