1 / 18

O QUE É?

O QUE É?. Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém . A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

emmet
Download Presentation

O QUE É?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O QUE É? • Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

  2. A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se.

  3. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

  4. Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo

  5. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. O termo é também sinônimo de celebridade.

  6. Pode-se definir também personalidade por um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo sistema psicológico de um indivíduo, outra definição seria: a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente.

  7. Mais claramente, pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

  8. A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta.

  9. A psicanálise afirma que esta estrutura está formada, como base, por volta dos 4 ou 5 anos; Piaget coloca que a personalidade começa a se formar muito mais tarde, entre 8 e 12 anos.

  10. Os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do indivíduo no seu meio social, cultural, religioso, etc.

  11. Caráter • É um termo que os teóricos preferem não usar devido à diversidade de usos existentes, para designar os aspectos morais dos indivíduos. Eventualmente, podemos encontrá-lo na referência a reações afetivas, ou, mais comumente, para designar aquilo que diferencia um indivíduo de outro, a marca pessoal de alguém.

  12. Temperamento • Deve ser entendido como uma alusão aos aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica que interferem no ritmo individual, no grau de vitalidade ou emotividade dos indivíduos. • Pode-se dizer que os indivíduos têm uma quantidade de energia vital, amior ou menor, que dará a tonalidade de seus comportamentos. Ex. Mais calmo, mais agitado.

  13. Teorias da Personalidade • Determinismo Ambiental – “Tábula Rasa” – O homem vai adquirindo estrutura e conteúdo pela estimulação do meio, pelas inúmeras situações de aprendizagem que compõem o cotidiano e a vida inteira. O homem é pensado como passivo e reativo

  14. Teorias da personalidade • Hereditariedade - O ambiente atua sobre uma base biológica, o organismo. Há uma estrutura biológica que determina o desenvolvimento físico e a modelagem de comportamento.

  15. As inúmeras concepções de personalidade, os diferentes modos de compreender sua estrutura e funcionamento refletem a diversidade de concepções filosófica sobre o que é o homem, o que é a ciência.

  16. As diferentes teorias são diferentes recortes de um mesmo homem, que pensa, sente, age, se autoconhece e se transforma. Não há uma teoria que englobe todos os conhecimentos acumulados nesta área de estudo e suopere esta diversidade.

  17. Necessidades do ser humano • 1) De relacionamento (p/ assegurar o cuidado mútuo, a compreensão) • 2) De transcendência ( capacidade de raciocinar, imaginar, criar, - p/ superar sua natureza animal, instintiva) • 3) De Segurança (solidariedade, fraternidade) • 4) De Identidade ( desenvolver seu potencial) • 5) De orientação (p/ pautar sua conduta)

  18. A personalidade de cada um desenvolve-se de acordo com as “oportunidades” e condições que a sociedade oferece. Se a sociedade faz exigências contrárias à propria natureza humana – por exemplo – não lhe oferecendo as condições de se desenvolver enquanto ser criativo, de segurança – frustra e determina a alienação de sua condição humana.

More Related