330 likes | 585 Views
CULTO FAMILIAR MOMENTO DE ADORAÇÃO AO SENHOR. Quais os fatores que influenciam a desenvolvimento espiritual de nossos filhos?. 1 – Culto Familiar. “. . . Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Josué 24:15. Há uma unidade na família que se ajoelha perante Deus.
E N D
CULTO FAMILIAR MOMENTO DE ADORAÇÃO AO SENHOR
Quais os fatores que influenciam a desenvolvimento espiritual de nossos filhos?
1 – Culto Familiar “. . . Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Josué 24:15.
Há uma unidade na família que se ajoelha perante Deus. “Se já houve tempo em que toda casa deveria ser uma casa de oração, agora é esse tempo”. Testemunhos Seletos Vol. II, p. 91.
I – O que é culto? Culto significa reconhecer a Deus como Senhor. Por isso, nós devemos: • Adorá-Lo • Honrá-Lo • Comungar com Ele.
“Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutinos e vespertinos. Que apropriado é reunirem os pais em redor de si aos filhos antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai Celeste Sua proteção durante a noite e pedir-lhe auxílio, guia e proteção para o dia”. Test. Sel. Vol. I, p.92
A – Uma ocasião agradável. “Que o culto familiar seja aprazível e interessante”. Testimonies vol.5, pág. 335.
B - Ter um horário e um lugar especial. O horário deve ser o melhor para a família desenvolver o culto matutino e vespertino. O local deve ser o melhor possível, de acordo com a situação.
C – Ter lições, cânticos, histórias e oração. “Escolha o pai um trecho das escrituras que seja interessante e facilmente compreendido; alguns versos serão suficientes para dar uma lição que possa ser estudada e praticada durante todo o dia. Podem se fazer perguntas. Podem se fazer declarações interessantes.
Ou pode ser apresentado, à guisa de ilustração, algum incidente curto e ao ponto. Podem ser cantadas, pelo menos algumas estrofes de cânticos animados; e a oração feita deve ser curta e ao ponto. O que dirige a oração deve exprimir suas necessidades com palavras simples e louvar a Deus com ações de graças”. OC . pg. 522
“Como parte do culto, o canto é um ato de adoração tanto como a oração. Efetivamente, muitos hinos são orações. Se a criança é ensinada a compreender isto, ela pensará mais no sentido das palavras que canta, e se tornará mais susceptível à sua influência”. O . C . pg. 523.
D – A lição deve ser simples e facilmente compreendida pelas crianças. E – Ser interessante e inspiradora. “Sejam os períodos de culto familiar curtos e espirituais. . .
Quando um capítulo comprido é lido e explicado e se faz uma longa oração, esse precioso culto se torna enfadonho e é um alívio quando passa. . .”.
“Deve ser o alvo principal dos chefes de família tornar a hora de culto intensamente interessante. Por uma pequena atenção e cuidadoso preparo para este período, em que vamos à presença de Deus, pode o culto familiar tornar-se agradável, e será acompanhado de resultados que só a eternidade revelará”. O .C . pg. 521 e 522.
“Vossos filhos devem ser ensinados a ser afáveis, atenciosos, dóceis, prestativos, mas sobretudo respeitadores das coisas santas e das reivindicações divinas. Devem ser instruídos a respeitar as horas de oração e a levantar-se cedo para tomar parte no culto da família”. O . C . pág. 521.
Que todos quantos visitam os cristãos vejam que a hora de oração é a mais preciosa, a mais sagrada e feliz hora do dia. Essas horas de devoção exercem uma influência enobrecedora em todos quantos dela participam. Trazem uma paz e um sossego aprazíveis ao espírito”. O C . pg. 521.
H – As circunstâncias não devem prejudicar o culto familiar. “O culto familiar não deve ser governado pelas circunstâncias. Não deveis orar ocasionalmente e, quando tendes um grande dia de trabalho à vossa frente, negligenciar a oração. Assim fazendo, levais os filhos a considerar a oração sem importância especial”. O . C . pg.520.
“A idéia de que a oração não seja prática essencial é um dos mais bem sucedidos estratagemas de Satanás para destruir almas. Oração é comunhão com Deus, e Fonte da sabedoria, o Manancial de poder, paz e felicidade”. Orientação da Criança pg. 518. “Não sei de nada que me cause tão grande tristeza como um lar sem oração. . . Os filhos mostram o resultado dessa negligência, pois não têm o temor de Deus”. OC . pg. 518.
“Semelhantes aos patriarcas da antigüidade, os que professam amor a Deus, deveriam erigir um altar ao Senhor onde quer que armem sua tenda... Pais e mães deveriam muitas vezes erguer seus corações a Deus em humilde súplica por si e por seus filhos”. O C . pg. 518, 519.
2 – Dicas Para a Realização de Um Bom Culto Familiar. • Separar um lugar e uma hora para os cultos. • Ensinar respeito e reverência. • Sempre preparar os filhos para a hora do culto. • Mostrar reverência por tudo aquilo que for sagrado. • Deus é o centro de todas as atenções, não a criança ou • você. • Procurar manter o silêncio e o respeito na hora do culto.
Procurar manter a mesma conduta de reverência e respeito nos cânticos e na oração. • Evitar tudo aquilo que distraia a atenção da criança. SÓ ASSIM NOSSOS FILHOS IRÃO APRENDER A ADORAR JESUS.