1 / 23

Álbum de fotografias

Álbum de fotografias. Matagal lenhoso. Erica umbelata (queiroga), a urze dominante dos matagais de porte reduzido do Cabeço Santo.

cili
Download Presentation

Álbum de fotografias

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Álbum de fotografias Matagal lenhoso

  2. Erica umbelata (queiroga), a urze dominante dos matagais de porte reduzido do Cabeço Santo.

  3. Matagal de Erica umbelata. As colmeias ilustram um aproveitamento indirecto destas formações, de floração muito melífera. Estas, infelizmente, arderam no incêndio de 2005.

  4. Calluna vulgaris (torga), uma das urzes mais abundantes e adaptáveis, embora de floração reduzida a um curto período, no Outono.

  5. Pinhal cujo sub-bosque é dominado por Calluna vulgaris de pequeno porte. A foto não é do Cabeço Santo mas de uma área plana da freguesia de Belazaima

  6. Erica ciliaris (carapaça), uma urze muito ornamental, de longa floração, característica de zonas capazes de conservar a humidade comparativamente melhor durante o Verão.

  7. Erica scoparia (urze-das-vassouras) no período de floração, na Primavera. Esta é uma urze de porte quase arbustivo, a maior entre as que se encontram no Cabeço Santo.

  8. Detalhe da flor de Erica scoparia.

  9. Erica cinerea (queiró), uma bela urze de ocorrência mais pontual.

  10. Carqueja, uma leguminosa de escassíssimas exigências e de generosas propriedades.

  11. Matagal com queiroga, carqueja, e ainda gramíneas como constituintes dominantes.

  12. Tojo (Ulex europaeus), uma leguminosa de possantes espinhos e floração abundante.

  13. Tojo-molar (Ulex minor), um tojo de constituição mais “aveludada”.

  14. Genista triacanthos, outra planta leguminosa com o nome vulgar de “tojo”.

  15. Cistus salvifolius (sanganho-mouro), planta de abundante floração e também, como tantas outras, escassas exigências.

  16. Detalhe das flores do sanganho-mouro.

  17. De flor semelhante, e igualmente atractiva para os insectos, é o sanganho (Cistus psilosepalus), planta mais amante da humidade do que a anterior, e por isso não tão abundante no Cabeço Santo como ela.

  18. “Tufo” de queiroga, carqueja, sanganho-mouro, e ainda algumas gramíneas.

  19. Halimum ocymoides, cistácea de distribuição mais reduzida que as anteriores.

  20. A giesta-negral (Cytisus striatus) só aparece com abundância numa das áreas de matagal do Cabeço Santo – a que se encontra mais a montante no Ribeiro de Belazaima e a de maior altitude.

  21. A erva-das-sete-sangrias (Lithodora prostata subsp. prostata) é uma das plantas mais adaptáveis do matagal, encontrando-se mesmo nos eucaliptais.

  22. Rosmaninho (Lavandula stoechas), uma planta muito atractiva para os insectos e muito aromática que virtualmente não se encontra fora dos matagais pouco intervencionados do Cabeço Santo.

  23. Alecrim-da-serra (Thymus caespititius), um tomilho “rastejante” que praticamente só se encontra, à escala da freguesia de Belazaima, nos matagais do Cabeço Santo.

More Related