1 / 15

SEGUNDO RETIRO DIOCESANO

SEGUNDO RETIRO DIOCESANO. DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS. ALEGRIA E ENTUSIASMO NO ANÚNCIO DO EVANGELHO. O Discipulado. O percurso do caminho que Jesus fez entre a Galiléia , no norte, e Jerusalém, no sul, se compõem de dez capítulos: Lucas 9,51---19,28.

clare
Download Presentation

SEGUNDO RETIRO DIOCESANO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA E ENTUSIASMO NO ANÚNCIO DO EVANGELHO

  2. O Discipulado O percurso do caminho que Jesus fez entre a Galiléia, no norte, e Jerusalém, no sul, se compõem de dez capítulos: Lucas 9,51---19,28.

  3. O Discipulado Raramente Lucas diz por onde Jesus passa. Ele só diz que Jesus ao iniciar a sua viagem, tomou a firme decisão de partir para Jerusalém (Lc 9,51), no meio Lc 17,11: Samaria e Galiléia) e no fim da viagem (Lc 18,35: Jericó). Essa viagem não é tranqüila. No meio do percurso da caminhada está a Samaria, que é uma terra de gente desprezada pelos judeus (Lc 9, 52-53). É neste ambiente de gente desprezada, considerada impura que Jesus vai desenvolver grande parte de sua prática e pregação do anúncio do Reino aos pobres e marginalizados.

  4. O Discipulado Nesta terra Jesus vai levar a fundo o seu programa iniciado na Sinagoga de Nazaré. Ela será o ponto de partida para a Missão entre os pagãos. Na Galiléia Jesus chamou três pessoas para segui-lo: Pedro, Tiago e João (Lc 5,8-11). Da mesma forma, agora na Samaria, outras três pessoas novas são chamadas ou se apresentam para seguir Jesus como discípulo/a.

  5. O Discipulado

  6. I. Quais são as condições necessárias para ser discípulo/a de Jesus (Lucas 9,57-62). Três cenas de seguimento ilustram o começo da “caminhada de Jesus”. A primeira e a terceira pessoa tomam a iniciativa sem serem chamadas A segunda pessoa é Jesus quem chama.

  7. Condições necessárias para ser discípulo/a de Jesus • Pelas respostas que Jesus dá a essas pessoas, ele traça o “perfil”do verdadeiro discípulo/a: • À primeira pessoa pede o despojamento total: não ter onde reclinar a cabeça, nem ter falsa segurança onde reclinar o pensamento da cabeça. • * segunda pessoa, ele diz: deixe que os mortos enterrem seus mortos. Mortos espiritualmente, são todos os que não encontraram ou recusaram a Vida Nova, que surgiu com Jesus Cristo. • * À terceira pessoa, pede para romper com os laços familiares: Aqui significam laços nacionalistas e culturais da raça que indicam posição social, “status”, etc.

  8. Seguir Jesus é caminhar sem pátria nem lar. (cf Pr. 27,8). * Os primeiros passos para os que seguem Jesus em seu caminho são: disponibilidade contínua, capacidade de renunciar a seguranças desprendimento de outros vínculos a disposição de enfrentar o desconforto e, iniciado o caminho, não voltar para trás, por motivo nenhum. * É preciso coragem de viver como pobre e livre de amarras. *Tudo isto se realizará se houver um grande desejo de seguir em companhia do Senhor. Podemos ainda perguntar: Quais as exigências que Jesus faz às pessoas que desejam segui-lo e quais as reações de cada uma?

  9. II. As exigências da Missão: (Lucas 10,1-16). A Missão não e privilégio dos “Doze”, pelo contrário todos são enviados entre os pagãos. O numero 70 representa as nações pagãs e todos

  10. As exigências da Missão • A missão na Palestina prefigura a missão entre os pagãos, que será inaugurada após a Páscoa em Jerusalém (Lucas 24, 47; At. 1,8). • A missão tem as suas exigências e provoca um novo estilo de vida. • É preciso estar prontos para enfrentar as dificuldades (v.3). • A vida na pobreza manifesta a dedicação total à urgência do trabalho (v.4). • * Os missionários/as levam a paz que transforma o mundo, que é a paz de Cristo (Lc 2,14).

  11. As exigências da Missão * A salvação do mundo, está na paz que os andarilhos missionários/as proclamam de casa em casa (vv.6-9). * Os misssionários/as devem anunciar a Boa Nova do Reino, mesmo em lugares que ela é recusada (vv 10-11). O anúncio do Reino é um apelo que não admite desculpas. * A missão exige um novo estilo de vida. Ela é um caminhar, fiel e perseverante, para Jerusalém, que é o lugar não só do conflito, mas também da Vitória.

  12. III – O Resultado da Missão (Lc 10,17,20) A Missão de Jesus e dos seus missionários produzirá muitos efeitos benéficos:

  13. O Resultado da Missão (Lc 10,17,20) *. Julgamento sobre todas as cidades (vv.12-26). Julgar é dizer a verdade. Isso exige do misssionário/a fidelidade a Jesus Cristo. *. Escutar quem anuncia o Evangelho é ouvir o próprio Jesus. Isso mostra a grandeza da tarefa missionária como participação na missão de Jesus. * A Vitória do Messias contra o poder e o mundo do mal (vv. 17-20).

  14. O Resultado da Missão (Lc 10,17,20) * Jesus comunica a sua força transformadora aos seus discípulos missionários. * A missão deverá incrementar no mundo a força transformadora do Evangelho (v. 19). * Jesus lhes diz que acima de tudo, a coisa mais importante é ter o nome “inscrito” no céu, isto é, ter a certeza de ser conhecido e amado pelo Pai (v. 20).

  15. SEGUNDO RETIRO DIOCESANO DIAS 20, 21 E 22 DE AGOSTO/2010 CATEDRAL SÃO JOSÉ COXIM-MS ALEGRIA E ENTUSIASMO NO ANÚNCIO DO EVANGELHO HINO DAS SMP

More Related