210 likes | 284 Views
SOLUÇÃO DE SOFTWARE. TTI NF-e. PROCESSO NORMAL DE EMISSÃO DE NF- e. ERP. TTI NF-e. TXT. TXT. TXT. EMPRESA EMISSORA. XML PROT. XML. XML.
E N D
SOLUÇÃO DE SOFTWARE TTI NF-e
PROCESSO NORMAL DE EMISSÃO DE NF- e ERP TTI NF-e TXT TXT TXT EMPRESA EMISSORA XML PROT XML XML Com a autorização da NF-e pela SEFAZ, o DANFE, contendo a chave da nota fiscal eletrônica é impresso para acompanhar o trâmite da mercadoria até o cliente. XML PROT XML PROT XML O XML assinado digitalmente é enviado a SEFAZ, que recebe o arquivo e disponibiliza um protocolo do resultado do processo (autorização, rejeição ou denegação). A solução TTI NF-e captura do ERP o arquivo de notas fiscais, transforma em XML e assina digitalmente. O XML da NF-e e o protocolo são arquivados digitalmente e as informações são devolvidas ao ERP para continuidade no processo de faturamento. CLIENTE SEFAZ
CONTINGÊNCIA COM USO DO FORMULÁRIO DE SEGURANÇA EXEMPLO 1 EMPRESA EMISSORA DANFE No momento do envio para o Sistema de Recepção da SEFAZ há problemas de comunicação WEB. A empresa emissora decide entrar em contingência utilizando-se de formulários de segurança. São impressas 2 vias do DANFE. Uma via segue com a mercadoria para o cliente e a outra via será armazenada pelo prazo legal. DANFE PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO WEB DANFE SEFAZ CLIENTE
CONTINGÊNCIA SCAN EXEMPLO 2 EMPRESA EMISSORA EMISSÃO DE NF-e COM NOVA SÉRIE Nesse exemplo, o Sistema de Recepção da SEFAZ está indisponível e é ativado o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN). A empresa emissora, neste caso, emite NF-e em outra série e envia para o SCAN. Com o retorno da autorização é impressa uma via do DANFE em papel comum para acompanhar o trâmite da mercadoria até o cliente. SEFAZ INDISPONÍVEL ATIVA SCAN SEFAZ RECEITA FEDERAL CLIENTE
CONTINGÊNCIA ELETRÔNICA EXEMPLO 3 EMPRESA EMISSORA Nesse exemplo, no momento do envio para o Sistema de Recepção da SEFAZ há problemas de comunicação WEB. A empresa emissora decide entrar em contingência eletrônica, enviando uma Declaração Prévia de Emissão em Contingência (resumo das NF) pelo telefone celular, modem celular ou por linha discada para o SCE. São impressas 2 vias do DANFE em papel comum. Uma via segue com a mercadoria para o cliente e a outra via será armazenada pelo prazo legal. PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO WEB SEFAZ CLIENTE
DISPONIBILIDADE DE ACESSO AS INFORMAÇÕES A SEFAZ disponibiliza por 180 dias os dados para consulta. A solução TTI NF-e no final do processo de emissão, envia o arquivo XML e um PDF do DANFE por e-mail para o cliente.
MÓDULO INTERFACE Captura dados do ERP, gera XML, assina digitalmente e envia para o Módulo Mensageiro.
MÓDULO MENSAGEIRO Recebe XML assinado; gerencia lote de envio por tamanho, quantidade ou tempo de espera; envia lotes para a receita; atualiza o banco de dados; e envia pedido de impressão de DANFEs para o Módulo Impressão.
MÓDULO CONTROLE A partir dos recibos de lotes, consulta a receita sobre o status das notas fiscais; atualiza o banco de dados; em modo normal ou em contingência envia pedido de impressão dos DANFEs para o Módulo Impressão.
MÓDULO IMPRESSÃO Aguarda pela solicitação de impressão do DANFE e através da identificação da NF-e e busca no sistema de arquivos local o XML completo; gera arquivo de impressão, controlando gavetas, grampeamento, agrupando boletos e relatórios ao DANFE.
MÓDULO COCKPIT Disponibiliza em tela as informações armazenadas no banco de dados; a partir da autenticação do usuário ou automaticamente, conforme a configuração, muda o estado do sistema de normal para contingência e vice-versa.
TELAS DE INTERFACE (COCKPIT) Configuração do Mensageiro Permite configurar o envio de lotes por quantidade de notas fiscais, tamanho de arquivo e tempo de espera para formação de lotes.
TELA DE INTERFACE (COCKPIT) Consulta de Lotes Demonstra o status dos lotes e disponibiliza o protocolo de recebimento.
TELAS DE INTERFACE (COCKPIT) Consulta de Notas Demonstra o status e os dados das notas fiscais.
TELA DE INTERFACE (COCKPIT) Configuração de Serviços Permite configurar os endereços dos serviços fornecidos pela SEFAZ.
TELA DE INTERFACE (COCKPIT) Cadastro de Usuários Permite o acesso somente aos usuários habilitados.
TELA DE INTERFACE (COCKPIT) Configuração Modo de Operação Permite alterar o estado do sistema: de Normal para Contingência.
INTEGRAÇÃO COM ERPs A MAIORIA DOS ERPs SE PREPARARAM ATUALIZANDO SUA APLICAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA EMISSÃO DA NF-e. CADA ERP TEM A SUA FORMA PARA DISPONIBILIZAR OS DADOS DA NF-e. PELO SPOOL, EM TXT, JÁ EM XML OU AINDA DE UMA MANEIRA PERSONALIZADA. CABE A SOLUÇÃO TTI NF-e SE INTEGRAR AOS ERPs DA FORMA MAIS EFICÁZ.
PASSOS PARA ADERIR AO PROCESSO DE NF-e • PROTOCOLAR O REQUERIMENTO NA SEFAZ E AGUARDAR A AUTORIZAÇÃO; • OBTER A CERTIFICAÇÃO DIGITAL; • VALIDAR WEB SERVICES; • INICIAR TESTES DE HOMOLOGAÇÃO DO SISTEMA; • EMITIR NF-e EM AMBIENTE DE TESTES; • PASSAR A EMITIR NF-e EM AMBIENTE DE PRODUÇÃO.