1 / 26

AS RAÍZES

AS RAÍZES. A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO. AS RAÍZES SÃO ÓRGÃOS QUE FIXAM AS PLANTAS TERRESTRES NO SOLO (OU EM OUTRO SUBSTRATO) E ABSORVEM ÁGUA E SAIS MINERAIS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE. A SOLUÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINERAIS CONSTITUI A SEIVA BRUTA, QUE É TRANSPORTADA DAS RAÍZES ATÉ AS FOLHAS.

damia
Download Presentation

AS RAÍZES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AS RAÍZES

  2. A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO • AS RAÍZES SÃO ÓRGÃOS QUE FIXAM AS PLANTAS TERRESTRES NO SOLO (OU EM OUTRO SUBSTRATO) E ABSORVEM ÁGUA E SAIS MINERAIS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE. • A SOLUÇÃO DE ÁGUA E SAIS MINERAIS CONSTITUI A SEIVA BRUTA, QUE É TRANSPORTADA DAS RAÍZES ATÉ AS FOLHAS.

  3. A RAIZ: FIXAÇÃO E ABSORÇÃO • NAS FOLHAS, PARTE DA ÁGUA ABSORVIDA É UTILIZADA NA FOTOSSÍNTESE. • JÁ OS SAIS MINERAIS SÃO EMPREGADOS DE DIVERSAS MANEIRAS: OS DE NITROGÊNIO, POR EXEMPLO, PODEM SER USADOS NA SÍNTESE DE CLOROFILA.

  4. AS REGIÕES DE UMA RAIZ • A MAIORIA DOS VEGETAIS APRESENTA UMA RAIZ PRINCIPAL E RAÍZES SECUNDÁRIAS. • NUMA RAIZ PODEM SER RECONHECIDAS QUATRO REGIÕES PRINCIPAIS: 1) COIFA: É UMA ESPÉCIE DE CAPUZ QUE PROTEGE A PONTA DA RAIZ. NO INTERIOR DESSA PONTA EXISTEM CÉLULAS QUE SE MULTIPLICAM INTENSAMENTE E PROMOVEM O CRESCIMENTO DA RAIZ. - A COIFA ENVOLVE E PROTEGE ESSAS CÉLULAS CONTRA O ATRITO DO SOLO E ATAQUE DE MICRORGANISMOS.

  5. AS REGIÕES DE UMA RAIZ 2) REGIÃO LISA OU DE CRESCIMENTO: É ONDE OCORRE O ALONGAMENTO DAS CÉLULAS PRODUZIDAS NA PONTA PROTEGIDA PELA COIFA. A PRODUÇÃO DAS CÉLULAS E O SEU ALONGAMENTO PROMOVEM O CRESCIMENTO DA RAIZ. 3) REGIÃO PILÍFERA OU DE ABSORÇÃO: APRESENTAM PÊLOS ABSORVENTES QUE RETIRAM DO SOLO A ÁGUA E OS SAIS MINERAIS QUE FORMARÃO A SEIVA BRUTA.

  6. AS REGIÕES DE UMA RAIZ 4) REGIÃO SUBEROSA OU DE RAMIFICAÇÃO: É A REGIAÕ EM QUE A RAIZ SE RAMIFICA, ORIGINANDO OUTRAS RAÍZES QUE AUXILIAM A FIXAÇÃO DA PLANTA AO SOLO E AUMENTAM A SUPERFÍCIE DE ABSORÇÃO DE ÁGUA E DE SAIS MINERAIS. 5) COLO: É A ZONA DE TRANSIÇÃO ENTRE O CAULE E A RAIZ.

  7. OS TIPOS DE RAÍZES • RAÍZES SUBTERRÂNEAS: DESENVOLVEM-SE DEBAIXO DA TERRA. PODEM SER DE DOIS TIPOS: • RAÍZES AXIAIS: APRESENTAM UMA RAIZ PRINCIPAL DE ONDE SAEM RAÍZES SECUNDÁRIAS - PLANTAS DICOTILEDÔNEAS.

  8. RAÍZES AXIAIS

  9. OS TIPOS DE RAÍZES - RAÍZES FASCICULADAS: NÃO HÁ UMA RAIZ PRINCIPAL, MAS VÁRIAS RAÍZES QUE PARTEM DA REGIÃO DO COLO. NÃO SÃO CONSIDERADAS SECUNDÁRIAS, POIS NAÕ SÃO RAMIFICAÇÕES DE UMA RAIZ PRINCIPAL – PLANTAS MONOCOTILEDÔNEAS.

  10. OS TIPOS DE RAÍZES • RAÍZES AÉREAS: BROTAM DO CAULE, DESENVOLVEM-SE SOBRE OUTRAS PLANTAS OU ORIGINAM-SE DO SOLO OU DA ÁGUA PARA O AR.

  11. OS TIPOS DE RAÍZES • RAÍZES AQUÁTICAS: SE DESENVOLVEM DENTRO DA ÁGUA.

  12. TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ • RAÍZES TUBEROSAS: ARMAZENAM GRANDE QUANTIDADE DE SUBSTÂNCIAS NUTRITIVAS. EXEMPLO: CENOURA, MANDIOCA, BATATA-DOCE E BETERRABA.

  13. TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ • RAÍZES ESCORAS: PARTEM DO CAULE E SE FIXAM NO SOLO, AUMENTANDO A SUPERFÍCIE DE FIXAÇÃO DA PLANTA. EXEMPLO: PLANTAS DE MANGUES.

  14. TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ • RAÍZES TABULARES: SÃO ACHATADAS COMO TÁBUAS. ELAS AUXILIAM A FIXAÇÃO DA PLANTA NO SOLO E POSSUEM POROS QUE PERMITEM A ABSORÇÃO DE GÁS OXIGÊNIO DA ATMOSFERA. EXEMPLO: SUMAÚMA • RAÍZES SUGADORAS: SÃO RAÍZES DE PLANTAS PARASITAS QUE PENETRAM NO CAULE DE UMA PLANTA HOSPEDEIRA, SUGANDO-LHE A SEIVA. EXEMPLO: ERVA-DE-PASSARINHO

  15. TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ • RAÍZES COM VELAME: O VELAME É UMA ESTRUTURA QUE ENVOLVE AS RAÍZES AÉREAS DAS ORQUÍDEAS, SUA PRINCIPAL FUNÇAÕ É ABSORVER ÁGUA DA ATMOSFERA. POR ISSO AS ORQUÍDEAS SOBREVIVEM SEM TER CONTATO DIRETO COM O SOLO. • RAÍZES GRAMPIFORMES: PRENDEM O VEGETAL EM SUPORTES COMO MUROS. EXEMPLO: RAIZ DA HERA

  16. TIPOS ESPECIAIS DE RAIZ • RAÍZES RESPIRATÓRIAS OU PNEUMATÓFOROS: SÃO VERIFICADAS EM PLANTAS QUE SE DESENVOLVEM EM SOLOS ALAGADIÇOS E POBRES EM OXIGÊNIO. AS RAÍZES RESPIRATÓRIAS PARTEM DE OUTRAS RAÍZES EXISTENTES NO SOLO E CRESCEM VERTICALMENTE, EMERGINDO PARA ATMOSFERA, DE ONDE ABSORVEM OXIGÊNIO POR MEIO DE POROS ESPECIAIS.

More Related