1 / 16

SÍNDROME DE DOWN

SÍNDROME DE DOWN. Definição. É o distúrbio cromossômico mais comum que se caracteriza por um atraso do desenvolvimento tanto das funções motoras do corpo como das funções mentais. Histórico.

delu
Download Presentation

SÍNDROME DE DOWN

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SÍNDROME DE DOWN

  2. Definição É o distúrbio cromossômico mais comum que se caracteriza por um atraso do desenvolvimento tanto das funções motoras do corpo como das funções mentais.

  3. Histórico -A trissomia do cromossomo 21, foi a primeira anomalia cromossômica detectada na espécie humana , sendo esta descoberta realizada pôr Lejeune, Gautier e Turpin em 1959. -A Síndrome foi caracterizada em 1866 por John Langdon Haydon Down, daí o nome Síndrome de Down.

  4. Genética - 95% dos indivíduos afetados apresenta trissomia do cromossomo 21; portanto sua contagem cromossômica é 47. - 4% têm números normais de cromossomos, sendo que a mutação resulta de uma translocação do braço longo do cromossomo 21 para outro cromossomo (p.ex. 22 ou 14). -1% dos pacientes apresenta mosaicismo, isto é, uma linhagem de células com trissomia e uma linhagem de células normal na mesma pessoa.

  5. - A causa mais comum da Síndrome de Down é a não disjunção meiótica, caracterizando a trissomia. Sendo assim, os pais dessas crianças têm o cariótipo normal e são normais em todos os aspectos.

  6. - 95% do casos de trissomia 21 o cromossomo extra é de origem materna. - No caso do mosaicismo a Síndrome resulta da não disjunção mitótica do cromossomo 21 durante o estágio inicial da embriogênese.

  7. Manifestações clínicas - Hipotonia muscular; - Pregas epicânticas; - Boca pequena, dentes pequenos, língua protusa, palato elevado. - Mãos pequenas, grossas e curtas, prega simiesca;

  8. -pés pequenos; -achatamento da parte de trás da cabeça; -ponte nasal achatada; -orelhas ligeiramente menores; -ligamentos soltos; -pele na nuca em excesso; -retardo mental (QI de 25 a 50)

  9. -89% têm deficiências de audição; -Cerca de 40% destas crianças têm uma cardiopatia congênita; -Crianças com síndrome de Down freqüentemente têm mais problemas oculares que outras crianças; -Entre 15 e 20 por cento das crianças com a síndrome têm hipotireoidismo;

  10. - Há uma freqüência mais alta de problemas ortopédicos nas crianças com a Síndrome. - Há maior predisposição para problemas imunológicos, leucemia, doença de Alzheimer, convulsões, apnéia do sono e problemas de pele.

  11. Incidência O risco de ter uma criança com trissomia do 21 aumenta com a idade materna: - Mães abaixo de 20 anos de idade: 1 em 1.550 nascidos vivos. - Mães na faixa dos 30 anos de idade: 1 em 1.000 nascidos vivos. - Mães acima de 40 anos de idade: 1 em 25 nascidos vivos.

  12. - Nos casos de Síndrome de Down por translocação ou mosaicismo a idade materna não tem importância; -Atualmente, estima-se que existem entre crianças e adultos, mais de 100mil brasileiros com Síndrome de Down; -A Síndrome é relativamente freqüente: em média, de cada 550 bebês que nascem, um tem a síndrome;

  13. - Qualquer casal pode ter um filho com Síndrome de Down, não importando sua raça, credo ou condição social. - Algum problema ocorrido durante a gravidez não pode causar a síndrome; no inicio da gestação quando começa a se formar o bebê, já está determinado se ele terá a Síndrome de Down ou não.

More Related