1 / 8

João 18, 33b-37 34 domingo, último do Tempo Comum –B- Jesus Rei do Universo. Autora: Asun Gutiérrez . Música: Adagio

“O Reino de Deus é um mundo novo no qual o sofrimento foi abolido, um mundo totalmente redimido ou de homens salvos que convivem sob o império da paz e com ausência de toda a relação senhor-escravo” E. Schillebeeckx. João 18, 33b-37 34 domingo, último do Tempo Comum –B- Jesus Rei do Universo.

denali
Download Presentation

João 18, 33b-37 34 domingo, último do Tempo Comum –B- Jesus Rei do Universo. Autora: Asun Gutiérrez . Música: Adagio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “O Reino de Deus é um mundo novono qual o sofrimento foi abolido,um mundo totalmente redimido ou de homens salvosque convivem sob o império da paze com ausência de toda a relação senhor-escravo”E. Schillebeeckx João 18, 33b-3734 domingo, último do Tempo Comum –B-Jesus Rei do Universo. Autora: Asun Gutiérrez . Música: Adagio (Bruch)

  2. A festa de Cristo-Rei do Universo foi instaurada por Pio XI a 11 de março de 1925. Corriamna Europa ares anticlericais e republicanos. Com esta festapretendia-se afirmar a soberania de Cristo e da Igrejaem todas as esferas da vida humana. O Concílio Vaticano II modificou o sentido destaFestividade. Foi talvez olhando e rezando a esse seu Rei que um grupo de bispos, ao concluir o Concílio Vaticano II, se decidiu formular, entre outros, estes compromissos: “Renunciamos para sempre à aparência e à realidade da riqueza, especialmente nos ornamentos, cores brilhantes, galas ricas, insígnias de matéria preciosa, etc. Recusamos ser chamados pelos nomes e títulos que significam grandeza e poder, Eminência, Excelência, Monsenhor. Preferimos ser chamados com o nome evangélico de Padre”. ...

  3. Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus:– Tu és o Rei dos judeus? Para Jesus o Reino de Deus, aqueleque esperava e anunciava, é aquilo que ocorrequando Deus reina, em vez de outro poder qualquer. Significa que a paz, a justiça e o amor reinam entre os seres humanos e nanatureza. O reino de Deus, tema central da mensagem gozosa de Jesus, baseia-se nas Parábolas e nasBem-aventuranças e responde aoprojecto de Deus para a humanidade.Se a esperança activa do reino de Deus foi o decisivo, o fundamental para Jesus, assim o tem de ser também para nós.

  4. Jesusrespondeu-lhe:– É por ti que o dizesouforamoutros que todisseram de Mim?Disse-Lhe Pilatos:– Porventurasoueujudeu? O teupovo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste? O que Ele fezfoiconsolar, escutar, perdoar, curar, libertar, acolher, tocar leprosos, dar de comer, exercer o seu poder lavando os pés a todos, pagar bem por mal,praticar a compaixão e a misericórdia, ofereceralegria, esperança e paz, anunciar que, por fim, se vai implantar a justiça, a protecção, a ajuda para as pessoasempobrecidas, marginalizadas, oprimidas, indefesas. Esta é a promessamelhor que se pode oferecerao mundo e, aomesmo tempo, a maiorameaça para a ordemestabelecida.

  5. Jesusrespondeu:– O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fossedeste mundo, os meusguardas lutariam para que Eu nãofosse entregue aosjudeus. Mas o meu reino não é daqui. O reino de Jesus, reino de justiça e serviço, devecrescer no meio das pessoas e do mundo. Jesusnãofugiu do mundo nem convida ninguém a fugir dele. “O meu reino não é deste mundo” nãodeve levar-nos a despreocupar-nos e evadir-nos. Somos chamados a colaborar naconstrução de um Reino que não se identificacom os poderes deste mundo mas que temos que começar a realizar nele. A isso se dedicouJesus.

  6. Disse-Lhe Pilatos:– Então, Tu ésRei? Pilatos insiste. Jesus responde sem evasivas. Simsourei. Para issovim. Para instaurar um reino de paz e fraternidade, de justiça e respeito pelos dereitos de todos. Reinado que não é só para o futuro, que está presente a partir de agora. “O seudomínio é eterno” (Dan 7, 14).Quem é o rei da minha vida? Quemou o quê reina emmim? Que reis permito que me tirem a minhaliberdade? Quemou o quê determina a minha vida?Hámuitos reis, muitosdeusesdispostos a impedir que sejamospessoaslivres, conscientes, solidárias, comprometidas?...

  7. Jesusrespondeu-lhe:– É como dizes: souRei. Para issonasci e vimao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdadeescuta a minha voz. Jesus identifica a sua realeza com a suamissão. Testemunho e serviço.O poder criadominação, uniformidade, produzdespersonalização e submissão.A força do testemunho e do serviçonão domina, nem se impõe, nem castiga, nem condena, nemexcomunga, mas convence, crialiberdade e unidadenadiversidade e igualdade, autênticacomunhão. Escutarnão é sóouvir, mas comprometer-se com a Pessoa e a forma de actuar de Jesus. Põeemnossasmãos a tarefa de construir o seu Reino no mundo e na vida dos homens e mulheres, transformando-o de acordocom o desejo de Deus.

  8. Pai nosso que estás e reinas no céu,que estás também e queres reinar na terra;ajuda-nos a ser e viver como irmãos.Que o teu nome seja bendito, santificado, respeitado; que todos Te conheçam, e que nós Te demos a conhecer na nossa vida.Que venha o teu Reino: que venha a justiça, a solidariedade, a paz;que ninguém morra de fome, nem de sede, nem de ódio;que ninguém seja explorado, oprimido,que ninguém seja excluído, marginalizado, descriminado. Que venha o teu Reino, o teu Espírito, e se apodere dos nossos corações e comece neles a reinar com força, para que nos empenhemos já em fazer a tua vontade na terra, como se faz no céu; para que antecipemos já no soloo reino de solidariedade que há no céu. AMÉN José E. Ruiz de Galarreta VENHA O TEU REINO

More Related