300 likes | 1.33k Views
PROPRIEDADESCOLIGATIVAS: TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA, CRIOSCOPIA, OSMOMETRIA. Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz. PROPRIEDADES COLIGATIVAS São propriedades que estão relacionadas ao número de partículas (moléculas ou íons) de um soluto dispersas em uma solução.
E N D
PROPRIEDADESCOLIGATIVAS:TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA, CRIOSCOPIA, OSMOMETRIA Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz
PROPRIEDADES COLIGATIVAS São propriedades que estão relacionadas ao número de partículas (moléculas ou íons) de um soluto dispersas em uma solução. Quando adiciona-se sal de cozinha, (NaCl) à água fervente nota-se que a fervura imediatamente pára. Por quê?
PROPRIEDADES COLIGATIVAS Acreditamos que até o final desta apresentação poderemos responder a esse questionamento, entre outros.
Salientando que são propriedades coligativas: 1- Tonoscopia 2- Crioscopia 3- Ebulioscopia 4- Osmose e pressão osmótica
Relembrando, antes, o conceito pressão de vapor É a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico com a fase líquida, a uma certa temperatura.
Temperatura de Ebulição e pressão de vapor Quando a pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica, temos ebulição. Patm = Pvapor Ebulição da água
Propriedades coligativas e solutos não-voláteis Tonoscopia Estudo do abaixamento da pressão de vapor de um líquido.
Propriedades coligativas e solutos não-voláteis Tonoscopia Portanto, o abaixamento da pressão de vapor é provocado pelo número de partículas dissolvidas e não da sua natureza.
Repare que igual quantidades em mols de diferentes solutos não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na pressão de vapor do solvente
Ebulioscopia Estudo do aumento da temperatura de ebulição Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo aumento na temperatura de ebulição desse solvente na solução.
O aumento da temperatura de ebulição provocado pela presença de um soluto não-volátil e molecular depende única e exclusivamente do número de partículas do soluto dissolvidas no solvente. Assim, quanto mais concentrada for a solução (maior quantidade de partículas do soluto), maior será a temperatura de ebulição.
Crioscopia Estudo do abaixamento da temperatura de congelamento Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na temperatura de congelamento desse solvente na solução.
O Abaixamento da temperatura de congelamento depende do número de partículas
Pressão Osmótica OSMOSE Fenômeno espontâneo que permite a passagem do solvente do meio mais diluído para o meio mais concentrado.
Interrompendo a osmose: PRESSÃO OSMÓTICA
Obtendo água pura a partir da água do mar: osmose reversa
Osmose: outras aplicações Qual a concentração adequada para administração do soro fisiológico a um paciente?
Osmose: outras aplicações Como se produz charque?
Meio isotônico Meio hipotônico Meio hipertônico Com soro fisiológico • Osmose eglóbulos vermelhos
Considerações finais Se o soluto é um não eletrólito Soluções com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), apresentam os mesmos efeitos coligativos.
Considerações finais Se o soluto é um eletrólito (partículas do soluto são íons) Soluções com solutos diferentes, mas apresentando a mesma quantidade em mols para determinada quantidade de solvente (mesma molaridade), podem não apresentar os mesmos efeitos coligativos.
Veja por que . . . H2O 1 C6H12O6(s) 1C6H12O6(s) 1 mol de glicose 1 mol de partículas dissolvidas H2O 1NaCl(s) 1Na+ + 1Cl- 1 mol de NaCl 2 mols de partículas dissolvidas H2O 1CaCl2(s) 1Ca2+ + 2Cl- 3 mols de partículas dissolvidas 1 mol de NaCl
Um exercício para ilustrar . . . Em cinco frascos contendo a mesma quantidade de água, são adicionados separadamente, 0,1 mol de sacarose, frutose, iodeto de sódio, iodeto de potássio e iodeto de magnésio.
Um exercício para ilustrar . . . Qual das soluções tem maior temperatura de ebulição? Sacarose. Frutose. Iodeto de sódio. Iodeto de potássio. Iodeto de magnésio.
Um exercício para ilustrar . . . Justificando a resposta. • Considere-se, primeiramente, que todas as soluções têm a mesma concentração (mesma quantidade de água para a mesma quantidade de mols);
Um exercício para ilustrar . . . Justificando a resposta. • O iodeto de magnésio (MgI2) , dentre os eletrólitos*, ao se dissociar na presença da água, libera 0,3 mols (3 x 0,1 mol); MgI2 Mg+2 + 2I-1 *Glicose e frutose são moleculares e não se dissociam.
Um exercício para ilustrar . . . Justificando a resposta. • A presença de um maior número de partículas, • diminui a pressão de vapor e, em conseqüência, • aumenta a temperatura de ebulição.
E aí, temos, agora, condições de responder a questão inicial desta apresentação?