210 likes | 287 Views
A MÍDIA ATRAVÉS DA TELEVISÃO. Jose. Orientadora: Daniela Viegas Marketing 2A. GRUPO : JOSÉ PEREIRA MARCELO BOLIVAR MARCOS SILVA ONALLE DUARTE ROSANY BRANDÃO SANDRO ROBERTO SARA CHAVES WEMERSON HUGO. Jose. Guerreiros Do Marketing.
E N D
A MÍDIA ATRAVÉS DA TELEVISÃO Jose Orientadora: Daniela Viegas Marketing 2A
GRUPO: JOSÉ PEREIRA MARCELO BOLIVAR MARCOS SILVA ONALLE DUARTE ROSANY BRANDÃO SANDRO ROBERTO SARA CHAVES WEMERSON HUGO Jose Guerreiros Do Marketing
A televisão teve início no Brasil em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no Brasil, a TV Tupi. Hoje, a televisão representa um fator importante na cultura popular moderna. Em 2007, no dia 2 de dezembro, inicialmente na cidade de São Paulo a TV Digital. Marcos
Sandro A televisão geralmente é reconhecida como o mais poderoso meio de propaganda, porque permite visão, som, cor, movimento e alcança um amplo espectro de consumidores – mais de 87% dos domicílios brasileiros possuem televisores. O impacto da TV como veículo de comunicação é inquestionável, sendo o mais consumido, acima de 3 horas e meia diária. Mas a principal característica é por ser o meio de maior carisma entre as pessoas, fascínio este que, sem dúvida, transfere à propaganda nela veiculada.
Os comerciais podem ser veiculados em âmbito nacional ou em uma praça específica. Normalmente são produzidos em 15, 30, 45 e 60 segundos, sendo que alguns grandes anunciantes utilizam até mais tempo. Quase 60% do investimento publicitário no Brasil é através da televisão. Jose
Wemerson Diretrizes No planejamento da publicidade de TV, o anunciante deve obedecer às seguintes diretrizes: Continuidade - ela requer continuidade, repetição. Consistência – é recomendável ,manter uma diretriz consistente. O espírito das mensagens deve ser mantido, de modo a incutir nos ouvintes uma idéia clara e duradoura. Objetividade- torne os textos bem objetivos, evite generalidades vagas e frases batidas.
Vantagens: • Cobertura de massa; • Amplo alcance; • Impacto da visão, som e movimento; • Alto prestígio; • Baixo custo por mil; • Prende a atenção; • Imagem favorável. Marcelo • Desvantagens: • Baixa seletividade; • Vida curta da mensagem; • Alto custo absoluto; • Alto custo de produção; • Efeito zapping; • Saturação.
E como podemos saber quantas pessoas assistem a cada programa? E que tipo de pessoas são? Quantos consumidores potenciais de um produto assistem a este ou àquele programa? É para isso que existem as pesquisas de audiência. E as emissoras de TV, bem como a maioria das agências de propaganda, compram essas pesquisas para mostrar aos seus clientes a eficiência dos programas. O anunciante deve exigir essa informação do profissional que o atende. Ele está investindo um bom dinheiro e precisa ter condições de avaliar se a opção oferecida é a melhor. Nem sempre anunciar no programa de menor preço ou com o maior desconto é a escolha ideal. Comprar só pelo preço pode ser um mau negócio.
