820 likes | 835 Views
Motivação para a Missão. Pr. Roberto Urel – Ministerial - APO. Introdução. Não há nada tão desigual quanto a igualdade de tratamento entre os desiguais. ( Kem Blanchard ). A mente humana aprendeu a filtrar as mensagens. Só capta o que: - interessa - é diferente - assusta.
E N D
Motivação para a Missão Pr. Roberto Urel – Ministerial - APO
Não há nada tão desigual quanto a igualdade de tratamento entre os desiguais. (KemBlanchard)
A mente humana aprendeu a filtrar as mensagens. Só capta o que: - interessa - é diferente - assusta
Toda comunicação eficiente é umdiálogo. Assim: Ouça tão bem quanto fala. Ouça as respostas verbais e as atenda. Esteja atento as respostas não verbais.
Cristo “... Falava diretamente a cada espírito e apelava para cada coração. Observava a fisionomia dos ouvintes, notava-lhes a iluminação do semblante, o instantâneo e respondente olhar que dizia haver a verdade atingido a alma; e, então, vibrava-lhe no coração uma corda correspondente de jubilosa simpatia.” (Evangelismo, p. 295)
O que é Motivação? É o que leva à uma ação. Etimologicamente: Motivação Motivo + Ação
Muitos confundem a motivação com o incentivo O incentivo é objetivo. A motivação é subjetiva.
Eu Real - O que Deus sabe que eu sou Eu Público - Externo Eu Ideal – O que Deus deseja
A motivação é um estado interno da vontade, que leva alguém a praticar uma ação. O incentivo é uma estimulação externa, utilizada para levar um indivíduo produzir algo quando não está com vontade. Ambos estão associados ao prazer.
O indivíduo incentivado sente o prazer no estímulo e não na ação em si.
O indivíduo motivado sente o prazer na ação porque o estímulo é subjetivo. É movido pela vontade própria, pelo desejo de atingir um determinado objetivo como parte da sua realização pessoal.
Incentivo é o que se recebe para produzir algo, mesmo quando não está com vontade. O salário é um incentivo para quem não gosta do trabalho. O amor é uma motivação para quem gosta do trabalho.
Incentivo “Em verdade em verdade vos digo que me buscais, não porque vistes sinais, mas porque comestes do pão e vos saciastes”. (João 6:26)
Motivação “Quem fala por si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória dAquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.” (João 7:18) “Eu não busco a minha glória [...].” (João 8:50)
Um discipulo motivado é aquele que se identifica com o evangelismo e com os seus objetivos. A dinâmica da pregação do evangelho, está alinhada as suas aptidões e qualidades intrínsecas, seus valores morais e espirituais. É um vocacionado - vocação, do Latim, “vocare”, significa chamar.
"Se o Espírito Santo hoje foi removido da igreja, 95% do que estamos fazendo continuaria, não fazendo nenhuma diferença. Se o Espírito Santo fosse removido da Igreja do novo testamento, 95% do que eles estavam fazendo teria deixado de existir e todo mundo notaria a diferença." (R. W. Tozer)
"Deus pode fazer muito mais com um homem 100% comprometido com Ele, do que com um exército de homens que são 99% comprometidos com Ele.” (John Wesley)
Disse-lhes Jesus: Vinde –Um chamado Pessoal de Cristo. Após Mim – Um Relacionamento Pessoal com Cristo. Eu farei que vos torneis pescadores de homens – Capacitado por Cristo. (Mateus 4:9)
O evangelista foi chamado e capacitado para ser um embaixador do Céu na Terra e em nome do Criador deve anunciar o evangelho a todas as nações, línguas e povos. (2 Coríntios 5:20)
Porque “a igreja é o instrumento apontado por Deus para a Salvação dos homens. Foi organizada para servir, e a sua missão é levar o evangelho ao mundo”. (Atos dos Apóstolos, p. 9)
A Experiência de Paulo: I Cor. 15:10 – Pela graça de Deus Sou o que sou [...] II Cor. 5:14 – O amor de Cristo nos constrange [...] Fil. 1:21 - Para mim o viver é Cristo [...]
