1 / 34

USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA

USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA. Conceito de solo. Camada de material resultante da desagregação de rochas, mais água, ar e restos de animais e plantas mortos e em decomposição. Pode ter apenas alguns centímetros de profundidade ou muitos metros.

dylan
Download Presentation

USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. USANDO O SOLO E ABUSANDO DELESOLO, O SUSTENTO DA VIDA

  2. Conceito de solo Camada de material resultante da desagregação de rochas, mais água, ar e restos de animais e plantas mortos e em decomposição. Pode ter apenas alguns centímetros de profundidade ou muitos metros.

  3. Camadas do solo solo solo subsolo subsolo Rocha - mãe Rocha - mãe

  4. SOLO - CARACTERÍSTICAS • nele encontram-se restos de animais e folhas mortas, que não iniciaram a decomposição; • logo abaixo encontramos o húmus, de cor mais escura e também materiais resultantes da desagregação da rocha como areia, argila e pedrinhas. • nele encontram-se a maioria das raízes das plantas;

  5. SUBSOLO - CARACTERÍSTICAS • camada espessa de cor mais clara, constituída de areia argila e material orgânico, proveniente da camada superior; • contém pouca vida (apenas poucas espécies de seres vivos ) e as raízes mais profundas das árvores; • quase que totalmente formada de partículas minerais: areia, argila e pequenos fragmentos de rocha.

  6. Rocha-mãe ou rocha matriz • rocha que se desagregou para dar origem ao solo; • mais interna das três e contém muitos minerais; • nela não há vida.

  7. A vegetação natural é um importante fator de proteção dos solo; suas raízes mantém as partículas juntas, segurando a terra. As folhas e os ramos impedem ou reduzem o impacto das chuvas no solo, além de proteger sua camada superficial, rica em nutrientes,contra a ação intensa dos raios solares.

  8. FAVELA DA ROCINHA MORRO DO PAVÃO PAVÃOZINHO

  9. EROSÃO

  10. Conceito de erosão É o processo ou conjunto de processos, tais como desgaste, e acumulação, que transformam e modelam a superfície da Terra devido à ação dos agentes naturais, como as chuvas, o transporte do vento, os rios, o gelo (glaciares) e o mar.

  11. Tipos de erosão

  12. PLUVIAL GLACIAL

  13. EÓLICA MARINHA

  14. FORMAS DE PREVENIR EROSÃO Algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a erosão e a consequente desertificação de um terreno são:

  15. Curvas de nível Linhas que estejam numa mesma altura. Isso evita que a água da chuva tenha caminhos prontos , para descer por um terreno inclinado.

  16. Plantio em terraços Se o declive do terreno for muito acentuado, fazer a construção e o plantio em terraços.

  17. MANTER O SOLO COBERTO • Há agricultores que deixam restos dos pés da colheita anterior espalhados sobre o solo para que ele não fique exposto à chuva e ao vento.

  18. REFLORESTAMENTO • Reflorestar as encostas de montanhas.

  19. Quebra-vento • É uma medida usada quando queremos preservar as culturas dos erosão eólica, costumamos plantar vegetais para formar uma barreira mais alta, de preferência três vezes mais, que a cultura que queremos proteger

  20. ASSOREAMENTO

  21. Conceito • Assoreamento é quando as matas ciliares são destruidas e a erosão leva sedimentos,areia ou lixo , fazendo com que o rio fique raso até seque. • No Brasil é uma das causas de morte de rios, devido à redução de profundidade. Os processos erosivos, causados pelas águas, ventos e pelo homem desagregam solos e rochas formando sedimentos que serão transportados.

  22. Queimadas

  23. Queimadas • Satélites fotografam o Brasil e levam ao mundo uma péssima impressão. Todo ano florestas são queimadas ou desmatadas provocando desertificação em extensas áreas brasileiras.

  24. Queimadas • Para os agricultores é uma técnica barata e rápida de preparar o solo para o plantio ou renovar as pastagens para o gado. Assim a vegetação brota verdinha novamente, e os animais têm o que comer.

  25. Queimadas Inicialmente essa prática até parece ser vantajosa, pois promovem a liberação de nutrientes que contribuem para fertilidade do solo. Porém com o passar do tempo, destroem os microrganismos, as minhocas, acaba com o humo, polui a atmosfera com o gás carbônico (CO2),expulsa a fauna local e prejudica as futuras plantações.

  26. Desmatamento

  27. Desmatamento É o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo, para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.

  28. Colheita ecológica • Hoje a colheita ecológica faz parte de uma política de preservação da natureza. Trata-se da obtenção de madeira com certificado, uma forma de extrativismo que não usa tratores. • O selo da madeira com certificado indica que ela foi tirada sem causar impacto no ambiente, isto é, sem esgotar os recursos do meio.

  29. Como é feita a colheita ecológica? • A mata é dividida em zonas e só uma pode ser explorada a cada ano. Essa zona só será explorada novamente quando todas as outras forem exploradas, isso significa um tempo necesário para sua recuperação, para o crescimento das árvores.

  30. Tipos de solo • O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários fatores: o tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar. • Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva. • Já em climas úmidos, com muitas chuvas, a água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.

  31. Tipos de solo ARENOSO ARGILOSO Possui consistência granulosa como a areia. É considerado um solo leve e fácil de escavar. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água. Possui consistência fina, é difícil de cavar e é impermeável a água, precisando ser drenado quando queremos aproveitá-lo para lavoura.

  32. Tipos de solo HUMÍFERO(terra preta) TERRA ROXA • Também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, contém cerca de 10% de húmus e é bastante fértil. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas. • Tipo de solo bastante fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas dearenito-basáltico resultante do maior derrame vulcânico que este planeta já presenciou. É caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devida a presença de minerais, especialmente, ferro.

  33. FIM

  34. Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. Mahatma Gandhi

More Related