80 likes | 249 Views
“O Reino de Deus é um mundo novo no qual o sofrimento foi abolido, um mundo totalmente redimido ou de homens salvos que convivem sob o império da paz e com ausência de toda a relação senhor-escravo” E. Schillebeeckx. João 18, 33b-37 34 domingo, último do Tempo Comum –B- Jesus Rei do Universo.
E N D
“O Reino de Deus é um mundo novono qual o sofrimento foi abolido,um mundo totalmente redimido ou de homens salvosque convivem sob o império da paze com ausência de toda a relação senhor-escravo”E. Schillebeeckx João 18, 33b-3734 domingo, último do Tempo Comum –B-Jesus Rei do Universo. Autora: Asun Gutiérrez . Música: Adagio (Bruch)
A festa de Cristo-Rei do Universo foi instaurada por Pio XI a 11 de março de 1925. Corriamna Europa ares anticlericais e republicanos. Com esta festapretendia-se afirmar a soberania de Cristo e da Igrejaem todas as esferas da vida humana. O Concílio Vaticano II modificou o sentido destaFestividade. Foi talvez olhando e rezando a esse seu Rei que um grupo de bispos, ao concluir o Concílio Vaticano II, se decidiu formular, entre outros, estes compromissos: “Renunciamos para sempre à aparência e à realidade da riqueza, especialmente nos ornamentos, cores brilhantes, galas ricas, insígnias de matéria preciosa, etc. Recusamos ser chamados pelos nomes e títulos que significam grandeza e poder, Eminência, Excelência, Monsenhor. Preferimos ser chamados com o nome evangélico de Padre”. ...
Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus:– Tu és o Rei dos judeus? Para Jesus o Reino de Deus, aqueleque esperava e anunciava, é aquilo que ocorrequando Deus reina, em vez de outro poder qualquer. Significa que a paz, a justiça e o amor reinam entre os seres humanos e nanatureza. O reino de Deus, tema central da mensagem gozosa de Jesus, baseia-se nas Parábolas e nasBem-aventuranças e responde aoprojecto de Deus para a humanidade.Se a esperança activa do reino de Deus foi o decisivo, o fundamental para Jesus, assim o tem de ser também para nós.
Jesusrespondeu-lhe:– É por ti que o dizesouforamoutros que todisseram de Mim?Disse-Lhe Pilatos:– Porventurasoueujudeu? O teupovo e os sumos sacerdotes é que Te entregaram a mim. Que fizeste? O que Ele fezfoiconsolar, escutar, perdoar, curar, libertar, acolher, tocar leprosos, dar de comer, exercer o seu poder lavando os pés a todos, pagar bem por mal,praticar a compaixão e a misericórdia, ofereceralegria, esperança e paz, anunciar que, por fim, se vai implantar a justiça, a protecção, a ajuda para as pessoasempobrecidas, marginalizadas, oprimidas, indefesas. Esta é a promessamelhor que se pode oferecerao mundo e, aomesmo tempo, a maiorameaça para a ordemestabelecida.
Jesusrespondeu:– O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fossedeste mundo, os meusguardas lutariam para que Eu nãofosse entregue aosjudeus. Mas o meu reino não é daqui. O reino de Jesus, reino de justiça e serviço, devecrescer no meio das pessoas e do mundo. Jesusnãofugiu do mundo nem convida ninguém a fugir dele. “O meu reino não é deste mundo” nãodeve levar-nos a despreocupar-nos e evadir-nos. Somos chamados a colaborar naconstrução de um Reino que não se identificacom os poderes deste mundo mas que temos que começar a realizar nele. A isso se dedicouJesus.
Disse-Lhe Pilatos:– Então, Tu ésRei? Pilatos insiste. Jesus responde sem evasivas. Simsourei. Para issovim. Para instaurar um reino de paz e fraternidade, de justiça e respeito pelos dereitos de todos. Reinado que não é só para o futuro, que está presente a partir de agora. “O seudomínio é eterno” (Dan 7, 14).Quem é o rei da minha vida? Quemou o quê reina emmim? Que reis permito que me tirem a minhaliberdade? Quemou o quê determina a minha vida?Hámuitos reis, muitosdeusesdispostos a impedir que sejamospessoaslivres, conscientes, solidárias, comprometidas?...
Jesusrespondeu-lhe:– É como dizes: souRei. Para issonasci e vimao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdadeescuta a minha voz. Jesus identifica a sua realeza com a suamissão. Testemunho e serviço.O poder criadominação, uniformidade, produzdespersonalização e submissão.A força do testemunho e do serviçonão domina, nem se impõe, nem castiga, nem condena, nemexcomunga, mas convence, crialiberdade e unidadenadiversidade e igualdade, autênticacomunhão. Escutarnão é sóouvir, mas comprometer-se com a Pessoa e a forma de actuar de Jesus. Põeemnossasmãos a tarefa de construir o seu Reino no mundo e na vida dos homens e mulheres, transformando-o de acordocom o desejo de Deus.
Pai nosso que estás e reinas no céu,que estás também e queres reinar na terra;ajuda-nos a ser e viver como irmãos.Que o teu nome seja bendito, santificado, respeitado; que todos Te conheçam, e que nós Te demos a conhecer na nossa vida.Que venha o teu Reino: que venha a justiça, a solidariedade, a paz;que ninguém morra de fome, nem de sede, nem de ódio;que ninguém seja explorado, oprimido,que ninguém seja excluído, marginalizado, descriminado. Que venha o teu Reino, o teu Espírito, e se apodere dos nossos corações e comece neles a reinar com força, para que nos empenhemos já em fazer a tua vontade na terra, como se faz no céu; para que antecipemos já no soloo reino de solidariedade que há no céu. AMÉN José E. Ruiz de Galarreta VENHA O TEU REINO