190 likes | 851 Views
SULFAMETOXAZOL + TRIMETOPRIMA ( BACTRIM ). ACADÊMICOS. CRISTINA R. ALENCAR. EDSON R. FRIA. SIMONE F.PEREIRA. VIVIANE ORTTI.
E N D
SULFAMETOXAZOL + TRIMETOPRIMA ( BACTRIM )
ACADÊMICOS CRISTINA R. ALENCAR EDSON R. FRIA SIMONE F.PEREIRA VIVIANE ORTTI
A introdução da associação Sulfametoxazol + Trimetoprima, constitui importante avanço no desenvolvimento de fármacos antimicrobianos, clinicamente eficazes, representando também, a aplicação prática de um princípio teórico de que, se duas drogas atuam sobre etapas seqüenciais da via de determinada reação enzimática obrigatória nas bactérias.
Identificação do Produto:Formas Farmacêuticas e Apresentações: Comprimidos:Caixas com 50 envelopes com 10 comprimidos Composição:Cada comprimido contém: Sulfametoxazol ....................................... 400mg Trimetoprima ........................................... 80mg Excipiente adequado q.s.p 1 comprimido Suspensão Oral:Caixas com 50 frascos de 50 mL Composição:Sulfametoxazol ......................................... 40mg Trimetoprima ............................................. 8mg Veículo adequado q.s.p ............................... 1mL
Farmacocinética:A associação Sulfametoxazol + Trimetoprima é rapidamente absorvida, após administração oral e no sangue, são carreados por proteínas. Aproximadamente 44% da Trimetoprima e 70% do Sulfametoxazolsangüíneos, estão ligados às proteínas plasmáticas. A distribuição corpórea da administração oral, ocorre após 1 a 4 horas, e permanece presente até 24 horas após a administração.
As sulfonamidas, especialmente desenvolvidas para efeitos locais no intestino, sofrem rápida absorção pelo trato gastrintestinal Cerca de 70 a 100% de uma dose oral, é absorvido, podendo detectar a presença da sulfonamida na urina, dentro de 30 minutos. Todas as sulfonamidas ligam-se às proteínas plasmáticas, distribuindo-se por todo o corpo inclusive as meninges no Líquido Céfalo Raquidiano (LCR).
Mecanismo de Ação:A atividade antimicrobiana da associação de Trimetoprima + Sulfametoxazol resulta de suas ações sobre duas etapas da via enzimática na síntese do ácido tetraidrofólico. A sulfonamida inibe a incorporação do Ácido aminoparabenzóico (PABA), no ácido fólico, enquanto a Trimetoprima impede a redução do diidrofolato em tetraidrofolato, que é a forma do folato essencial para reações de transferência de compostos de carbono, como por exemplo, na síntese de timidilato a partir de desoxiuridilato.
A toxicidade seletiva para os microrganismos, é obtida de duas maneiras. As células de mamíferos utilizam folatos pré-formados da dieta e não sintetizam o composto. Além disso, a Trimetroprima é um inibidor altamente seletivo da diidrofolato-redutase de organismos inferiores.
Indicações e Espectro antimicrobiano:O espectro antibacteriano da Trimetoprima, assemelha-se ao do Sulfametoxazol, embora a primeira droga seja, em geral, 20 a 100 vezes, mais potente do que a segunda.A maioria dos microrganismos Gram-negativos e Gram-positivos, mostra-se sensível a Trimetoprima; todavia, pode-se verificar o desenvolvimento de resistência, quando do fármaco é utilizado isoladamente
A associação Sulafametoxazol/Trimetropima, está indicada nas seguintes patologias: Infecções do trato urinário, Infecções bacterianas do trato respiratório, Infecções gastrintestinais, Infecções por Pneumocystis carinii, Endocardite bacteriana, Infecções genitais (cancro mole, clamídia, gonorréia, granuloma inguina) e outras infecções.
Efeitos Indesejáveis:Não há evidência que a associação da Sulfametoxazol + Trimetoprima, quando administrados nas doses recomendadas, possa induzir deficiência de folato em indivíduos normais. Todavia, a margem entre a toxicidade em bactérias e no ser humano, pode ser relativamente estreita, quando as células do paciente apresentam deficiência de folato. Nessas circunstâncias, a associação pode causar ou precipitar megaloblastose, leucopenia ou trombocitopenia. Na rotina, a associação parece exercer pouca toxicidade.
Contra-Indicações:O Sulfametoxazol + Trimetoprima é contra-indicado em pacientes que possuam hipersensibilidade aos componentes da droga e em pacientes com história de anemia megaloblástica por deficiência de folato. A associação Trimetoprima + Sulfametoxazol, é contra-indicada em pacientes grávidas, por causa da permeabilidade das sulfonamidas às barreiras placentárias, sendo o mesmo, também excretado no leite materno, assim como em crianças com menos de 1 mês de idade.
Reações Adversas:As reações adversas mais comuns são distúrbios gastrintestinais, como náusea, vômito e anorexia, reações epidérmicas alérgicas como urticárias. Acidentes fatais com a associação da sulfonamida são raras, porém há relatos de síndrome de Stevens-Jonhson, necrólise tóxica epidermal, necrose hepática fulminante, agranulocitose, anemia aplástica, discrasias sangüíneas e hipersensibilidade do trato respiratório.
As reações adversas mais comuns, são:Hematológicas: agranulocitose; anemia aplástica; trombocitopenia; leucopenia; anemia hemolítica ou megaloblástica; hipoprotrombinemia; metemoglobinemia e eosinofilia. Alérgicas: síndrome de Stevens-Jonhson; necrólise tóxica epidérmica; anafilaxia; miocardite alérgica; eritema multiforme; dermatite esfoliativa; angioedema; erupções generalizadas na pele; fotossensibilidade; prurido; urticária e lupus eritematoso sistêmico.
Gastrintestinais: hepatite e necrose hepática; elevação da bilirrubina e transaminase sérica; enterocolite pseudomembranosa; pancreatite; estomatite; glossite; náusea; êmese; dor abdominal; diarréia e anorexia. Urinárias: problemas renais; nefrite; elevação da creatinina; nefrose tóxica com oligúria, anúria e cristalúria. Metabólicas: hipercalemia; hiponatremia. Neurológicas: meningite asséptica; convulsão; neurite periférica; ataxia e dor de cabeça.
Psiquiátricas: alucinação; depressão; apatia e nervosismo. Endócrinas: diurese e hipoglicemia podem ocorrer. Musculares: artralgia e mialgia Sistema respiratório: infiltração pulmonar.
Posologia:As doses devem ser administradas pela manhã e a noite, de preferência após uma refeição e com suficiente quantidade de líquido. Dose habitual 2 comprimidos de 400mg ou 1 comprimido de 800mg para adultos e crianças acima de 12 anos, sendo a dose mínima para tratamento prolongado mais de 14 dias. Dose máxima em casos especiais graves, 3 comprimidos de 800mg a cada 12 horas. Gonorréia: duas doses consecutivas de 4 comprimidos de 200mg com intervalo de 12 horas.
Similares:Assepium, Bactrin, Benectrin, Binoctrin, Dientrin, Duoctrin, Ectrin, Espectrin, Gamactrin, Imuneprin, Infectrin, Metoprin, Septiolan, Silpin, Sulfametoxazol + Trimetoprima.