1 / 102

Reprografia Patricia Henning

Microfilmagem e Digitalização. Reprografia Patricia Henning. Viveríamos num caos, sem as novas tecnologias. Microfilmagem. O que é?.

carina
Download Presentation

Reprografia Patricia Henning

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Microfilmagem e Digitalização Reprografia Patricia Henning

  2. Viveríamos num caos, sem as novas tecnologias.

  3. Microfilmagem O que é? A microfilmagem – também conhecida como microfotografia – é o ato de reproduzir informações (livros, documentos etc) em um rolo de filme fotográfico, em tamanho extremamente reduzido. Utiliza-se geralmente filme fotográfico de 35mm, de grão ultra-fino, em câmeras especiais. O microfilme é uma mídia analógica de armazenamento.

  4. Microfilmagem O que é? Para ler o microfilme é preciso utilizar máquinas leitoras especialmente projetadas para essa finalidade, que ampliam a informação existente no microfilme, possibilitando sua visualização.

  5. Microfilmagem Histórico O pioneiro foi John Benjamin Dancer, fotógrafo e fabricante de instrumentos óticos que associou as tecnologias que dominava, “inventando” a microfilmagem. A primeira microfotografia foi produzida em 1839, por Dancer, utilizando uma redução de 160 vezes. Os primórdios da história da microfilmagem coincidem com a história da fotografia.

  6. Microfilmagem Histórico Dagron colocou no mercado um visor portátil para o microfilme e uma câmera microfilmadora. Publicou, em 1864, o primeiro livro do mundo sobre microfilme, o “Tratado de Fotografia Microscópica”. Outro pioneiro foi René Dagron, responsável pela comercialização do processo de microfilmagem.

  7. Microfilmagem Histórico O microfilme, inicialmente, não era considerado útil e sim uma novidade curiosa. Sua primeira aplicação prática aconteceu durante a guerra Franco-Prussiana, em 1870. Nessa ocasião, Paris ficou sitiada, incomunicável. Foi montada uma operação que consistia em microfilmar as mensagens que se queria transmitir, prendê-las à cauda de pombos-correio e enviá-los ao seu destino. Cada pombo podia carregar cerca de 50.000 mensagens.

  8. Microfilmagem Histórico Quando a mensagem chegava a seu destino, era projetada para possibilitar sua leitura.

  9. Microfilmagem Histórico Anos 20 Foi desenvolvido o primeiro uso comercial do microfilme, por George McCarthy: fotografar cheques para armazenar os registros bancários economizando espaço. Anos 30O jornal New York Times já estava disponível em microfilme. Anos 40Uso do microfilme, durante a 2ª Guerra Mundial, para envio de cartas comuns, espionagem e correspondência militar. V-mail ou Correio da Vitória.

  10. Microfilmagem Histórico Anos 50 e 60Após a 2ª Guerra surgiu a idéia de utilizar o microfilme para preservação e armazenagem de informação. As bibliotecas começaram a utilizar o microfilme. Anos 70A explosão informacional forçou bibliotecas a adotar o microfilme de forma mais abrangente. A tecnologia de captura de imagem e leitura dos microfilmes evoluiu. Anos 80, 90... até hojeApesar do surgimento de novas tecnologias, o microfilme continua sendo o padrão para preservação de informação.

  11. Microfilmagem Vantagens - Confiabilidade: o microfilme é uma mídia de arquivamento. Documentos filmados há 70 anos são recuperáveis e legíveis. - Norma ISO: o microfilme é uma mídia compatível. As informações armazenadas em microfilme estão protegidas das possíveis mudanças tecnológicas. - Baixo custo: o microfilme propicia um armazenamento eficiente, ocupando pouco espaço a um custo muito baixo por imagem. Sua qualidade de arquivamento o torna a melhor opção para armazenamento a longo prazo.

