130 likes | 435 Views
TECNOLOGIA ASSISTIVA: SOFTWARE. Teclado virtual do Windows. Lente de Aumento do Windows. TECNOLOGIA ASSISTIVA: SOFTWARE. São ferramentas ou recursos utilizados com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência;.
E N D
Teclado virtual do Windows Lente de Aumento do Windows TECNOLOGIA ASSISTIVA: SOFTWARE • São ferramentas ou recursos utilizados com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência; • Atualmente, existem diversos programas que permitem que pessoas com deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. • O Windows XP, por exemplo, oferece alguns itens de acessibilidade, como lente de aumento e teclado virtual. • Basta ir em programas, acessórios • e acessibilidade.
ACESSO À WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA CEGUEIRA: • Leitores de tela: são softwares que lêem o texto que está na tela do microcomputador e a saída desta informação é através de um sintetizador de voz ou um display braille - o leitor de tela "fala" o texto para o usuário ou dispõe o texto em braille através de um dispositivo onde os pontos são salientados ou rebaixados para permitir a leitura. • Navegador textual: é um navegador baseado em texto, diferente dos navegadores com interface gráfica onde as imagens são carregadas. O navegador textual pode ser usado com o leitor de tela por pessoas cegas e também por pessoas que acessam a internet com conexão lenta. • Navegador com voz: é um sistema que permite a navegação orientada pela voz.
ACESSO À WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA BAIXA VISÃO: • Ampliador de tela: é um software que amplia o conteúdo da página para facilitar a leitura. Potencializa o resíduo visual dos portadores de baixa visão e dá maior autonomia para seu uso. DALTONISMO: Manipulador de cores: Softwares aplicativos, cujo objetivo é facilitar pequenas coisas às pessoas com daltonismo . Oferecem a possibilidade de manipular a reprodução de cores de maneira intuitiva.
ACESSO À WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA DEFICIÊNCIA AUDITIVA: Software Educativo:Tem como base a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), trabalhando de forma bilíngüe. Os ícones do programa estão todos disponibilizados na língua principal dos alunos, a LIBRAS. Os usuários têm acesso a três atividades diferentes: criação e montagem de histórias, e jogos como forca e palavras cruzadas. DEFICIÊNCIA FÍSICA: Reconhecimento de voz: Software usado para comunicação de vítimas de paralisias graves. programa funciona principalmente à base de sons .
ACESSO À WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA DEFICIÊNCIA MENTAL: Para acessar a web, muitas pessoas dependem de legendas para entender o conteúdo do áudio. Pode ser necessário ativar a legenda de um arquivo áudio; concentrar muito para ler o que está na página, ou depender de imagens suplementares para entender o contexto do conteúdo. Os usuários também podem necessitar de ajuste no volume do áudio. Softwares educativos: Os software para deficientes mentais não possuem especificações,como é o caso de outras deficiências. O que se faz necessário, são softwares que estimulem a percepção auditiva e perceptiva, bem como o desenvolvimento motor.
O deficiente visual tem várias ferramentas que podem auxiliar no seu dia-a dia, nos estudos e no lazer. Todos os anos surgem novidades nessa área.Infelizmente essas novidades nem sempre estão SOFTWARES, FERRAMENTAS E OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA Deficiente Visual: acessíveis à maioria dos deficientes visuais pelo seu alto custo. O uso do computador ajuda no desenvolvimento dos portadores de necessidades especiais, facilitando o aprendizado com os recursos de escrita, leitura e pesquisa de informação.
Painel de controle do leitor de telas Jaws para Windows Sistema Operacional DOSVOX EXEMPLOS DE SOFTWARES PARA DEFICIENTES DOSVOX :Primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil, o DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão por programadores deficientes visuais. Jaws :Considerado atualmente o leitor de tela mais popular do mundo, o Jaws for Windows da norte-americana Freedom Scientific possui um software de sintetizador de voz que utiliza a própria placa de som do computador. Ele roda em diversos idiomas, inclusive em português. O programa tem a capacidade de ler certos recursos de páginas de internet que outros programas do gênero não têm.
EXEMPLOS DE SOFTWARES PARA DEFICIENTES Virtual Vision - Outro programa leitor de tela brasileiro, o Virtual Vision foi desenvolvido pela MicroPower. O Virtual Vision é totalmente adaptado para o uso do sistema operacional Windows e seus aplicativos e não requer sintetizador de voz externo. O programa utiliza o Delta Talk, a tecnologia de síntese de voz que garante, segundo o seu fabricante, a qualidade de áudio como o melhor sintetizador de voz em português. BR Braille - Programa transcritor de textos em caracteres Braille para caracteres alfanuméricos em português. Braille Fácil - Programa que permite digitar diretamente ou importar um texto de um editor de texto convencional para preparar textos que podem ser enviados para uma impressora Braille.
EXEMPLOS DE SOFTWARES PARA DEFICIENTES Daltonismo: EyePilot - permite que qualquer pessoa, não importa o tipo de visão que tenha, trabalhe de maneira mais eficiente com informações e gráficos a cores. Projetado como uma "janela flutuante" que é facilmente arrastado e solto em qualquer página da Internet, documento ou aplicativo de computador, o eyePilot permite que os usuários visualizem de maneira rápida e precisa e trabalhem com informações a cores.
EXEMPLOS DE SOFTWARES PARA DEFICIENTES Deficiente Auditivo: Karytu: é um tipo de software educativo que tem como base a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).Os usuários têm acesso a três atividades diferentes: criação e montagem de histórias, e jogos como forca e palavras cruzadas.
EXEMPLOS DE SOFTWARES PARA DEFICIENTES Deficiente Físico: MicroFênix: O programa funciona principalmente à base de sons - não comandos vocais, mas qualquer tipo de som emitido pela boca do deficiente.No MicroFênix o usuário se vale de um microfone ligado ao computador para navegar por menus diversos.Ele não precisa falar, basta fazer um som qualquer com os lábios ou bater com eles no microfone para descer pelas opções, e fazer mais um som para entrar em uma delas.
Renan Paim • Jonathan • Michel Alessandro GRUPO Melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores do que permanecer estático como os pobres de espírito, que não lutam mas também não vencem; que não conhecem a dor da derrota, mas que não tem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito ao final da terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante por haverem simplesmente passado por ela Bob Marley