Marcelo Exemplos de proposta de Patrocínio
Audiência Share 45% 55% PROPOSTA DE PATROCÍNIO Domingo às 19h45 Apresentador: Silvio Santos Programa Silvio Santos As noites de domingo são muito mais alegres com o Programa Silvio Santos. São várias horas de diversão garantida, games, convidados famosos, brincadeiras com o auditório, além de boas gargalhadas com o melhor apresentador da TV. Irreverente, criativo e animado, Silvio Santos interage com o público de uma forma bem descontraída. Além de câmeras escondidas, a atração traz quadros divertidos e inovadores, brincadeiras com famosos e games com pessoas que se inscreveram no site do SBT. Todas as semanas, o telespectador tem uma série de surpresas! O Programa Silvio Santos é sucesso de audiência. Anuncie! Audiência e Perfil dos Telespectadores AUDIÊNCIA E SHARE - Domiciliar PERFIL DOS TELESPECTADORES SEXO CLASSE SOCIAL FAIXA ETÁRIA Fonte: Ibope Media / Media Workstation / Índice de Audiência e Perfil / Universo PNT / Dados Domiciliares e Individuais / Tabela de Programação / De 14/02 a 13/03/11. Ibope Media / Media Workstation / Índice de Audiência / Universo GSP / Dados Domiciliares / Tabela de Programação / De 01 a 30/03/11. DIRETORIA COMERCIAL MARKETING - 31.03.2011
Rosany ANUNCIOS PARA TELEVISÃO Na televisão os anúncios podem classificados como atrevido, insinuantes e provocativos. Porque, se não forem, eles não prenderão a atenção do telespectador e não cumprirão seu papel. Serão anúncios inúteis e essa é a última coisa que um anúncio pode ser. É preciso prender o telespectador no seu comercial, pois você tem em média 30 segundos para contar toda história. É pra vender um produto em 30 segundos, entre dezenas de anúncios, entre uma novela e outra. Então, para ser lembrado em meio às emoções que as programações das emissoras oferecem, um anúncio tem que ser agressivo, rápido, persuasivo e objetivo. Tem que prender as pessoas pela emoção, único jeito de conseguir isso em tão pouco tempo.
Rosany Para ser lembrado, um anúncio deve mexer com os nossos sonhos bons e com nossa fantasia. Pesquisas realizadas constataram que os anúncios com apelos emocionais são mais lembrados, porque, além de mexer com nossos sonhos e fantasias, eles como que nos colocam dentro deles, os personagens se parecem conosco, com a nossa turma, sentem-se como a gente, são, enfim, reais. Os anúncios que realizam essa proeza tornam-se marcantes. E como é que uma mensagem de apenas 30 segundos consegue ser lembrada por muito e muito tempo? Antes do comercial ir ao ar, ele foi testado infinitas vezes.
Textos avulsos combinados e textos de chamada Exibição de diapositivos (slides) Table-tops e desenhos animados Marcos Textos avulsos combinados e textos de chamada; Exibição de diapositivos (slides); Table-tops e desenhos animados; Filmes; Comerciais ao vivo; Programas; Vídeo tapes; Merchandising; Comerciais ao vivo
Programas Merchandising Marcos Filmes Vídeo tapes
A mídia veiculada na TV exige planejamento, pesquisa e estratégia. A função é prender o espectador clara, objetiva, consistente e continua Sandro
Custo por mil: Existem várias formas de escolher os melhores programas para veicular um comercial de TV. Uma das mais utilizadas pelos especialistas em mídia é a análise do custo por mil. O primeiro passo para essa análise é verificar o tipo de pessoa que realmente assiste a cada programa. Depois, descobrir quantas são as que interessam, isto é,. aquelas que podem comprar determinado produto. O próximo passo é verificar quanto custa para anunciar em cada programa; calcular quanto custa para atingir, com o programa escolhido, cada pessoa que interessa. E escolher, comparando todos eles.
Confira o exemplo dos programas A e B. : O primeiro atinge 10 mil pessoas e cobra R$ 1.000 por comercial; o segundo cobra R$ 2.000 por um comercial e atinge 40 mil pessoas. É claro que o programa B, apesar de ter um preço maior, não é o mais caro, pois é a melhor escolha do ponto de vista da rentabilidade. O programa A teria que custar a metade do preço para ter a mesma rentabilidade e, ainda assim, estaria atingindo bem menos pessoas de cada vez.