250 likes | 419 Views
Questões Sistema Operacional – Linux – Prof. Téo Schah.
E N D
1.( FUNCAB - 2012 - PM-AC - Soldado da Polícia Militar - Combatente)No Linux, o parâmetro que deve ser informado no comando “tar” para extração do conteúdo de um backup é:a)t b)e c)x d)c e)m
2.(CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário - Informática)No Linux é possível configurar permissões de leitura (r), escrita (w) e execução (x), tanto para arquivo quanto para diretórios. Para diretório, x indica que é possível executar o diretório como arquivo binário.
3.(CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário - Informática)No Linux o diretório padrão de usuários é o /home/user e o de aplicativos, é o /etc/bin.
4.(CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário - Informática)Tanto no Linux quanto no Windows 7 a organização de diretórios e arquivos é realizada por meio de estruturas em árvore. A diferença é que no Windows 7 com NTFS um diretório somente pode estar hierarquicamente associado a no máximo um diretório superior, enquanto no Linux com ext4, não há esta restrição.
5.(CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Língua Portuguesa – Gramática Normativa e Revisão Ortográfica)No Linux, quando se trata de diretórios, os comandos gzip e tar têm exatamente a mesma função: criar e compactar arquivos que contêm, internamente, outros arquivos ou diretórios.
6.( CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polícia)Distintamente do que ocorre na plataforma Linux, em que há maior flexibilidade para a realização de controle do firewall, o uso de firewall pessoal nativo na plataforma Windows possibilita o bloqueio de entrada de pacotes oriundos da Internet, mas não a saída de pacotes de dados de origem interna direcionados à Internet.
7.(CESPE - 2013 - PC-BA - Delegado de Polícia)Os sistemas Windows e Linux se assemelham na possibilidade de uso de interface de linha de comandos: o comando dir, no Windows, pode produzir listagem de arquivos em pasta ou diretório, assim como o comando ls, no Linux.
8.(CESPE - 2013 - IBAMA - Analista Ambiental - )Um arquivo oculto no sistema operacional GNU/Linux é identificado por um ponto no início do seu nome, como, por exemplo, no código .bashrc.
9.(CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos)NoLinux, os nomes de arquivos podem ter até 256 caracteres, porém o nome de arquivo Um_nome_arquivo_longo+uma_longa_exntensão é inválido, pois o sinal + é um caractere reservado e não pode ser usado.
10.(CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos)Sistema operacional Linux possui vários shells com características ligeiramente diferentes e funções especiais, sendo alguns deles incapazes de diferenciar letras maiúsculas e minúsculas.
11.(CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Gestão de Pessoas)O Linux é um sistema operacional multitarefa que pode ser instalado em servidores ou em computadores pessoais.
12.(CESPE - 2013 - CNJ - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas)No ambiente Linux, os comandos são arquivos que têm permissão para serem executados e,normalmente, encontram-se armazenados no diretório /mnt.
13.( CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Conhecimentos Básicos)Por ser um sistema operacional aberto, o Linux, comparativamente aos demais sistemas operacionais, proporciona maior facilidade de armazenamento de dados em nuvem.
14.(CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia)Para modificar o grupo de um arquivo no Linux, é necessário ser o proprietário do arquivo, pertencer ao grupo que está sendo modificado ou ser o superusuário.
15.(CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de Polícia)No Linux, o sistema de arquivos apresenta-se hierarquizado de forma que se inicia no diretório \ e percorre um número arbitrário de subdiretórios de modo unifilar, sendo o diretório \ também denominado diretório-raiz.
16.(ESAF - 2012 - MF - Assistente Técnico - Administrativo)Distribuição Linux é um sistema operacional Unix-like, incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) podem ser mantidas por organizações comerciais ou por projetos comunitários. São exemplos de distribuições Linux: a) Ubuntu, Kuruming. b) Mandritt, SUSE.c) Red Hat, Knopfull d) Gentuk, Ubuntu.e) Debian, Fedora.
17.(CESPE - 2013 - TRE-MS - Analista Judiciário - Conhecimentos Básicos - Cargos 1 e 3)Com referência aos ambientes Linux e Windows, assinale a opção correta. a) De modo geral, a utilização do sistema operacional Linux requer um computador com alta capacidade de disco e memória, o que não ocorre com relação ao Windows.b) Todos os arquivos salvos em computador com sistema operacional Linux apresentam a extensão .lnx.c) Diferentemente do sistema operacional Windows, o sistema operacional Linux conta com dispositivo de proteção que libera o usuário da necessidade de realizar becape periódico de arquivos.d) Para facilitar a organização e o gerenciamento de informações, o Windows Explorer armazena automaticamente todos os arquivos na pasta Windows.e) O sistema operacional Windows 8 é compatível com PCs etablets.
18.(CESPE - 2012 - TCE-ES - Auditor de Controle Externo - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos)No Linux, o diretório padrão de usuários é o /home. Nesse diretório, o usuário tem permissão de escrita, de execução e de leitura.
19.(CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo)Ao ser utilizado em conjunto com o comando grep, o comando tail permite alterar a saída do conteúdo de arquivo de texto para html.
20.(CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo)O comando touch é utilizado para criar um arquivo vazio.
21.(CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo)O comando diff é usado para comparar arquivos de texto.
22.(CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo)O comando cut é utilizado para organizar, em ordem decrescente, o conteúdo de um arquivo de texto.
23.(CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico Administrativo)Aocontrário de um software proprietário, o software livre, ou de código aberto, permite que o usuário tenha acesso ao código-fonte do programa, o que torna possível estudar sua estrutura e modificá-lo. O GNU/Linux é exemplo de sistema operacional livre usado em servidores.