1 / 14

Cesar e Deus

Cesar e Deus. O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas dão uma resposta. Na 1ª Leitura , um rei pagão foi "instrumento de Deus"

dandre
Download Presentation

Cesar e Deus

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cesar e Deus

  2. O Cristão é um cidadão como todos os outros: desfruta dos mesmos direitos e tem os mesmos deveres. Os impostos, é obrigado a pagar? As Leituras bíblicas dão uma resposta...

  3. Na 1ª Leitura, um rei pagão foi "instrumento de Deus" para libertar seu povo da escravidão da Babilônia. (Is 45,1.4-6) Ciro, Rei da Pérsia, foi um excelente comandante e político iluminado. Conquistou todos os impérios do oriente, inclusive a Babilônia. No ano 538, após conquistar a Babilônia, permitiu os judeus voltarem à própria terra e começarem a reconstruir o templo e a cidade de Jerusalém.

  4. O profeta chama o rei pagão de "ungido do Senhor". Ciro torna-se instrumento de Deus, mesmo sem o conhecer, sem mesmo ser membro do povo da Aliança. * O texto sugere que Deus é o verdadeiro "Senhor da História" e que é ele quem conduz a caminhada do seu Povo. Deus pode se servir de qualquer pessoa para realizar seus projetos.

  5. Pode se servir de dirigentes até sem religião, desde que sejam competentes, honestos e saibam promover o bem-estar e a paz. - O contrário também pode acontecer: Nem toda pessoa "religiosa" e bem intencionada tem a necessária competência para uma função pública.

  6. Na 2ª Leitura, Paulo louva o Senhor, porque a Comunidade de Tessalônica abraçou com entusiasmo o Evangelho e, pela ação do Espírito Santo, deu frutos de fé, de amor e de esperança. (1Tes 1,1-5b) É a carta mais antiga de Paulo.

  7. No Evangelho, Jesus responde a uma pergunta política. (Mt 22,34-40) Discípulos dos fariseus e herodianos, favoráveis ao poder romano, fazem uma pergunta capciosa: "É permitido ou não pagar o TRIBUTO a César?" - Se dissesse SIM: apareceria como colaborador da dominação. Se dissesse NÃO: seria denunciado às autoridades romanas como subversivo. - Jesus percebe a armadilha. Pede uma moeda e pergunta: "De quem é essa imagem?" "Dai pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".

  8. + "Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus": "Dar" significa aqui "devolver" a cada um o que lhe pertence. Não deve dar a César o que não lhe pertence: a ADORAÇÃO, devida unicamente a Deus (não aos imperadores...). * Jesus não nega o pagamento do tributo imperial. O amor a Deus não tira as obrigações para com a nação. Mas questiona a pretensão de César de se nivelar a Deus e exigir dos súbditos culto só devido a Deus.

  9. + Um Perigo: Tirar o lugar de Deus. - Uns reconhecem a autoridade do império, por isso servem aos interesses dele, pagando o imposto; - Outros querem reconhecer a autoridade de Deus, mas deixam de lado o que é de Deus. O dinheiro, o poder, a realização profissional, a ascensão social… podem tomar o lugar de Deus e passam a dirigir e condicionar a vida de muitas pessoas. * Deus é nosso único "Senhor", a quem servimos?

  10. + Conclusões da resposta de Jesus: -"Dar a César..."(a imagem de César) O Cristão tem obrigações com a Sociedade em que vive. Nenhum país funciona se a população não der a César o que é de César... O cristão deve ser um bom cidadão. É uma obrigação moral, além de civil, contribuir para o bem comum com o pagamento de impostos justos.

  11. - "Dar a Deus"(O homem foi criado à "imagem" de Deus) Por isso, seus direitos e sua dignidade devem ser respeitados por todos. Nós somos o "seu Povo", que não pode ser vendido a nenhum César. Se tiramos de Deus o que lhe pertence, devemos "devolver". Só Deus é o "Senhor" de nossa vida... - Dar à Comunidadecristãnossa contribuição como membro vivo e atuante.

  12. - Participar na Vida e Ação Evangelizadora e Missionária da Igreja... A Igreja no Brasil nos pede: "EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo". (DGAE)

  13. - Colaborar pela sua manutenção, com o Dízimo... A Bíblia fala e condena os que "sonegam" o tributo do templo... + Estamos dando a César o que é de César e a Deus o que é de Deus? Não podemos "sonegar" o nosso tributo nem a Deus, nem à Nação, nem à Comunidade... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 16.10.2011

  14. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Nossa Senhora. CD: Santas Missões Populares Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related