1 / 48

O APOCALIPSE Luiz Say o

ESCATOLOGIA O MIL

edison
Download Presentation

O APOCALIPSE Luiz Say o

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. O APOCALIPSE Luiz Sayão

    2. ESCATOLOGIA O MILÊNIO CONSENSO EVANGÉLICO SOBRE A VOLTA DE CRISTO - Física e Visível - Haverá sinais - Haverá sofrimento - O arrebatamento - Apostasia - Será repentina

    3. ESCATOLOGIA O MILÊNIO OS SINAIS DA VINDA DE CRISTO Expansão do Evangelho Grande Tribulação Falsos Profetas Sinais do céu O Anticristo A Salvação de Israel

    4. ESCATOLOGIA O MILÊNIO OS TEXTOS MAIS IMPORTANTES DO DEBATE Ap 20.1-6 1Ts 4.13-17 Dn 9.24-27 Mt 24; Mc 13; Lc 21 2Ts 2.1-15 2Pe 3.1-10

    5. ESCATOLOGIA O MILÊNIO A QUESTÃO DA INTERPRETAÇÃO DO APOCALIPSE E DE OUTROS TEXTOS DO MESMO TIPO - FUTURISTA - PRETERISTA - HISTÓRICA - SIMBÓLICA

    8. O AMILENISMO O milênio é a era em que a influência de Satanás sobre as nações sofre grande redução de modo que o evangelho pode ser pregado por todo o mundo. Aqueles que reinam com Cristo por mil anos são os cristãos que morreram e já estão reinando com Cristo no céu. O reino de Cristo no milênio não é um reino físico aqui na terra, mas sim o reino celestial.

    10. O PÓS-MILENISMO diz que o crescimento do evangelho e da igreja se acentuará gradual-mente, de modo que uma proporção cada vez maior do mundo se tornará cristã. Haverá influência cristã signifi-cativa na sociedade que funcionará de acordo com os padrões de Deus e gradualmente virá uma "era milenar" de paz e justiça sobre a terra. O milênio é um longo perío-do e, ao final dele, Cristo voltará, crentes e perdidos ressuscitarão, ocorrerá o juízo final e haverá novo céu e nova terra. Entramos na eternidade.

    16. ESCATOLOGIA O MILÊNIO DIVISÕES DO PRÉ-MILENISMO Pré-Tribulacionista Pós-Tribulacionista Meso-Tribulacionista

    25. A palavra APOCALIPSE é uma transliteração da mesma palavra no grego e significa “desvendamento” ou “revelação”. O livro é reconhecido como obra canônica (inspirado pelo Espírito Santo), atestado pelos seguintes “pais” da Igreja: Hermas (início do século II) Orígenes (primeira metade do século III) Tertuliano (século III) Eusébio ( século III) Justino Mártir (140 d.C.)

    26. APOCALIPSE foi escrito por um homem chamado João. Há três teorias sobre quem é esse João: João, o apóstolo de Jesus Cristo, que escreveu o Evangelho e as três epístolas que levam o seu nome; João, o Ancião, que também seguia a Jesus, que o conheceu, mas que não foi contado como apóstolo; João, o outro, um líder conhecido nas igrejas apostólicas.

    27. Alguns negam que João, o evangelista, o apóstolo de Jesus, escreveu o livro e rejeitam o testemunho dos pais da igreja citados. Argumentos: O grego utilizado em APOCALIPSE é de pouca qualidade, com vários erros gramaticais; O texto dos evangelhos e das epístolas de João era simples, porém claro e correto.

    28. A maioria dos estudiosos crê que na autoria de João o evangelista. Foi escrito deliberadamente desta forma; O estado emocional de João, durante a composição do livro, era de êxtase ante tudo o que via e ouvia; João contava com o serviço de AMANUENSES (escritores contratados para escrever o que alguém ditasse, um “secretário”), mas lá em Patmos, a ilha do exílaio, ele escreveu sozinho, sem a ajuda de ninguém.

    29. Quando foi escrito o livro de APOCALIPSE? Alguns acham que foi logo após o incêndio de Roma, por de NERO no ano 64. Isso explicaria o número 666 da Besta, que é exatamente a soma dos números obtidos em numerais romanos do nome Nero César.

    30. Quando foi escrito o livro de APOCALIPSE? Outros crêem que foi antes de 64, porque João ainda não dominava perfeitamente o grego. Mas esse argumento não é conclusivo.

    31. Quando foi escrito o livro de APOCALIPSE? A teoria mais aceita é que APOCALIPSE foi escrito por João durante o reinado de DOMICIANO (81-96 d.C.), por volta do ano 95. Irineu, um dos “pais” da Igreja, datou o livro nessa época, e Irineu foi um dos protegidos de Policarpo (60-155 d.C.), que foi discípulo de João. Seu testemunho conta muito.

    33. OS NÚMEROS O NÚMERO 7 -? É o número da perfeição, da inteireza, da plenitude. É o número de Deus. No livro do APOCALIPSE há 4 grupos de 7: SETE MENSAGENS (capítulos 2 e 3); SETE SELOS (capítulos 6-8.1); SETE TROMBETAS (8.2-11.16); SETE TAÇAS (15.5-16). Há muitos setes espalhados por todo o livro.

    34. NÚMEROS DEZ -? É o número do completo, da perfeição absoluta. Temos os 10 mandamentos (Ex 20); 10 côvados de cada lado do Santo dos santos; 100 é o número do rebanho de Deus (Lc 15.4-7); 1000 anos de duração do reinado dos Santos (Ap 20.4); Décima geração = para sempre (Dt 23.3; Ne 13.1); 10 pragas do Egito, significando juízo completo, etc.

    35. NÚMEROS DOZE -? É o número do Reino de Deus: 12 tribos de Israel, 12 apóstolos, 24 anciãos representando a Igreja Redimida; 12 portões na Nova Jerusalém; 12 fundamentos nos muros da Cidade Santa. Envolve 3 x 4 = número de Deus e o número do mundo.

    36. CORES BRANCO -? Simboliza inocência, pureza, justiça, idade espiritual, maturidade, perfeição. PRETO -? Simboliza fome, desespero, sofrimento. VERMELHO -? Simboliza o sangue, a guerra, o homicídio, a morte sacrificial. AMARELO -? Cor da vida que se esvai e do reino da morte (Ap 6.8);

    43. Esboço: Primeira Visão: Cristo glorificado /7 igrejas [1-3] Segunda Visão: Trono / 7 selos / 7 trombetas / 7 pragas [4-16] Terceira Visão: Babilônia / Triunfo de Cristo / consumação [17-20] Quarta Visão: Nova Jerusalém – Novos céus e nova terra [21-22]

    46. As sete igrejas da Ásia Éfeso Esmirna Pérgamo Tiatira Sardes Filadélfia Laodicéia

    47. Cartas às Igrejas Marcas das Igrejas: Amor, Sofrimento, Verdade, Santidade, Realidade, Oportunidade, Fervor Cristo conhece cada uma das igrejas: Apocalipse 2. 2, 9, 13, 19, 3.1, 8, 15 Julgamento moral: Elogio e repreensão – Éfeso, Pérgamo e Tiatira Elogio – Esmirna, Filadélfia (mais elogio) Condenação – Laodicéia, Sardes (mais censura) Promessa ao vencedor: Ap 2. 7, 11, 17, 26, 3.5, 12, 21

More Related