280 likes | 454 Views
"Viviendo en Comunión y Celebrando la Comunión". . 2011. TEMA do ANO 2011. Paz na Criação de Deus. Esperança e Compromisso. LEMA. Glória a Deus e paz na terra. Lucas 2.14.
E N D
TEMA do ANO 2011 Paz na Criação de Deus Esperança e Compromisso
LEMA Glória a Deus e paz na terra Lucas 2.14
O lema é o tema central da Convocação Ecumênica Internacional para a Paz, a realizar-se em Kingston, Jamaica. Esta conferência teve 4 enfoques: - a paz na comunidade - a paz com a terra - a paz com o mercado - a paz entre os povos!
“Quando amamos, cuidamos e, quando cuidamos, amamos (…); o cuidado constitui a categoria central do novo paradigma de civilização que procura surgir em todo o mundo…O cuidado assume uma dupla função de prevenção de danos futuros e regeneração de danos passados…” LB
Há uma “estreita correlação entre justiça social, paz e preservação do meio ambiente. Injustiça é uma das grandes causadoras da destruição ambiental, pois a luta pela sobrevivência força os excluídos a desconsiderar leis ecológicas. (...) O cuidado com o meio ambiente, pois, requer o simultâneo empenho por justiça e paz” (GB – Jorev).
“O desafio que enfrentamos é, por assim dizer, o de que estamos todos no mesmo barco; temos um destino comum e nossa sobrevivência vai depender da cooperação ou da luta entre nós. Em todo o caso, às vezes, diferimos muito em alguns aspectos vitais. Temos que desenvolver, aprender e praticar a arte de viver com as diferenças, a arte de cooperar sem que os cooperados percam sua identidade, a beneficiarmo-nos uns dos outros, não apesar, mas graças às nossas diferenças.” Zigmunt Baumann, entrevista IHU, 17.07.2009: “O velho mundo está morrendo. Mas o novo ainda não nasceu.
A boa criação de Deus “A fé cristã entende a vida a partir da ação criadora de Deus. Sendo Ele o doador da vida, não é possível reduzi-la a uma propriedade privada. A vida é concessão, é presente, é dom de Deus.”
A boa criação de Deus Na boa criação de Deus, todas as suas criaturas, inclusive o ser humano, são interdependentes, dependem umas das outras para viver. Somos coparticipantes da criação de Deus, junto com todas as suas outras criaturas.
Romanos 8.22-25 22 Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência (perseverança) o aguardamos.
A ação humana A ação humana, em especial na nossa sociedade, tem provocado feridas profundas na maravilhosa criação de Deus.
A ação humana Não estamos mais em um mundo intocável; tudo o que fazemos tem consequências.
A ação humana Essa questão está relacionada com nosso comportamento e com a nossa fé cristã. É um comprometimento individual e comunitário.
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.2
A esperança A graça de Deus nos liberta para agirmos de forma responsável em relação à criação. Somos livres para fazer opções que preservam a boa criação de Deus.
A esperança Podemos optar por assistir passivamente a destruição da natureza ou nos aliar a organizações sérias e responsáveis com o meio ambiente, exigindo de empresas e do poder público mais cuidado com a natureza.
A esperança Ao reconhecermos a bela criação e ao nos colocarmos sob a graça de Deus, agindo de forma responsável no mundo, glorificamos a Deus e auxiliamos a construir a paz na terra, a paz entre as pessoas, a quem Deus quer muito bem.
Conta-se que Lutero teria dito que, se soubesse que o mundo terminaria amanhã, aproveitaria o dia para plantar uma macieira...