1 / 15

Bodyboard

Bodyboard. Fábio Carvalho. O que é o Bodyboard:.

eagan
Download Presentation

Bodyboard

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Bodyboard Fábio Carvalho

  2. O que é o Bodyboard: • Bodyboard, é um desporto, onde o praticante desce a onda deitado ou de joelhos em uma prancha, que tem medidas(médias) de 39 polegadas a 42 polegadas (podendo haver maior ou menor. Para auxílio da prática do desporto, utilizam-se pés de pato - que servem para auxiliar na entrada da onda e na execução de manobras.

  3. Onde surgiu o Bodyboard: • O desporto que deu origem ao Bodyboard era conhecido no Havaí como paipo-board. No fundo é um bodyboard mais erudito fabricado de madeira. O paipo é a prancha reportada como a mais antiga para apanhar ondas, pelo menos que esteja registado, mas é algo que surge como senso comum se pensarmos que é a forma mais obvia de andar nas ondas, e uma evolução natural ao bodysurf. Mais tarde os reis havaianos, e apenas eles construíram pranchas maiores, autênticos troncos, para andar "de pé" nas ondas, uma forma de se distanciarem da plebe. Os nativos em geral continuaram a usar o paipo para se divertirem, algo que veio até aos nossos dias até à invenção da prancha de surf. • O paipo esteve na obscuridade durante algumas décadas, até que o engenheiro químico e surfista americano Tom Morey foi quem deu cara nova ao exporte. Aperfeiçoando a ideia dos nativos, Morey, que morava no Havaí, recriou um paipo usando a primeira prancha de espuma de polietileno. Chamou-lhe bodyboard. Paipo – Board

  4. Bodyboardchegou a ser o desporto nº1 nas ondas mais perigosas • A nível desportivo a performance do Bodyboard chegou a píncaros nunca sonhados por Tom Morey, que apenas tinha planeado um desporto mais acessível a todos, em conformidade com o espírito paipo. No entanto as possibilidades desta prancha revelaram-se imensas, chegando a ser o desporto nº 1 no que toca a desempenhos nas ondas mais perigosas do planeta. Nos picos mais desafiantes do planeta como Pipeline, Teahupoo, SharkIsland, El Fronton ou Cyclops ou Jaws os limites foram e são ditados pelo que os bodyboarders conseguem fazer. Jaws

  5. Manobras: Invert: virar junto com a prancha contra o lip da onda, levantar voo, e retornar a alguma parte da mesma.

  6. Tubo: ficar, durante alguns instantes, totalmente encoberto pela onda, no espaço formado pela parede da onda e a projecção do lip, quando a mesma se quebra. Ryan Hardy

  7. El Rollo: pode ser ou não uma manobra aérea, bater contra o lipda onda, girar num eixo paralelo ao solo em torno de si e retornar a base dela mesma. Somente é considerada aérea caso o executor se separe do lip da onda, verticalmente, durante a realização da manobra.

  8. 360: girar num eixo perpendicular ao solo e no sentido do corte da onda (se estamos descendo uma onda para a esquerda, a rotação é feita para a esquerda), esta manobra pode ser feita em diversas secções da onda.

  9. 360 invertido: girar no sentido contrário (para a direita numa onda para a esquerda), contra a força natural da onda. É mais difícil que o 360 convencional, pontuando melhor em campeonatos (no Brasil pode ser chamado apenas de "invertido").

  10. 360 Aéreo: manobra aérea, bater contra o lip da onda e girar 360 graus, num eixo horizontal, ainda no ar, voltando a aterrar em alguma parte da onda (quando feito no sentido contrário ao corte da onda é chamado 360 aéreo invertido, ou ainda, no Brasil, invertido aéreo).

  11. Drop Knee: andar com um dos pés e o joelho oposto apoiados na prancha em vez de andar deitado.

  12. ARS: Air Roll Spinner (literalmente o El Rollo 360 Aéreo) manobra aérea, onde se executa um El Rollo e, ainda no ar, inicia-se um 360, podendo completá-lo antes ou depois de aterrar na onda novamente. Foi inventada pelo australiano Michael Eppelstun Link

  13. Backflip: manobra aérea, inicia-se como um El Rollo ou Aerial, batendo-se contra o lip da onda e projectando-se no ar, executando um giro num eixo perpendicular ao solo (diferentemente do eixo paralelo seguido pelo El Rollo e ARS). Manobra muito arriscada devido à possibilidade de dano cervical..

  14. Invertido aéreo: manobra executada quando o praticante vai em direcção ao lip da onda, saindo totalmente da mesma executando um 360 invertido no ar, totalmente fora da onda.

  15. Participantes Mundiais: Jeff Hubbard Ryan Hardy Mike Stewart Ben Player • Entre outros: • Mitch Rollins • Neymara Carvalho • Iuri Valadão • Dave Winchester • Catarina Sousa • Guilherme Tâmega • Etc…

More Related