"Em Sua juventude, a madrugada e o crepúsculo vespertino muitas vezes O encontravam sozinho ao lado da montanha ou entre as árvores da floresta, passando uma hora silenciosa de oração e estudo da Palavra de Deus. Durante Seu ministério, a grande familiaridade com as Escrituras testifica de Sua(cont.)
diligência no estudo da mesma. E visto que Ele adquiriu conhecimento como nós o podemos também, Seu maravilhoso poder, não somente mental mas também espiritual, é um testemunho do valor da Bíblia como meio de educação." (Educação, p. 185)
“[...] Consagrai-vos ao Senhor [...]”(Levítico 11:44) “Devemos refugiar-nos na Palavra de Deus e na oração, cumpre-nos fazer disto nossa primeira ocupação.” (TS I, p. 333)
“Fazei disso vossa primeira tarefa diária.” (SC, p. 70)
A comunhão deve preceder o evangelismo. (Test.V, p. 87-88, Mc 1:35) “O ser” deve vir antes do fazer. (Fl 1:9-11)
“Temos de pôr-nos em contato com Deus, então seremos possuídos de Seu Espírito Santo que nos habilitará a entrar-nos em contato com nossos semelhantes”. (DTN, p. 22-23)
É um poder que vem de Deus! “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8)
"Diariamente cercado de tentação, sofrendo a contínua oposição dos guias do povo, Cristo sabia dever fortalecer Sua humanidade pela oração. Para que fosse uma bênção aos homens, precisava comungar com Deus, suplicar energia, perseverança e firmeza. Assim mostrou Ele aos Seus discípulos o esconderijo de Sua força. (cont.)
Sem esta diária comunhão com Deus, nenhuma criatura humana poderá conseguir poder para o serviço." (CPPE, p. 323)
"Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam, e tinham conhecimento que eles haviam estado com Jesus." (Atos 4:13)
"É para nosso prejuízo que nos privamos do privilégio de nos reunir uns com os outros para nos fortalecer e animar mutuamente no serviço do Senhor. O coração deixa de ser iluminado e declinamos na espiritualidade”. (CC, p. 101)
“Quem quiser alcançar um objetivo distante, tem que dar muitos passos curtos.” (H. Schmidt)
“Fixai pois alto o vosso alvo e passo a passo, embora com esforços dolorosos, abnegação e sacrifício, subi até o topo a escada do progresso. Que nada vos impeça.” (???)
A mente cultivada é a medida do homem. Vossa educação deve continuar por toda a vossa vida; cada dia deveis estar aprendendo e pondo em uso prático o conhecimento adquirido. (Testemunhos Seletos, Vol. I, p. 581)
"Fixai pois alto o vosso alvo e passo a passo, embora com esforços dolorosos, abnegação e sacrifício, subi até o topo a escada do progresso. Que nada vos impeça.” (Mensagens aos Jovens p. 99)
"Da mesma forma, podemos estar rodeados de dificuldades, desânimo e trevas. Falsidade, calamidades e injustiças nos cercam. Há nuvens que não conseguimos dissipar. Em vão, ficamos a nos debater com as circunstâncias. Há um meio de salvamento, e apenas um. (cont.)
Cerração e neblina cercam a terra; para além das nuvens, resplandece a luz de Deus. Para a luz de Sua presença podemos subir com as asas da fé." (Educação, p. 83)
“A edificação do reino de Deus é retardada ou apressada segundo a infidelidade ou fidelidade dos instrumentos humanos.” (TS III, p. 70)
“Podemos separar muitos de Cristo, pela mundanidade, luxúria e orgulho. Podem julgar-se salvos porque creem na verdade, mas a condescendência com o apetite, as paixões mais baixas que confundirão o juízo e destruirão o discernimento, causar-lhes-ão a queda. [...] cont.
Levá-los-emos então a concluir que as reivindicações de Cristo são menos estritas do que uma vez creram, e que pela conformação com o mundo exercerão maior influência sobre os mundanos.” (Testemunhos para Ministros, p. 472-475)
Cristo deseja que “cada cristão” seja uma tocha viva e um elo na corrente de salvação ao mundo. (SC, p. 62 e CBV, p. 105)
“A cada um foi distribuída a sua obra e ninguém pode substituir a outro... Cristo confia a Seus seguidores, uma obra individual – uma obra que não pode ser feita por procuração.” (SC, p. 10)
“... estavam as multidões maravilhadas de sua doutrina.” (Mat. 7:28) “... as multidões se maravilhavam de Sua doutrina” (Mat. 22:33) "...toda a multidão se maravilhava de Sua doutrina.” (Mar. 11:1) "....e a grande multidão ouvia com prazer.” (Mar. 12:37)
"O barco foi feito para o mar e não para a terra seca. Mas o barco só está seguro no mar, enquanto o mar não estiver dentro dele.” (Rubens S. Lessa)