770 likes | 1.11k Views
O PREÇO DE SER UM LÍDER. A verdadeira liderança sempre exige um alto preço do líder, e quanto mais eficaz a liderança, maior será o preço a ser pago.
E N D
O PREÇO DE SER UM LÍDER • A verdadeira liderança sempre exige um alto preço do líder, e quanto mais eficaz a liderança, maior será o preço a ser pago. • Se você aceitou o desafio de ser um líder para impactar a sua geração, deve se preparar para aceitar e enfrentar o custo, que vem com a responsabilidade daliderança.
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA Os desafios que os verdadeiros líderes devem suportar 1 - SACRIFÍCIO PESSOAL Os verdadeiros líderes estão sempre dispostos a dar a sua vida por objetivos que são maiores do que seu próprio bem-estar. Você jamais terá um grande trabalho na igreja, se não estiver disposto a pagar o preço pela conquista. “ Quem acha a sua vida perdê-la-á: quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Mt 10:39).
OS DESAFIOS DA LIDERANÇA 2- REJEIÇÃO • Se você quiser aceitar o chamado paraser líder, deve estar preparado para ser rejeitado e incompreendido por alguns. Ex: Jesus Cristo e o apóstolo Paulo. • Rejeição nem sempre significa que você está errado, mas indica sim, que você está desafiando outros a mudar.
DESAFIOS DA LIDERANÇA 3 -CRÍTICA. A crítica é o maior teste de maturidade de um líder. Se você não estiver pronto e aberto para receber acrítica, não estará pronto para ser um líder. Se você não quer ser criticado, então é melhor não fazer nada.
DESAFIOS DA LIDERANÇA 4 - SOLIDÃO Os grandes líderes que têm mudado o mundo e impactado sua geração, eram almas solitárias e visionários. Se você não está disposto a permanecer convicto e solitário na sua visão, poucos estarão inclinados a ficar com você.
DESAFIOS DA LIDERANÇA 5 – PRESSÃO O Senhor Jesus Cristo experimentou este preço no jardim do Getsêmani, quando lutou com a decisão que afetaria o futuro do mundo inteiro. Qualquer líder deve estar preparado para enfrentar as pressões da vida. E elas vêem de todos os lados.
DESAFIOS DA LIDERANÇA 6- FADIGA A liderança faz pesadas exigências ao líder. Não há meio de se tornar um líder eficaz sem ser às vezes afetado peloestresse, e o cansaço físico e mental. Todo líder deve cuidar bem da saúde para suportar as caras que exige uma liderança eficaz.
OS PERIGOS DA LIDERANÇA O apóstolo Paulo escreveu a respeito dos perigos da liderança (1Co 9:27) pois ele mesmo estava consciente dos riscos que um líder corre ao se colocar diante dessa tarefa tão nobre e árdua. ” Mas esmurro o meu próprio corpo e o reduzo á escravidão, para que tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Co 9:27).
OS PERIGOS DA LIDERANÇA 1-POPULADRIDADE A liderança por sua natureza peculiar, conduz ao desenvolvimento do “Culto da personalidade”. O verdadeiro líder se resguardará desta tentação, canalizando a afeição dos seus seguidores para oSenhor Jesus Cristo e para a visão para qual eles foram chamados.
OS PERIGOS DA LIDERANÇA 1-POPULARIDADE “ Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, não é evidente que andais segundo oshomens? Que é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus quedá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.” (1Co 3:4-9)
OS PERIGOS DA LIDERANÇA 2 –ORGULHO - (Pv 16:5; 2Cr 26:) Aposição de liderança eleva naturalmente o indivíduo, a posição de proeminência e importância aos olhos de muitos. O orgulho é muito ilusório e difícil de detectar por aquele que o possui. Os verdadeiros líderes estão sempre conscientes de que são privilegiados em servir e devem cada parcela do sucesso ou realização a Deus e a cooperação de outros. Os autênticos líderes nunca se esquecem de onde vieram, e vivem para traze outros ao ponto de onde estão.
OS PERIGOS DA LIDERANÇA 2 –ORGULHO - (Pv 16:5; 2Cr 26:) Aposição de liderança eleva naturalmente o indivíduo, a posição de proeminência e importância aos olhos de muitos. O orgulho é muito ilusório e difícil de detectar por aquele que o possui. Os verdadeiros líderes estão sempre conscientes de que são privilegiados em servir e devem cada parcela do sucesso ou realização a Deus e a cooperação de outros. Os autênticos líderes nunca se esquecem de onde vieram, e vivem para traze outros ao ponto de onde estão.
OS PERIGOS DA LIDERANÇA “Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune.” (Provérbios 16:5). “ Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.“ (2 Cr 26:16).
OS PERIGOS DA LIDERANÇA 3 - Acreditam que são indispensáveis. Um dos maiores perigos para os líderes é a convicção de que eles são indispensáveis, insubstituíveis. E que o sucesso de tudo depende somente deles. Pelo contrário os verdadeiros líderes reconhecem que receberam o privilégio e a breve oportunidade de servir a sua geração com os dons que receberam e tem a obrigação de preparar outros para substituí-los.
