1 / 7

Rede conceptual da Ação

Rede conceptual da Ação.

eden-estes
Download Presentation

Rede conceptual da Ação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Rede conceptual da Ação Recentemente li uma notícia no jornal sobre um jovem pai que se esqueceu de deixar a sua filha bebé no infantário quando ia para o traba­lho. A bebé passou o dia todo trancada no carro num parque de estaciona­mento sobreaquecido, e quando ao fim do dia o pai passou no infantário para a ir buscar, disseram-lhe: "Hoje não a deixou cá". Correu de volta para o carro para a encontrar ainda presa na sua cadeirinha na parte de trás, morta. Se o leitor conseguir, ponha-se na pele deste homem. (...) Não sei mais nada sobre este jovem pai. É concebível que seja um ser humano insensível e irresponsável, um vilão que merece o desprezo de todos nós. Mas também é concebível que seja basicamente uma boa pessoa, uma vítima do azar cósmico. Daniel Dennett, A Liberdade Evolui, Temas e Debates, pp. 20-21. Questão: Trata-se de uma ação ou de um simples acontecimento trágico?

  2. Rede conceptual da Ação 1- Sujeito Agente/ator, o que executa a ação e por ela pode ser responsabilizado; Aquele sobre quem incidem os restantes elementos da ação, para além da responsabilidade;

  3. Rede conceptual da Ação 2- Intenção Objetivo/finalidade/movimento que guia a ação (por vezes a intenção vai-se constituindo no decurso do ato. ex.: quando discutimos); É “O para quê da ação”; o caminho/direção da ação; 3- Motivo: É a razão do agir: a causa; Relaciona-se com o projeto, a meta, o fim da ação, justificando-a (ou não); É o “Porquê da ação”. (Ler Texto 3, p. 55)

  4. Rede conceptual da Ação 4- Deliberação: Pensar/Ponderar/Refletir 5- Decisão: Escolher Juízo de Preferência (Ler Texto Aristóteles, p. 50)

  5. Rede conceptual da Ação Ação voluntária # Ação involuntária Açãovoluntária: é aquela cujo princípio reside no agente, que sabe as circunstâncias concretas e particulares nas quais se processa a ação. Açãoinvoluntária: é aquela cujo princípio é extrínseco ao agente, quer se gere sob coação ou por ignorância (VerTexto Aristóteles, p. 46)

  6. Rede conceptual da Ação 6- Responsabilidade: Capacidade de responder pela ação; Condição da Liberdade.

  7. Rede conceptual da Ação Ação Agente → Intenção → Motivo → Deliberação → Decisão (sujeito) (p/ quê) (porquê) (ponderação) (escolha) Responsabilidade (Assunção) Liberdade

More Related