1 / 8

Hidrólise Salina

Hidrólise Salina. Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano. Resumo da Teoria. Todo o sal é formado por um cátion e um ânion. Ex: NaCl. Na Cl. ânion. cátion.

courtney
Download Presentation

Hidrólise Salina

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Hidrólise Salina Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano Resumo da Teoria

  2. Todo o sal é formado por um cátion e um ânion. Ex: NaCl NaCl ânion cátion

  3. Sempre o cátion de um sal é proveniente da base, que no caso do NaCl é o hidróxido de sódio, NaOH. Já o ânion sempre é proveniente do ácido, que no mesmo caso é o ácido clorídrico, HCl. Assim, podemos descobrir o ácido e a base que deram origem ao sal. NaOH + HCl NaCl + H2O Note que a hidroxila da base (OH-) com o hidrogênio do ácido (H+) juntam-se para formar a água, H2O.

  4. 1º CASO: Sal proveniente de um ácido forte e uma base forte • Ex: Na2SO4 2 NaOH + H2SO4Na2SO4 + 2 H2O Como estes ânion e cátion são provenientes de ácido e base fortes, respectivamente, estes tendem a permanecer na forma ionizada e não reagem com água, logo, nem o cátion e nem o ânion sofrem hidrólise, assim temos um caráter neutro quando este sal está dissolvido em água.

  5. 2º CASO: Sal proveniente de um ácido forte e uma base fraca • Ex: CuSO4 2Cu(OH)2+H2SO4+CuSO4+3 H2O Como o ânion sulfato vem do ácido sulfúrico, um ácido forte, este não sofre hidrólise. Porém, o cátion de cobre, que vem de uma base fraca, sofrerá hidrólise: Cu2+ + 2 H2O Cu(OH)2 + 2 H+ Note que o produto da hidrólise é o íon H+, responsável pelo caráter ácido. Logo, quando temos um sal proveniente de um ácido forte e uma base fraca temos um caráter ácido quando este sal está dissolvido em água.

  6. 3º CASO: Sal proveniente de um ácido fraco e uma base forte • Ex: NaCN NaOH + HCNNaCN+ H2O Como o ânion cianeto vem do ácido cianídrico, um ácido fraco, este sofre hidrólise. O cátion sódio, que vem de uma base forte, não sofrerá hidrólise: CN- + H2O  HCN + OH- Note que o produto da hidrólise é o íon OH-, responsável pelo caráter básico. Logo, quando temos um sal proveniente de um ácido fraco e uma base forte temos um caráter básico quando este sal está dissolvido em água.

  7. 4º CASO: Sal proveniente de um ácido fraco e uma base fraca • Ex: NH4CN NH4OH + HCNNH4CN+ H2O O ânion cianeto (CN-) vem do ácido cianídrico, HCN;  O cátion amônio (NH4+) vem da base hidróxido de amônio, NH4OH. Como o ânion cianeto vem do ácido cianídrico, um ácido fraco, e o cátion amônio vem do hidróxido de amônio, uma base fraca, precisamos considerar os valores de Ka (constante de ionização dos ácidos) e Kb (constante de basicidade das bases) para o ácido e a base que dão origem ao cianeto de amônio:

  8. 4º CASO: Sal proveniente de um ácido fraco e uma base fraca • Ex: NH4CN Ka (ácido cianídrico)= 4,9 x 10-10 Kb (hidróxido de amônio) = 1,8 x 10-5 Como Kb > Ka, quem sofre hidrólise é o cátion ânion: CN- + H2O --> HCN + OH- Note que o produto da hidrólise é o íon OH-, responsável pelo caráter básico. Mas isto vale apenas para este sal. Então, quando temos um sal proveniente de um ácido fraco e uma base fraca devemos analisar os valores de Ka e Kb quando este sal está dissolvido em água.

More Related