1 / 7

Função sobrejetora , injetora e bijetora

Função sobrejetora , injetora e bijetora. Autores: Rosana Maria Mendes Karine Angélica de Deus Iara Letícia Leite de Oliveira Simone Uchôas Guimarães Ricardo de Almeida Souza Colaboração: José Antônio Araújo Andrade. Função Sobrejetora.

elinor
Download Presentation

Função sobrejetora , injetora e bijetora

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Função sobrejetora, injetora e bijetora Autores:Rosana Maria Mendes KarineAngélica de Deus Iara Letícia Leite de Oliveira Simone Uchôas Guimarães Ricardo de Almeida Souza Colaboração: José Antônio Araújo Andrade

  2. Função Sobrejetora Para todo y e B, sempre temos e A, ou seja, o conjunto imagem é igual ao contradomínio.

  3. Função Injetora Para quaisquer valores de x E A, com x1 = x2, temos f(x1)=f(x2). Observe que quaisquer dois elementos do domínio têm como imagem elementos distintos do contradomínio

  4. Função Bijetora A função bijetora se for sobrejetora e injetora. Observe que o contradomínio é igual ao conjunto imagem, logo é sobrejetora; e que quaisquer dois elementos do domínio têm como imagem elementos distintos do contradomínio, logo é injetora.

  5. Exemplos: Classifique as funções representadas em cada diagrama como sobrejetora, injetora ou bijetora. Observe que o conjunto imagem é igual ao contradomínio, logo a relação é sobrejetora, e como um correspondente em B não é distinto para quaisquer dois elementos de A então dizemos que não é injetora, logo também não é bijetora.

  6. Observe que o conjunto imagem não é igual ao contradomínio, logo a relação não é sobrejetora, e como um correspondente em B é distinto para quaisquer dois elementos de A então dizemos que a relação é injetora, logo não é bijetora.

  7. Observe que o conjunto imagem é igual ao contradomínio, logo a relação é sobrejetora, e como o correspondente em B é distinto para quaisquer dois elementos de A então dizemos que a relação é injetora, logo é bijetora.

More Related