1 / 2

Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2

Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia: Educação não formal de Ciência e Tecnologia. Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2. Introdução. Resultados.

fai
Download Presentation

Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia: Educação não formal de Ciência e Tecnologia. Ana Lúcia Gomes 1 Dilma Célia Mallard Scaldeferri 2 Introdução Resultados Divulgação e socialização do conhecimento histórico da cidade de Uberlândia, com estudantes do Ensino Fundamental para que eles possam compreender as transformações e permanências ocorridas na localidade e alargar as noções de identidade, pertencimentoe consequentemente de cidadania. A partir do projeto Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia, nos deparamos com inúmeras descobertas sobre lugares e experiências de pessoas que um dia por ali passaram. Justificativa O projeto Conectando com o Patrimônio e a Diversidade Cultural de Uberlândia, baseia-se na história da cidade enfocada em algo que neste momento vem sendo objeto de preocupação social: a preservação. Objetivo Geral Considerações Finais Despertar na comunidade escolar o interesse em preservar a história da cidade, conhecendo e reconhecendo, no presente, os bens que formam o patrimônio cultural da localidade. A aceleração do tempo tem provocado rupturas com o passado e com os projetos de futuro, instaurando um presente contínuo marcado pelo efêmero, pelo descartável e pela banalização dos acontecimentos históricos. Como expressão de resistência aos efeitos da aceleração do tempo, temos os lugares de memória. O legado se faz presente na aprendizagem pela apresentação do blog, para incentivar e difundir o conhecimento da nossa história local Metodologia Referências A escolha do tema foi de encontro à pesquisa realizada “in loco”, por meio de registros, impressos, livros, encartes e internet. Procedeu-se então uma leitura minuciosa do material obtido e pesquisado identificando o patrimônio cultural da cidade. Por fim, com o material, foi elaborado um Blog na Internet destinado ao público escolar do Ensino Fundamental de Uberlândia. ANDRADE, Mariza Guerra de. Os desafios do patrimônio. In : PEREIRA, Júnia Sales e RICCI, Cláudia Sapag( orgs),Produção de materiais didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar. Belo Horizonte/ Brasília: Faculdade de Educação e Centro Pedagógico da UFMG: CAED. REZNIK, Luís. História local e Práticas de Memórias.In: : PEREIRA, Júnia Sales e RICCI, Cláudia Sapag( orgs), Produção de materiais didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar. Belo Horizonte/ Brasília: Faculdade de Educação e Centro Pedagógico da UFMG: CAED. . ORIÁ, José Ricardo. Um lugar na escola pra a História local. In: Ensino em Revista. Uberlândia, 1995. Disponível em: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=secretariasOrgaos&s=23&pg=352 (acesso em 03 de maio de 2014) 1Cursista:ana.lucia.gomes@educacao.mg.gov.br 2Orientador/Professor Formador Dilma Célia Mallard Scaldeferri

More Related