E N D
2. 2 COM A APROXIMAÇÃO DA PÁSCOA, SERIA INTERESSANTE FALAR UM POUCO SOBRE ESTA COMEMORAÇÃO.
3. 3 O QUE HOUVE FOI UMA APARIÇÃO DO CORPO ESPIRITUAL QUE É ALGO NATURAL. A VIDA DE JESUS É CHEIA DE EXEMPLOS.
4. 4 A ORIGEM DA PALAVRA PÁSCOA É JUDAICA E SIGNIFICA, “PESSACH”, PASSAGEM EM HEBRAICO, DIA EM QUE SE COMEMORA A LIBERTAÇÃO DO POVO HEBREU DO CATIVEIRO.
5. 5 ESTÁ EVIDENTE, AÍ, A REFERÊNCIA DE QUE A PÁSCOA JÁ ERA UMA “COMEMORAÇÃO”, NA ÉPOCA DE JESUS, UMA FESTA CULTURAL E, PORTANTO, O QUE FEZ A IGREJA FOI “APROVEITAR-SE” DO SENTIDO DA FESTA, PARA ADAPTÁ-LA, DANDO-LHE UM NOVO SIGNIFICADO, ASSOCIANDO-O À “IMOLAÇÃO” DE JESUS, NO PÓS-JULGAMENTO, NA EXECUÇÃO DA SENTENÇA DE PILATOS.
6. 6 NO QUE CONCERNE À RESSURREIÇÃO, PODEMOS DIZER QUE A INTERPRETAÇÃO TRADICIONAL APONTA PARA A POSSIBILIDADE DO REAGRUPAMENTO DA ESTRUTURA CORPORAL DO CRISTO, NO POST-MORTEM, SITUAÇÃO TOTALMENTE RECHAÇADA PELA CIÊNCIA, EM VIRTUDE DA DETERIORAÇÃO DO ENVOLTÓRIO FÍSICO.
7. 7 MAS, COMO EXPLICAR, ENTÃO AS “APARIÇÕES” DE JESUS, NOS QUARENTA DIAS PÓSTUMOS, MENCIONADAS PELOS RELIGIOSOS NA ALUSÃO À PÁSCOA?
8. 8 A FENOMENOLOGIA ESPÍRITA (MEDIÚNICA) APONTA PARA AS MANIFESTAÇÕES PSÍQUICAS DESCRITAS COMO MEDIUNIDADES.
9. 9 EM ALGUMAS OCASIÕES, COMO A CONVERSA COM MARIA DE MAGDALA, QUE HAVIA IDO ATÉ O SEPULCRO PARA DEPOSITAR ALGUMAS FLORES E ORAR, PERGUNTANDO A JESUS – COMO SE FOSSE O JARDINEIRO – APÓS VER A LÁPIDE REMOVIDA, “PARA ONDE LEVARAM O CORPO DO RABONI”.
10. 10 PODEMOS ESTAR DIANTE DA “MATERIALIZAÇÃO”, ISTO É, A UTILIZAÇÃO DE FLUIDO ECTOPLÁSMICO – DE SERES ENCARNADOS OU DE ELEMENTOS DA NATUREZA – PARA POSSIBILITAR QUE O ESPÍRITO SEJA VISTO (POR TODOS).
11. 11 NOUTRAS SITUAÇÕES, ESTAMOS DIANTE DE UMA OUTRA MANIFESTAÇÃO PSÍQUICA CONHECIDA, A MEDIUNIDADE DE VIDÊNCIA, QUANDO, PELO USO DE FACULDADES MEDIÚNICAS, ALGUÉM PODE VER OS ESPÍRITOS.
12. 12
13. 13 CURIOSO É QUE ATÉ HOJE NÃO PERCEBERAM O ERRO NA HORA DE FAZER AS CONTAS, SEGUNDO O CREDO CRISTÃO, JESUS MORREU E RESSUSCITOU NO TERCEIRO DIA, MAS COMO SE DE SEXTA ATÉ DOMINGO SÓ SE PASSARAM DOIS?
14. 14 O COELHO, APESAR DE SER UM MAMÍFERO E, POR CONSEGUINTE, NÃO BOTAR OVOS, ASSUMIU O PAPEL DE PRODUTOR E ENTREGADOR DOS OVOS DE PÁSCOA.
15. 15 ISSO DEVIDO À NOTÓRIA CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO DESSES ANIMAIS QUE SE TORNARAM SÍMBOLO DA FERTILIDADE.
16. 16 JÁ O OVO, REPRESENTA O SURGIMENTO DA VIDA E A ORIGEM DO MUNDO. DAÍ SUA RELAÇÃO COM A RESSURREIÇÃO DE CRISTO E A PÁSCOA.
17. 17 MAS FOI COM OS MAIAS E OS ASTECAS QUE TODA ESSA HISTÓRIA COMEÇOU.
18. 18 CHEGA O SÉCULO XX, E OS BOMBONS E OS OVOS DE PÁSCOA SÃO CRIADOS, COMO MAIS UMA FORMA DE ESTABELECER DE VEZ O CONSUMO DO CHOCOLATE NO MUNDO INTEIRO.
19. 19 NESTA PÁSCOA, LEMBRA-TE DE REVERENCIAR OS BELOS EXEMPLOS DE JESUS, QUE O IMORTALIZAM E QUE NOS GUIAM PARA, UM DIA, TAMBÉM ESTARMOS NA CONDIÇÃO EXPERIMENTADA POR ELE, QUAL SEJA A DE “SERMOS DEUSES”, “FAZENDO BRILHAR A NOSSA LUZ”. COMEMORE, UMA “OUTRA” PÁSCOA.
20. 20 A SUA PÁSCOA, A DA SUA TRANSFORMAÇÃO, A REFORMA ÍNTIMA, RUMO A UMA VIDA PLENA.
21. 21 FONTE:
ARTIGO: A PÁSCOA NA VISÃO ESPÍRITAAUTOR: LUCIANO RIBEIRO
***
CONZINHANDO COM ARTE E ALMAhttp://chefdeboracordeiro.blogspot.com/2008/08/paixo-por-chocolate.html
IMAGENS: EXTRAÍDO DA INTERNET