110 likes | 238 Views
Mesopotâmia. Prof. Marcelo Pitana. MESOPOTÂMIA: * Politeístas; * Antropomórficos;
E N D
Mesopotâmia Prof. Marcelo Pitana
MESOPOTÂMIA:* Politeístas;* Antropomórficos; * Grandes Construtores (Zigurates);* Sociedade Hídrica;* Base econômica calcada na agricultura e no comércio de caravanas;* Regime de servidão coletiva;* Política teocrática;* Líder político e religioso: Sacerdote;* Escrita: Cuneiforme.
Sumérios* Povos vindo da Ásia Central;* As mais importantes cidades-estado foram Ur e Lagash; • * Escrita cuneiforme, difundida por toda Mesopotâmia; * A religião suméria destinava-se a este mundo e não oferecia qualquer esperança de uma vida além-túmulo;* Religião politeísta e antropomórfica;* Sistema jurídico provém dos sumérios, a Lei de Talião.
Acadianos* Em 2350 a.C., Sargão I, de Akkad, estabelece o primeiro império da Mesopotâmia, acabando com a autonomia das cidades-estado sumerianas. • * E estabeleceram o primeiro reino militar da história da Mesopotâmia. * Por volta de 2.200 a.C. uma revolta sumeriana, liderada pela cidade de Ur, suplantou o domínio akkadiano.
Domínio Babilônio* Segunda fase mais importante da civilização da mesopotâmia após o estágio sumeriano;* Hamurabi, rei da Babilônia, unifica várias cidades;* “Código de Hamurabi” – legislação severa, que regulamenta a vida no império;* A religião do império é unificada em torno do Deus Samash e das histórias do herói Gilgamesh;* Os reis tornaram-se deuses ou pelo menos alegavam ter a origem divina;* O comércio e a agricultura, sob o controle do estado, ganharam grande impulso;* Em + - 1.100 a.C. a Babilônia é subjugada pelo império assírio.
Império Assírio* Os assírios eram antes de tudo uma nação de guerreiros; * O estado assírio era uma gigantesca máquina de guerra, onde os comandantes do exército constituíam a camada mais rica e mais poderosa do país; * Conhecidos pelo terror que praticavam contra os povos dominados (empalação, decapitação, amputações de orelhas, narizes e órgãos sexuais e outros).
* No Séc. VIII a.C. iniciam a expansão (aproveitando dos recursos naturais de que dispunham e das técnicas aprendidas com sumérios e babilônicos), formando um gigantesco império que atingia o Golfo Pérsico, a Ásia menor e o Egito. * Em 612 a.C. entrou em declínio após a morte do grande líder Assurbanipal. * Surge o II império Babilônico, que dura até 539 a.C. quando a região é tomada pelos Persas.
Império Persa* Pouca coisa se sabe sobre os persas antes do século VI a.C. Ao que parece, até essa época eles viveram isolados nas altas montanhas do Golfo Pérsico.* Em 539 a.C., os persas, sob a liderança de Ciro, aproveitaram o descontentamento e conspirações do império assírio para submeter à cidade da Babilônia. Dentro do pequeno espaço de tempo, fundaram um vasto império, maior do que qualquer outro que já existira.
* Em 525 a.C., Cambises II, filho de Ciro, toma o Egito, mas é assassinado a mando do seu primeiro ministro.* Dario I, ou o Grande assume o poder em 521 a.C. e dá continuidade a política expansionista persa, chegando a ocupar a Grécia.