1 / 20

MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA

Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação –Geral de Sistemas de Informação CGSI/DRAC/SAS/MS. MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA. jul/2013. SISRCA

brosh
Download Presentation

MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas Coordenação –Geral de Sistemas de Informação CGSI/DRAC/SAS/MS MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013

  2. SISRCA É A PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DO DRAC, INTEGRADOS ENTRE SI E COM O CNS. NÃO É UM SISTEMA É UM CONCEITO ORGANIZATIVO, COMPOSTO DE 7 MÓDULOS SENDO CADA UM DELES UM SISTEMA.

  3. MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO UNIFICAÇÃO: Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado e Individualizado - BPA C/I, Autorização de Procedimento Ambulatorial - APAC, Sistema de Autorização de Internação Hospitalar - SISAIH01 e Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial - CIHA01

  4. PRINCIPAIS NOVIDADES • Este Módulo é de simples instalação, possibilitando configuração em rede ou digitação descentralizada com importação de arquivos numa máquina centralizadora. • É possível digitar os dados do usuário na admissão do paciente, informatizando o seu registro. • Exige a importação da base nacional do CNES do(s) estabelecimento(s) para consistir com os dados digitados pelo estabelecimento.

  5. Permite a digitação de mais de um estabelecimento de uma mesma gestão. • O operador do sistema deverá estar cadastrado no CNES de todos os estabelecimentos, cuja produção irá digitar e informar o número de seu CNS. • Havendo conexão com a internet, o sistema valida o CNS do operdor, paciente e profissional. Digitando o Número do cartão os demais campos serão preenchidos automaticamente.

  6. Se o gestor autorizar, será possível importar a programação e realizar consistência com da produção digitada com a FPO mag que será estendida em breve para a internação • Realiza gestão dos acessos ao sistema através da criação de usuários e permissões de acordo com o perfil. • Permite a criação de diversas competências de trabalho, guardando um histórico para pesquisa e gestão da informação local.

  7. Permite a transmissão da produção pela internet, se o gestor viabilizar a autorização no Módulo Processamento. • Os dados do cadastro serão fortemente considerados, por exemplo, se no CNES do estabelecimento não informar ATENDIMENTO PRESTADO / INTERNAÇÃO / SUS, não será possível digitar as internações SUS realizadas. • Exigirá nome completo do paciente

  8. Permitirá consistência com a família de CBO nos procedimentos de média • Os dados de acidente de trabalho serão facultativos. • A especialidade do leito será facultativo. • Exigirá CNS executante da APAC.

  9. WWW.SAUDE.GOV.BR/DRAC www.fehosp.com.br/v2/servicos/tecnico/sisrca http//redesocial.gov.br grupo módulo captação/ arquivos http//forum.datasus.gov.br captação do atendimento VERSÕES E TIRA DÚVIDAS QUINZENAIS

  10. Ao executar o instalador, o sistema instala no diretório “c:\datasus\sisrca\cap”,criando assim essa estrutura. Na instalação inicial o sistema apresentará uma tela com opções de configuração de banco de dados. O sistema também fará a criação (automática) de um ícone de atalho na área de trabalho ao finalizar a instalação. Nesse momento é apresentado três opções de configuração:

  11. 1. Banco de dados HSQL – Configuração Local: Essa opção é para trabalhar na máquina em que o sistema está instalado. Somente um usuário pode acessar o banco de dados não permitindo acesso simultâneo ou acessar o sistema através de outra máquina. Essa instalação é a padrão e a que todos já estão utilizando. Possíveis problemas: - Falta de permissão de escrita na pasta onde o SISRCA – captação foi instalado. Por padrão, o sistema é instalado em c:\datasus\cap. - Falta de instalação do java. Neste caso, deve-se observar a versão do Sistema operacional e instalar o javacorrespondente.

  12. 2. Banco de dados HSQL – Configuração em rede (máquina windows): Essa opção é para trabalhar em uma ou mais máquinas em que o sistema esteja instalado em outra máquina servidora. Nessa configuração vários usuário poderão acessar o sistema simultaneamente conectando através da rede. Essa opção é indicada quando temos uma máquina windowse esta máquina fará o papel de servidora.

  13. Para que essa solução funcione, é necessário que o sistema seja instalado normalmente na máquina que fara o papel de servidora. Feita a instalação, basta acessar, a partir da máquina que fará o papel de servidora, e configurada a opção de rede com HSQL. Neste caso, não alterar as configurações padrões que são apresentadas na tela e manter a aplicação aberta (na tela de login).

  14. Para as demais máquinas clientes fazer a instalação normal e ao abrir o sistema selecionar a opção de rede com HSQL, informando o endereço IP da máquina servidora no campo destinado à informação do servidor. Feito isso, esta máquina cliente irá conectar com a máquina servidora onde o banco de dados está instalado. Para essa solução, a máquina servidora tem que está com o serviço do banco de dados HSQL ativado.

  15. Possíveis problemas dessa solução: • Falta de permissão de escrita na pasta onde o SISRCA – captação foi instalado na máquina servidora. Por padrão, o sistema é instalado em c:\datasus\cap. • -Falta de instalação do java, tanto na máquina servidora quanto nas máquinas clientes. • Neste caso, deve-se observar a versão do Sistema operacional e instalar o java correspondente.

  16. -Erro nas informações de endereço IP, usuário e senha (sempre manter o padrão que vai da instalação). -Falta de conectividade/rede entre as máquinas clientes e servidora. - Não ativação do Serviço HSQL na máquina servidora.

  17. 3. Banco de dados Postgree – Configuração em rede (máquina windows ou Linux): - Neste caso, é necessário instalar o banco de dados postgree na máquina servidora, podendo ser linux ou windows. -Esta instalação deverá ser feita por um profissional que tenha os conhecimentos necessários para que a instalação seja feita de forma correta. Oportunamente divulgaremos um passo a passo. -

  18. O serviço é ativado ao iniciar o sistema e fica a seguinte tela aberta: Atenção! Não fechar essa tela pois irá interromper o funcionamento do sistema.

  19. O primeiro acesso é um pouco mais lento, pois o sistema irá criar o banco de dados. O usuário inicial para acesso à aplicação é “root” e a senha é “root”.

  20. Dia 18/07 – nova versão com revisão em tudo relacionado a BPA C Dia 07/08- nova versão com revisão em tudo relacionado a AIH

More Related