370 likes | 1.29k Views
Função sobrejetora , injetora e bijetora. Autores: Rosana Maria Mendes Karine Angélica de Deus Iara Letícia Leite de Oliveira Simone Uchôas Guimarães Ricardo de Almeida Souza Colaboração: José Antônio Araújo Andrade. Função Sobrejetora.
E N D
Função sobrejetora, injetora e bijetora Autores:Rosana Maria Mendes KarineAngélica de Deus Iara Letícia Leite de Oliveira Simone Uchôas Guimarães Ricardo de Almeida Souza Colaboração: José Antônio Araújo Andrade
Função Sobrejetora Para todo y e B, sempre temos e A, ou seja, o conjunto imagem é igual ao contradomínio.
Função Injetora Para quaisquer valores de x E A, com x1 = x2, temos f(x1)=f(x2). Observe que quaisquer dois elementos do domínio têm como imagem elementos distintos do contradomínio
Função Bijetora A função bijetora se for sobrejetora e injetora. Observe que o contradomínio é igual ao conjunto imagem, logo é sobrejetora; e que quaisquer dois elementos do domínio têm como imagem elementos distintos do contradomínio, logo é injetora.
Exemplos: Classifique as funções representadas em cada diagrama como sobrejetora, injetora ou bijetora. Observe que o conjunto imagem é igual ao contradomínio, logo a relação é sobrejetora, e como um correspondente em B não é distinto para quaisquer dois elementos de A então dizemos que não é injetora, logo também não é bijetora.
Observe que o conjunto imagem não é igual ao contradomínio, logo a relação não é sobrejetora, e como um correspondente em B é distinto para quaisquer dois elementos de A então dizemos que a relação é injetora, logo não é bijetora.
Observe que o conjunto imagem é igual ao contradomínio, logo a relação é sobrejetora, e como o correspondente em B é distinto para quaisquer dois elementos de A então dizemos que a relação é injetora, logo é bijetora.