1 / 1

Projetar, construir e implementar um protótipo de Conversor CC-CC utilizando uma técnica de

CONVERSOR SEPIC COM CONTROLE MPPT Rodrigo Formighieri Jovens Talentos para Ciência/CAPES João Américo Vilela. Projetar, construir e implementar um protótipo de Conversor CC-CC utilizando uma técnica de controle com seguidor de MPPT que permite aproveitar melhor a capacidade de geração

elisa
Download Presentation

Projetar, construir e implementar um protótipo de Conversor CC-CC utilizando uma técnica de

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONVERSOR SEPIC COM CONTROLE MPPTRodrigo FormighieriJovens Talentos para Ciência/CAPESJoão Américo Vilela Projetar, construir e implementar um protótipo de Conversor CC-CC utilizando uma técnica de controle com seguidor de MPPT que permite aproveitar melhor a capacidade de geração de energia dos painéis fotovoltaicos, extraindo a máxima potência que os mesmos são capazes de fornecer para diferentes condições de radiação solar e de temperatura, sendo esse sistema utilizado para carregar um banco de baterias. Em vermelho (Pmax) a potência disponível no painel e em azul (Po) a potência que o conversor extrai do painel e abastece a bateria. Observa-se que a potência extraída oscila em um valor sempre abaixo ou igual ao da potencia máxima, mas sempre muito próximo da mesma, oque corresponde ao comportamento padrão do MPPT. A técnica de controle escolhida para extração da máxima potência dos painéis foi a Perturba e Observa (P&O), que gera pequenas perturbações na potência drenada nos painéis e observa os resultados obtidos. Em função desses resultados o controle decide qual o próximo passo de atuação e isso é feito periodicamente em períodos da ordem de milissegundos, permitindo assim, acompanhar qualquer variação da incidência solar. A utilização de técnicas de controle de potência na aquisição de energia de um painel solar contribui para o aumento da eficiência destes equipamentos, oque os torna cada vez mais interessantes para o uso tanto em pequenas residências, quanto para aplicações em grande escala (usinas), além de abrir espaço para um futuro mais a par de questões ecológicas. Eliton Fuchs: “Conversor Sepic com Controle MPPT” – Universidade Federal do Paraná, trabalho de conclusão de curso, 2012.

More Related