180 likes | 1.34k Views
REINO PROTISTA. Eucariontes; Unicelulares ou pluricelulares sem tecidos organizados; Vivem isolados ou em colônias; Autótrofos (algas) ou heterótrofos (protozoários). PROTOZOÁRIOS – PROTISTAS HETERÓTROFOS. Unicelulares; Isolados ou em colônias; Ambientes terrestre e aquático;
E N D
REINO PROTISTA Eucariontes; Unicelulares ou pluricelulares sem tecidos organizados; Vivem isolados ou em colônias; Autótrofos (algas) ou heterótrofos (protozoários)
PROTOZOÁRIOS – PROTISTAS HETERÓTROFOS Unicelulares; Isolados ou em colônias; Ambientes terrestre e aquático; Parasitas ou de vida livre (comensais, predadores); Reprodução: assexuada por cissiparidade e sexuada por conjugação e fecundação. CLASSIFICAÇÃO: baseada nas estruturas de locomoção.
ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS: 1. AMEBÍASE
EXERCÍCIOS 1. Podem ser considerados como pertencentes à mesma espécie: a) organismos muito semelhantes que vivem no mesmo lugar, mas não cruzam. b) Organismos muito semelhantes que podem cruzar-se, mas sempre dão origem a descendentes estéreis. c) Organismos que possuem o mesmo cariótipo e se reproduzem entre si. d) Organismos que vivem no mesmo ambiente e pertencem ao mesmo gênero. e) Organismos que são semelhantes, vivem no mesmo ambiente e têm hábitos alimentares idênticos. 2. As cianofíceas são procariontes. Do ponte de vista estrutural, tipicamente suas células demonstrariam ausência de: a) membrana plasmática b) polissomos c) membrana nuclear d) inclusões celulares e) parede celular
3. O diagrama a seguir mostra as principais categorias taxionômicas a que pertencem o cão e o gato: Chordata Mammalia Carnivora Canidade (canis – Canis familiaris) Felidae (felis – Felis catus) A análise do diagrama permite dizer que os dois animais são incluídos na mesma categoria até: a) classe b) família c) filo d) gênero e) ordem
4. (UNESP-SP) Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que: a) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação. b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias. c) são formados por uma carapaça protéica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça. d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais. e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando “o lise bacteriano”, e impedir a reprodução das bactérias. 5. (FMU-FIAM-FAAM-SP) Agentes infecciosos de natureza semelhante àquele que atualmente vem causando surtos de febre amarela são, também, causadores de: a) malária e elefantíase. b) tripanossomíase e malária. c) tuberculose e sarampo. d) leishmaniose e catapora. e) catapora e sarampo.
6.(MACK-SP) O material hereditário dos retrovírus é o (1). Esses vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de (2) a partir de (3). Indique a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3. a) RNA — RNA — DNA b) DNA — RNA — DNA c) RNA — DNA — RNA d) DNA — DNA — RNA e) DNA — RNA — RNA 7. (UNAERP-SP) A classificação dos vírus como seres vivos é muito discutida. A característica encontrada em alguns dos seres vivos que os vírus não possuem é: a) ser constituídos de ácidos nucléicos e proteínas. b) ser capazes de auto-reprodução limitada. c) apresentar estrutura celular com carioteca e citoplasma. d) agir como parasitas intracelulares obrigatórios. e) parasita células tanto animais e vegetais quanto bactérias.
8. (Fuvest-SP) Os antibióticos atuam contra os agentes causadores das seguintes doenças: a) tuberculose, coqueluche e hepatite. b) tuberculose, sífilis e gripe. c) tétano, sífilis e gripe. d) tuberculose, coqueluche e sífilis. e) coqueluche, sífilis e sarampo. 9. (UEPB - 2007) Leia o excerto do poema abaixo.“Sou uma sombra! Venho de outras eras,Do cosmopolitismo das moneras...Pólipo de recônditas reentrâncias,Larva de caos telúrico, procedoDa escuridão do cósmico segredo,Da substância de todas as substâncias! ..”O trecho, do poema Monólogo de uma sombra, de Augusto dos Anjos, retrata, na segunda linhaa) que provavelmente esses organismos tenham sido os primeiros a aparecerem durante a evolução biológica.b) que as bactérias são organismos unicelulares e procariontes.c) que as bactérias vivem em qualquer parte da natureza.d) que a vida tenha surgido de outro planeta.e) a teoria da origem da vida – a biogênese.
10.(UPF 2005) As bactérias podem se reproduzir assexuadamente por divisão binária e, algumas vezes, são capazes de adquirir e incorporar genes de outras bactérias, recombiná-los com os seus genes e gerar descendentes com novas características genéticas, através dea) transformação, esporulação e/ou zoospermia. b) conjugação, esporulação e/ou regeneração.c) conjugação, transformação e/ou transdução.d) transdução, fragmentação e/ou zoospermia.e) transdução, esporulação e/ou regeneração.11. Pelotas está em alerta contra a leptospirose. Causada pela bactéria Leptospira, essa doença é classificada como endêmica e costuma aumentar no fim do ano, quando começa o período de chuvas, pois as pessoas entram em contato com a água contaminada. De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que a leptospirose,(a) doença transmitida pelas fezes do rato, tem como agente causal um microorganismo eucariótico, o qual apresenta membrana envolta em seu material genético.(b) doença transmitida pela urina do rato, tem como agente causal um microorganismo procariótico, o qual se caracteriza por não apresentar núcleo nem organelas membranosas.(c) doença transmitida pelas fezes do rato, tem como agente causal um microorganismo heterotrófico, que se reproduz sexuadamente por divisão binária.(d) doença transmitida pela urina do rato, tem como agente causal um microorganismo autotrófico e eucariótico, o qual não possui envoltório nuclear.(e) doença causada por bactérias presentes nas pulgas dos ratos, é endêmica, ou seja, ocorre em todo o Brasil, e o agente causal é um microorganismo autotrófico e eucariótico.