1 / 10

Mesopotâmia

Mesopotâmia. Prof. Marcelo Pitana. MESOPOTÂMIA: * Politeístas; * Antropomórficos;

Download Presentation

Mesopotâmia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mesopotâmia Prof. Marcelo Pitana

  2. MESOPOTÂMIA:* Politeístas;* Antropomórficos; * Grandes Construtores (Zigurates);* Sociedade Hídrica;* Base econômica calcada na agricultura e no comércio de caravanas;* Regime de servidão coletiva;* Política teocrática;* Líder político e religioso: Sacerdote;* Escrita: Cuneiforme.

  3. “Jardins Suspensos da Babilônia”.

  4. Sumérios* Povos vindo da Ásia Central;* As mais importantes cidades-estado foram Ur e Lagash; • * Escrita cuneiforme, difundida por toda Mesopotâmia; * A religião suméria destinava-se a este mundo e não oferecia qualquer esperança de uma vida além-túmulo;* Religião politeísta e antropomórfica;* Sistema jurídico provém dos sumérios, a Lei de Talião.

  5. Acadianos* Em 2350 a.C., Sargão I, de Akkad, estabelece o primeiro império da Mesopotâmia, acabando com a autonomia das cidades-estado sumerianas. • * E estabeleceram o primeiro reino militar da história da Mesopotâmia. * Por volta de 2.200 a.C. uma revolta sumeriana, liderada pela cidade de Ur, suplantou o domínio akkadiano.

  6. Domínio Babilônio* Segunda fase mais importante da civilização da mesopotâmia após o estágio sumeriano;* Hamurabi, rei da Babilônia, unifica várias cidades;* “Código de Hamurabi” – legislação severa, que regulamenta a vida no império;* A religião do império é unificada em torno do Deus Samash e das histórias do herói Gilgamesh;* Os reis tornaram-se deuses ou pelo menos alegavam ter a origem divina;* O comércio e a agricultura, sob o controle do estado, ganharam grande impulso;* Em + - 1.100 a.C. a Babilônia é subjugada pelo império assírio.

  7. Império Assírio* Os assírios eram antes de tudo uma nação de guerreiros; * O estado assírio era uma gigantesca máquina de guerra, onde os comandantes do exército constituíam a camada mais rica e mais poderosa do país; * Conhecidos pelo terror que praticavam contra os povos dominados (empalação, decapitação, amputações de orelhas, narizes e órgãos sexuais e outros).

  8. * No Séc. VIII a.C. iniciam a expansão (aproveitando dos recursos naturais de que dispunham e das técnicas aprendidas com sumérios e babilônicos), formando um gigantesco império que atingia o Golfo Pérsico, a Ásia menor e o Egito. * Em 612 a.C. entrou em declínio após a morte do grande líder Assurbanipal. * Surge o II império Babilônico, que dura até 539 a.C. quando a região é tomada pelos Persas.

  9. Império Persa* Pouca coisa se sabe sobre os persas antes do século VI a.C. Ao que parece, até essa época eles viveram isolados nas altas montanhas do Golfo Pérsico.* Em 539 a.C., os persas, sob a liderança de Ciro, aproveitaram o descontentamento e conspirações do império assírio para submeter à cidade da Babilônia. Dentro do pequeno espaço de tempo, fundaram um vasto império, maior do que qualquer outro que já existira.

  10. * Em 525 a.C., Cambises II, filho de Ciro, toma o Egito, mas é assassinado a mando do seu primeiro ministro.* Dario I, ou o Grande assume o poder em 521 a.C. e dá continuidade a política expansionista persa, chegando a ocupar a Grécia.

More Related