130 likes | 248 Views
RELATO DE EXPERIÊNCIAS. DO. GRUPO MACAPÁ. INSTITUIÇÃO. APRESENTAÇÃO. LABORATÓRIO. PÚBLICO. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LAURO DE CARVALHO CHAVES.
E N D
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO GRUPO MACAPÁ
INSTITUIÇÃO APRESENTAÇÃO LABORATÓRIO PÚBLICO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LAURO DE CARVALHO CHAVES Escola Pública Estadual localizada em Macapá-AP no Bairro do Muca.Atende alunos de Classes Especiais nos três turnos. voltar
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO ENSINO ESPECIAL -LIENSP O Laboratório de Informática do Ensino Especial tem por finalidade oferecer suporte tecnológico ao ensino aprendizado dos alunos de Classe Especial. voltar
PÚBLICO ATENDIDO NO LABORATÓRIO Alunos das Classes Especiais da escola e professores, pais de alunos e demais interessados em colaborar com a educação de jovens portadores de necessidades especiais. voltar
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Orientação dada pelos professores aos alunos sobre o uso do computador e seus componentes. • Pesquisas para realizar atividades. • Interatividade do aluno com a tecnologia. • Utilização de softwares educacionais para auxiliar o desenvolvimento educacional dos alunos. voltar
“Pesquisando personagens folclóricos na internet”. Relatos da Atividade de Geografia: Aluno: Ricardo Pinheiro da Silva (Deficiência Física), 1ª série do E.F, dificuldade de aprendizagem, facilidade de relacionamento com colegas e professores de classe, disposição para realizar atividades no computador .
Objetivos propostos na atividade: • Disponibilizar o uso do Laboratório de Informática para os alunos de Classe Especial • Orientar o aluno sobre os sites de pesquisas para encontrar as figuras folclóricas. • Utilizar ferramentas disponíveis no editor de texto para salvar e arquivar as figuras pesquisadas. • Desenvolver uma prática pedagógica construtiva de aprendizagem.
PROCEDIMENTOS: Diante da atividade proposta para o aluno desenvolver seus conhecimentos formais na disciplina, foi verificado pelo professor o desinteresse por ele em realizá-la, sendo assim, a sugestão de pesquisá-la na Internet como forma de incentivar o aluno foi colocada em prática , durante a realização da atividade observou-se a diferença de comportamento dele, para melhor, já que o recurso oferecido para que se cumprisse a tarefa aguçou sua curiosidade e animou-o. Problemas surgiram durante a realização das tarefas com relação ao uso de ferramentas, mas foram superadas pela força de vontade e determinação do aluno e do professor mediador.
AVALIAÇÃO Avaliando a atividade desenvolvida pelo aluno dentro de suas possibilidades físicas, e da proposta utilizada pelo professor mediador, concluiu-se que é importante utilizar os recursos tecnológicos do laboratório para auxiliar os alunos de classe especiais nas suas tarefas escolares, com o propósito de motivá-los pedagogicamente de forma colaborativa no âmbito do processo ensino-aprendizagem. O aluno comportou-se muito bem e demonstrou bastante interesse pelo assunto no laboratório, enfim, é muito vasto e rico a prática escolar utilizando como auxílio os recursos pedagógicos da informática.
CONCLUSÃO Os objetivos propostos pelo professor foram atingidos de forma sgnificativa e dentro do esperado, já que o aluno reagiu bem a finalidade da atividade. A alteração que pode e deve ser feita, é quanto a estratégia e ao incentivo das atividades propostas em classe, para que o aluno procure desenvolvê-las mesmo sem o recurso do computador.
Reflexões sobre a atividade: • As atividades são viáveis e trazem mudanças para os alunos e também para os professores no laboratório, uma vez que todos se empenham para realizá-las. • A equipe está se preparando e buscando cada vez mais conhecimentos dentro do campo da informática para melhorar a qualidade do ensino no laboratório. • Os professores sentiram-se muitos satisfeitos em realizar as atividades propostas, pois para eles interagir com alunos e computador é descobrir novas formas de educar e reformular conceitos quanto à utrilização de tecnologias nas atividades com os alunos.
Conclusões sobre as reflexões de atividades: É possível sim, construir construir um Plano de Ação Pedagógica para o Laboratório de Informática da Instituição, dentro das possibilidades e dos recursos disponíveispara implementá-los, pois dessa forma os benefícios que ele trará para os alunos se bem planejados muito significativos e serão executados na sua totalidade, sem prejuízo algum quanto a sua realização tanto para a instituição quanto para os alunos. Toda ação pedagógica para ser implantada na escola tem que envolver todos os profissionais da educação que nela atuam, e é fundamental que os professores da instituição participem para que o propósito a ser atingido por ela se realize. E o planejamento da ação deve acima de tudo envolver os professores, sendo este o primeiro passo para que objetivo proposto alcance o sucesso esperado.