OS PERIGOS DA LIDERANÇA 4 – Ciúme. Há uma tentação de medir o próprio sucesso em comparação com êxito dos outros. Isto é perigoso, pois é o início do nascimento de um espírito ciumento. O verdadeiro líder não mede o seu sucesso, comparando-se aos outros, mas com a sua visão e propósito. Deus não recompensará você pela competição, mas sim pela obediência a sua própria visão.
MANUAL DE LÍDERES MINISTÉRIO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA CRISTÃ DE VILA DA PENHA Pr. Ari Caetano do Nascimento Tels: (021) 30131415/33912440 Celular: 99965190
MOTIVAÇÃO DA EQUIPE Como motivar a sua equipe do G.F.C.M.? Definição de motivação: ”É força ou impulso que leva as pessoas a agirem de uma forma específica, no objetivo que o grupo tem como meta”.
MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 1- Discutir e concordar É preciso dar oportunidades ás pessoas para que elas discutam as metas e os objetivos e façam comentários esugestões. As pessoas merecem ser tratadas de igual maneira, que se mostre algum respeito pelo que elas sentem, pensam e dizem.
MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 2- Incentivar e reconhecer Cada avanço dos seus liderados deve serreconhecido e todos os seus êxitos devem ser elogiados. Incentive seus liderados a melhorarem os seus pontos fracos. Ajude-os nas suas dificuldades e ensine-os que é possívelsuperar as debilidades. (Abraham Lincoln).
MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 3 - Reavaliar e corrigir Ao trabalhar com o seu grupo, você deve avaliar e reavaliar constantemente suas metas e objetivos á luz da capacidade, de trabalho e de desempenho de seus liderados.
MOTIVAÇÃO DA EQUIPE 4 - Conheça as pessoas que trabalham com você. É importante que você não compareos membros de sua equipe da mesma maneira. São todos indivíduos com personalidades e gostos diferentes, desejos e necessidades em constante mudança. Cada um possui a sua esquisitice, e é assim que eles devem ser aceitos.
PERITOS NA OBRA DO SENHOR • Existem pelos menos quatro tipos de pessoas que consideramos peritos na obra e precisamos contar com eles. 1- O PENSADOR Pode ser também chamado de “cheio deidéias”. Está sempre preocupado com avisão, de como vão ser realizados os objetivos. Sempre tem uma série de idéias e sugestões.
PERITOS NA OBRA DO SENHOR 2 - O ORGANIZADOR Esse pode trabalhar lado a lado com o pensador. Ele sempre fica atento aos detalhes, organizando e coordenando as tarefas. Sua tendência é ser calmo, disciplinado, metódico e eficiente.
PERITOS NA OBRA DO SENHOR 3 - O REALIZADOR Esse é o que faz as coisas acontecerem, é aquele do estilo “vamos por a mão na massa”. É uma pessoa extrovertida, uma pessoa de ação, impulsiva, impaciente com indecisões e demoras. Com freqüência, o idealizador domina o grupo. Ele faz primeiro e pensa depois é sempre temperamental.
PERITOS NA OBRA DO SENHOR 4 - O ANALISADOR É aquele que quase sempre está isolado da equipe. Um pouco alheio ou distante. Tem tendência de analisar todas as idéias, sugestões e ações de modo cuidadoso e objetivo.
CADA MEMBRO UM MINISTRO Qual o objetivo que nós temos de que cada crente se torne um líder de Grupo Familiar de Crescimento e Multiplicação? 1- Porque é um mandamento. 2- Porque faz parte da visão.”cada membroum ministro”. 3- Porque revela o compromisso com avisão.
CADA MEMBRO UM ANFITRIÃO 1- Porque faz parte da nossa visão e objetivo: cada casa uma micro-igreja”. 2- Porque revela o compromisso que temos com a igreja. 3- Porque é uma oportunidade dada por Deus para crescimento espiritual. 4- Porque cremos que a benção de Obede-Edom também é para nós. (2 Sm 6:10-12)
A BENÇÃO DE OBEDE-EDOM “Não quis Davi retirar para junto de si a Arca do Senhor, para a Cidade de Davi; mas fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa. Então, avisaram a Davi, dizendo: “O Senhor abençooua casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da Arca de Deus; foi , pois, Davi e, com alegria, fez subir a Arca de Deus da casa de Obede-Edom, á Cidade de Davi.” (2 Sm 6:10).
QUALIDADES DO ANFITRIÃO 1- Ser sensível. 2- Intenso diante de Deus. 3- Ter encargo pelo G.F.C.M. 4- Ser amoroso. 5- Ser educado. 6- Ser hospedeiro.
QUALIDADES DA RESIDÊNCIA Quais as qualidades da residência para funcionar um G.F.C.M.? 1- Ser um local estratégico. 2- Um lugar que esteja próximo dos membros. 3- Um lugar onde realmente seja necessário. 4- Onde seja possível alcançar o maiornúmero de pessoas possível.
