1.05k likes | 1.33k Views
Microfilmagem e Digitalização. Reprografia Patricia Henning. ViverÃamos num caos, sem as novas tecnologias. Microfilmagem. O que é?.
E N D
Microfilmagem e Digitalização Reprografia Patricia Henning
Microfilmagem O que é? A microfilmagem – também conhecida como microfotografia – é o ato de reproduzir informações (livros, documentos etc) em um rolo de filme fotográfico, em tamanho extremamente reduzido. Utiliza-se geralmente filme fotográfico de 35mm, de grão ultra-fino, em câmeras especiais. O microfilme é uma mídia analógica de armazenamento.
Microfilmagem O que é? Para ler o microfilme é preciso utilizar máquinas leitoras especialmente projetadas para essa finalidade, que ampliam a informação existente no microfilme, possibilitando sua visualização.
Microfilmagem Histórico O pioneiro foi John Benjamin Dancer, fotógrafo e fabricante de instrumentos óticos que associou as tecnologias que dominava, “inventando” a microfilmagem. A primeira microfotografia foi produzida em 1839, por Dancer, utilizando uma redução de 160 vezes. Os primórdios da história da microfilmagem coincidem com a história da fotografia.
Microfilmagem Histórico Dagron colocou no mercado um visor portátil para o microfilme e uma câmera microfilmadora. Publicou, em 1864, o primeiro livro do mundo sobre microfilme, o “Tratado de Fotografia Microscópica”. Outro pioneiro foi René Dagron, responsável pela comercialização do processo de microfilmagem.
Microfilmagem Histórico O microfilme, inicialmente, não era considerado útil e sim uma novidade curiosa. Sua primeira aplicação prática aconteceu durante a guerra Franco-Prussiana, em 1870. Nessa ocasião, Paris ficou sitiada, incomunicável. Foi montada uma operação que consistia em microfilmar as mensagens que se queria transmitir, prendê-las à cauda de pombos-correio e enviá-los ao seu destino. Cada pombo podia carregar cerca de 50.000 mensagens.
Microfilmagem Histórico Quando a mensagem chegava a seu destino, era projetada para possibilitar sua leitura.
Microfilmagem Histórico Anos 20 Foi desenvolvido o primeiro uso comercial do microfilme, por George McCarthy: fotografar cheques para armazenar os registros bancários economizando espaço. Anos 30O jornal New York Times já estava disponível em microfilme. Anos 40Uso do microfilme, durante a 2ª Guerra Mundial, para envio de cartas comuns, espionagem e correspondência militar. V-mail ou Correio da Vitória.
Microfilmagem Histórico Anos 50 e 60Após a 2ª Guerra surgiu a idéia de utilizar o microfilme para preservação e armazenagem de informação. As bibliotecas começaram a utilizar o microfilme. Anos 70A explosão informacional forçou bibliotecas a adotar o microfilme de forma mais abrangente. A tecnologia de captura de imagem e leitura dos microfilmes evoluiu. Anos 80, 90... até hojeApesar do surgimento de novas tecnologias, o microfilme continua sendo o padrão para preservação de informação.
Microfilmagem Vantagens - Confiabilidade: o microfilme é uma mídia de arquivamento. Documentos filmados há 70 anos são recuperáveis e legíveis. - Norma ISO: o microfilme é uma mídia compatível. As informações armazenadas em microfilme estão protegidas das possíveis mudanças tecnológicas. - Baixo custo: o microfilme propicia um armazenamento eficiente, ocupando pouco espaço a um custo muito baixo por imagem. Sua qualidade de arquivamento o torna a melhor opção para armazenamento a longo prazo.