  12. Microfilmagem Vantagens - Reproduzível: é muito econômico reproduzir um microfilme. Pode-se distribuir, de modo rápido e conveniente, grandes quantidades de informações para pessoas que desejam acessá-las Digitalizável: o microfilme pode ser convertido em dados eletrônicos para distribuição através da Internet e ser armazenado digitalmente para fácil consulta Economia de espaço de armazenamento

  13. Microfilmagem Vantagens Garantir a disponibilidade da informação quando o material original já estiver deteriorado Suporte seguro e confiável Padronizado mundialmente • - Durabilidade e permanência • Reduzir ou impedir o uso dos originais • - Preservação do original

  14. Microfilmagem Desvantagens - Custo inicial elevado - Resistência do usuário - Difícil manuseio - Especificações técnicas rígidas - Dano ao documento ao microfilmar - Apenas para documentos planos

  15. Microfilmagem Etapas da microfilmagem Preparo dos originais Equipamentos utilizados Produção do microfilme

  16. Microfilmagem Etapas da microfilmagem Preparo dos originais Preparo físico. O preparo dos materiais de arquivo é muito mais demorado do que o preparo de uma coleção de livros, cujo conteúdo está devidamente organizado e com paginação em tamanho uniforme. Remoção da coleção. Reavaliação do material.

  17. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM Câmera tradicional de microfilmagem

  18. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM Microfilmadoras planetárias

  19. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM Microfilmadoras rotativas

  20. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM

  21. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > LEITORAS

  22. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > LEITORAS

  23. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > LEITORAS

  24. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > SUPRIMENTOS

  25. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > SUPRIMENTOS

  26. Microfilmagem Etapas da microfilmagem 3. Produção do microfilme - Desdobrar e planificar o material. - Retirar clipes, grampos e outros prendedores. - Desencadernar itens com margem interna muito apertada. - Remover poeira, mofo, fitas adesivas e outras sujeiras que podem obscurecer o conteúdo informativo dos documentos.

  27. Unidades de entrada • São em geral conhecidas como as microfilmadoras planetárias e rotativas: • Planetárias: são aquelas que aceitam documento de qualquer tamanho e formato • Rotativa: São unidades em que o documento é microfilmado no intereio da câmara para onde é conduzido através de carreiras ou esteiras.

  28. Microfilmadora Planetária

  29. Microfilmadora Rotativa

  30. Duplicadora de microfilmes

  31. Microfilmadora Kodak Imagelink 70 • é um equipamento de alta resolução e alto volume , confiável, fácil de operar, trabalha com uma variedade muito grande de documentos, vem com o marcador de imagem incorporado, o que possibilita a utilização do filme em sistemas de pesquisa automática

  32. Unidade de saída (leitoras) • É um aparelho constituído, basicamente, de um dispositivo para o transporte de microfilme, um suporte contendo a parte óptica composta das lentes para ampliação da imagem e de seu mecanismo de ajuste, uma lâmpada, um jogo de espelhos para reflexão da imagem ampliada pelas lentes do visor destinado a receber projetadas, as imagens dos espelhos. • Foram idealizados para utilização em diferentes métodos de consultas e recuperação da informação.

  33. Scanner de Microfilmes • O Scanner de Microfilme Kodak Digital Science - IMS é um "drive" compacto de filme 16mm, suportado por "software" específico, que faz a pesquisa de imagens microfilmadas, em um micro PC comum. • A imagem do documento gravado no filme é digitalizada e mostrada no monitor do PC, onde o usuário pode ler, arquivar, enviar fax, fazer cópias ou enviar através de rede para o sistema de gerenciamento de imagem existente na empresa.

  34. Tipos de Microformas • Rolo; • Jaquetas; • Cartões-janela; • Microfichas, entre outras.

  35. Rolo para Microfilmagem

  36. Capacidade • Espaço Físico: Um rolo de microfilme de aproximadamente 7cm x 7cm pode armazenar 2000 documentos que é igual à 6 caixas padrão de documento, ou seja, em um armário de parede comum será armazenado todo o documento de um arquivo morto do tamanho de um salão de festas.  • Com o microfilme você poderá armazenar 30.000 documentos em um espaço equivalente à palma de sua mão.

  37. Durabilidade • O microfilme, resultado da microfilmagem, devidamente armazenado em ambiente climatizado, possuem uma longevidade acima de 500 anos.

  38. Benefícios • Economia de espaço • Rapidez na localização de documento • Segurança • Integridade do arquivo • Distribuição • Facilidade de reversão ao papel • Validade Legal • Versatilidade

  39. Material Tradicional

  40. Material Microfilmado

  41. Setor de Microfilmagem da Biblioteca Nacional

More Related