QUALIDADES DA RESIDÊNCIA 5- Onde os moradores tenham um bomtestemunho de vida cristã. 6- Local de fácil acesso. 7- Que não fique num fundo de quintal. 8- Que seja de fácil acesso para as pessoaschegarem. 9- Um ambiente propício.
FUNÇÕES DO ANFITRIÃO 1- Convidar seus vizinhos e visitantes que vieram na igreja no culto público. 2- Ter um bom testemunho com os de fora. 3- Receber as pessoas que durante outros dias procurem o G.F.C.M. 4- Participar ativamente do G.F.C.M. 5- Receber bem as pessoas em sua casa com alegria e satisfação.
TIPOS DE ANFITRIÕES 1-O ANFITRIÃO INDIFERENTE. A- Não participa da reunião. B- Não recebe as pessoas calorosamente. C- Não se envolve com a reunião e muito menos com os participantes. D- Apatia em relação ás necessidades das pessoas. Lema: “Já faço muito em liberar a casa para fazer a reunião”.
TIPOS DE ANFITRIÕES 2-O ANFITRIÃO FALANTE. A- Não dá oportunidade para o líder e nem para os membros do G.F.C.M. B- Tende a monopolizar todas asatenções. C- Fala o que não deve. D- Torna-se inconveniente. Lema: “Eu falo e os outros ouvem”.
TIPOS DE ANFITRIÕES 3-O ANFITRIÃO CONSTRANGEDOR. A- Não dá Liberdade para o uso da casa. B- Restringe áreas essenciais. C- Mostra descontentamento com incidentes durante as reuniões. Lema: “A minha casa não está á disposição do G.F.C.M.”.
TIPOS DE ANFITRIÕES 4-O ANFITRIÃO CONTROLADOR. A- Veio ao grupo familiar tem que andar na minha cartilha. B- “Cuida” da vida dos membros do G.F.C.M., mais do que da sua própria casa.. C- É bisbilhoteiro. D- Tenta manipular o líder. Lema: “Ajoelhou tem que rezar”.
TIPOS DE ANFITRIÕES 5-O ANFITRIÃO MAL-HUMORADO. A- Nunca sorri. B- O dia que o Senhor fez está sempre ruim. C- A alegria da salvação ele ainda não conhece. D- Tira a liberdade do convidado. Lema: “No mundo tereis aflições”.
TIPOS DE ANFITRIÕES 6-O ANFITRIÃO IDEAL. A- É gentil no acolhimento. B- É espontâneo nos relacionamentos. C- É educado para dar orientação quanto ao uso da casa. D- Participa intensamente da reunião. E- É paciente para tratar dos incidentes. Lema: “O G.F.C.M. é a minha família”.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 1- AMOR INCONDICIONAL A- Eu decidi amá-los, edificá-los e aceitá-los em amor. B- Posso não concordar com suas ações mas vou amá-los.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 2- CONVERSA CONFIDENCIAL A- O que for compartilhado á nível de debilidade pessoal, no G.F.C.M., morre no g.f.c.m. B- O líder tem autonomia para envolver com os seus superiores (supervisor e pastor) na situação quando for necessário.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 3- SER TRANSPARENTE A- empenhar-me-ei o máximo para tornar-me mais aberto. B- Meus sentimentos, minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores eu compartilharei com o meu discipulador.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 4- PRESTAÇÃO DE CONTAS A- Aceito ser desafiado, questionado e confrontado em amor pelos meus líderes.. B- Preciso de sua correção e repreensão para me aperfeiçoar.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 5- SENSIBILIDADE A- Serei sensível ás pessoas e a suas necessidades. B- Coloco-me á disposição para ajudar e tirá-los do desanimo e isolamento.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 6- DISPONIBILIDADE A- O que tenho;Tempo, energia, bens estão á disposição do G.F.C.M. se precisarem.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 7- HONESTIDADE A- Serei sincero em relação aos meus sentimentos a respeito de vocês. B- Não deixarei que as frustrações mútuas se tornem em amarguras.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 8- ASSIDUIDADE A- Não faltarei ás reuniões. B- Se isso acontecer avisarei o meu líder com antecedência e ainda falarei o motivo.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 9- ALCANÇAR OUTROS A- Vou me sacrificar para conquistar os que estão fora da comunhão. B- Farei o que puder para trazer duas ou mais pessoas ao G.F.C.M.
COMPROMISSO E ALIANÇAS Alianças e compromissos que precisamos fazer dentro do G.F.C.M. 10- uma aliança de oração A- Comprometo-me a orar por vocês de forma regular. B- Serei um participante espiritual e não um ouvinte passivo.
GRUPO FAMILIAR REFERENCIAL Características de um grupo familiar que é referencial e modelo. 1- É UM GRUPO FAMILIAR QUE POSSUI UM LÍDER FORTE. A - O líder forte é aquele que ora, jejua e se alimenta da Palavra de Deus e se enche constantemente do Espírito Santo. B - Líder forte é aquele que é determinado e perseverante. C - A vida de oração do líder é o fator mais importante para saúde e multiplicação do grupo.