Microfilmagem Vantagens - Reproduzível: é muito econômico reproduzir um microfilme. Pode-se distribuir, de modo rápido e conveniente, grandes quantidades de informações para pessoas que desejam acessá-las Digitalizável: o microfilme pode ser convertido em dados eletrônicos para distribuição através da Internet e ser armazenado digitalmente para fácil consulta Economia de espaço de armazenamento
Microfilmagem Vantagens Garantir a disponibilidade da informação quando o material original já estiver deteriorado Suporte seguro e confiável Padronizado mundialmente • - Durabilidade e permanência • Reduzir ou impedir o uso dos originais • - Preservação do original
Microfilmagem Desvantagens - Custo inicial elevado - Resistência do usuário - Difícil manuseio - Especificações técnicas rígidas - Dano ao documento ao microfilmar - Apenas para documentos planos
Microfilmagem Etapas da microfilmagem Preparo dos originais Equipamentos utilizados Produção do microfilme
Microfilmagem Etapas da microfilmagem Preparo dos originais Preparo físico. O preparo dos materiais de arquivo é muito mais demorado do que o preparo de uma coleção de livros, cujo conteúdo está devidamente organizado e com paginação em tamanho uniforme. Remoção da coleção. Reavaliação do material.
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM Câmera tradicional de microfilmagem
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM Microfilmadoras planetárias
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM Microfilmadoras rotativas
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > CAPTURA DE IMAGEM
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > LEITORAS
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > LEITORAS
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > LEITORAS
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > SUPRIMENTOS
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 2. Equipamentos utilizados > SUPRIMENTOS
Microfilmagem Etapas da microfilmagem 3. Produção do microfilme - Desdobrar e planificar o material. - Retirar clipes, grampos e outros prendedores. - Desencadernar itens com margem interna muito apertada. - Remover poeira, mofo, fitas adesivas e outras sujeiras que podem obscurecer o conteúdo informativo dos documentos.
Unidades de entrada • São em geral conhecidas como as microfilmadoras planetárias e rotativas: • Planetárias: são aquelas que aceitam documento de qualquer tamanho e formato • Rotativa: São unidades em que o documento é microfilmado no intereio da câmara para onde é conduzido através de carreiras ou esteiras.
Microfilmadora Kodak Imagelink 70 • é um equipamento de alta resolução e alto volume , confiável, fácil de operar, trabalha com uma variedade muito grande de documentos, vem com o marcador de imagem incorporado, o que possibilita a utilização do filme em sistemas de pesquisa automática
Unidade de saída (leitoras) • É um aparelho constituído, basicamente, de um dispositivo para o transporte de microfilme, um suporte contendo a parte óptica composta das lentes para ampliação da imagem e de seu mecanismo de ajuste, uma lâmpada, um jogo de espelhos para reflexão da imagem ampliada pelas lentes do visor destinado a receber projetadas, as imagens dos espelhos. • Foram idealizados para utilização em diferentes métodos de consultas e recuperação da informação.
Scanner de Microfilmes • O Scanner de Microfilme Kodak Digital Science - IMS é um "drive" compacto de filme 16mm, suportado por "software" específico, que faz a pesquisa de imagens microfilmadas, em um micro PC comum. • A imagem do documento gravado no filme é digitalizada e mostrada no monitor do PC, onde o usuário pode ler, arquivar, enviar fax, fazer cópias ou enviar através de rede para o sistema de gerenciamento de imagem existente na empresa.
Tipos de Microformas • Rolo; • Jaquetas; • Cartões-janela; • Microfichas, entre outras.
Capacidade • Espaço Físico: Um rolo de microfilme de aproximadamente 7cm x 7cm pode armazenar 2000 documentos que é igual à 6 caixas padrão de documento, ou seja, em um armário de parede comum será armazenado todo o documento de um arquivo morto do tamanho de um salão de festas. • Com o microfilme você poderá armazenar 30.000 documentos em um espaço equivalente à palma de sua mão.
Durabilidade • O microfilme, resultado da microfilmagem, devidamente armazenado em ambiente climatizado, possuem uma longevidade acima de 500 anos.
Benefícios • Economia de espaço • Rapidez na localização de documento • Segurança • Integridade do arquivo • Distribuição • Facilidade de reversão ao papel • Validade Legal • Versatilidade