1 / 19

Vigilância à Saúde - Diadema

Vigilância à Saúde - Diadema. Andréia De Conto Garbin Diretora do Departamento de Vigilância à Saúde 2019. O município de Diadema. 2ª maior cidade em densidade demográfica (12,5 mil habitantes por km², segundo Censo de 2010) Mais de 400 mil habitantes Diadema tem 30,7 km²

doreens
Download Presentation

Vigilância à Saúde - Diadema

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Vigilância à Saúde - Diadema Andréia De Conto Garbin Diretora do Departamento de Vigilância à Saúde 2019

  2. O município de Diadema 2ª maior cidade em densidade demográfica (12,5 mil habitantes por km², segundo Censo de 2010) Mais de 400 mil habitantes Diadema tem 30,7 km² Localizada a 17 km da capital Integra a região do Grande ABC Paulista

  3. As Vigilâncias PROTEGER, VIGIAR, REGULAR

  4. As Vigilâncias AÇÕES FUNDAMENTADAS PARA PROTEGER A SAÚDE DA POPULAÇÃO Contexto atual de saúde: determinantes sociais, transição demográfica e epidemiológica, novas tecnologias etc Reconhecimento dos princípios: conhecimento do território; articulação das ações; descentralização, regionalização, articulação intra e intersetorial; acesso universal; participação da sociedade; direito à informação

  5. Vigilâncias em Diadema AÇÕES FUNDAMENTADAS PARA PROTEGER A SAÚDE DA POPULAÇÃO Processo de descentralização iniciado em 1995 Núcleos de Vigilâncias nas unidades de saúde da rede municipal. Integrar as Redes de Atenção à Saúde Processos de trabalho direito à informação.

  6. Núcleos de Vigilâncias nas unidades:descentralização e regionalização

  7. Comitês, Comissões:intra e intersetorialidade

  8. Redes de Atenção à Saúde:ações transversais

  9. Participação social:ações transversais

  10. ARTICULAÇÃO INTERSETORIAL NO ENFRENTAMENTO DOS ACIDENTES DE TRABALHO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE DIADEMA Conselho Tutelar Comitê Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (CEAPETI) Secretaria de Assistência Social de Cidadania Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), CEREST Estadual Diretoria Estadual da Secretaria do Desenvolvimento Social Secretaria Estadual da Educação.

  11. COBERTURA VACINAL:AÇÃO ARTICULADA SAÚDE E EDUCAÇÃO Identificar atrasos vacinais Atualizar a carteira de vacinação para ampliar as coberturas vacinais Contribuir para a desconstrução de concepções equivocadas sobre as vacinas, como o risco de adquirir doenças graves e risco de morte ao se vacinar.

  12. APOIO A MULHER TRABALHADORA QUE AMAMENTA A partir de 2019, após acordado em reunião geral do departamento, em todas as ações de inspeção são entregues orientações referentes à instalação das salas de Apoio a Mulher Trabalhadora que amamenta.

  13. NORMAS BRASILEIRAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS PARA LACTENTES E PRIMEIRA INFÂNCIA Participação no GT Tutoras da Rede MTA municipal Divulgação e verificação do cumprimento das normas - a NBCAL nos pontos de venda, serviços de saúde, meios de comunicação, eventos etc.

  14. Comissão Técnica encarregada da sensibilização, capacitação e oferecimento de suporte técnico aos responsáveis pela implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde. PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE - PGRSS • Estratégias de logística reversa para outros resíduos que são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana como por exemplo pilhas, lâmpadas, amianto. • investir em estratégias para a destinação dos resíduos recicláveis (papelão, plástico, material de construção, metal, vidro e mobiliários) • identificar e mapear os Ecopontos no território municipal • Hospitais Saudáveis

  15. LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POR CAMINHÕES

  16. PROCESSO ELETRÔNICO Decreto Nº 7.406, de 14 de julho de 2017 Art. 1º - Institui o Processo Eletrônico (PE) no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município de Diadema, a partir de 17/07/2017.

  17. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MORTALIDADE E NASCIDOS VIVOS Os sistemas SIM e SINASC são importantes ferramentas de gestão por possuir variáveis que permitem formulação de indicadores epidemiológicos estratégicos para o planejamento das ações e tomada de decisão em diversas áreas. Devem apresentar informações consistentes e que retratem a realidade epidemiológica local, além de serem monitorados em tempo real a fim de identificar inconsistências. Controle de distribuição, cancelamento e estoque dos formulários de DOS.

  18. MONITORAMENTO DOS INDICADORES

  19. OBRIGADA! andreiagarbin@diadema.sp.gov.br 11 4043.8202

More Related