1 / 37

CONFORMAÇÃO DE CHAPAS

CONFORMAÇÃO DE CHAPAS. CONFORMAÇÃO DE CHAPAS.

flynn
Download Presentation

CONFORMAÇÃO DE CHAPAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CONFORMAÇÃO DE CHAPAS

  2. CONFORMAÇÃO DE CHAPAS Conformação de chapas é o processo de Transformação mecânica que consiste em conformar uma chapa à forma de uma matriz, pela aplicação de esforços transmitidos através de um punção. Na operação ocorrem alongamento e contração das dimensões de Todos os elementos de volume. A chapa, originalmente plana, adquire uma nova forma geométrica.

  3. CONFORMAÇÃO DE CHAPAS • A conformação de chapas metálicas finas pode ser classificada através do tipo de operação empregada. As principais são: • corte em prensa (estampagem); • dobramento; • estampagem profunda, que também é conhecida por repuxo ou embutimento.

  4. ESTAMPAGEM Destina-se à obtenção de formas geométricas, a partir de chapas submetidas à ação de pressão exercida por um punção ou uma lâmina de corte. No processo, a chapa é deformada plasticamente e levada até a ruptura nas superfícies em contato com as lâminas.

  5. ESTAMPAGEM

  6. ESTAMPAGEM

  7. ESTAMPAGEM • Os principais parâmetros a serem considerados nestas operações são: • folgas entre punção (macho) e matriz; • aproveitamento máximo da chapa (layout); • forças envolvidas na operação; • dimensionamento da matriz; e • escolha de molas para prensa.

  8. FORÇAS DE ESTAMPAGEM A força de corte depende diretamente do tipo de material, da espessura da chapa e do perímetro de corte. A espessura da chapa e o perímetro de corte são grandezas facilmente conhecidas.

  9. FORÇAS DE ESTAMPAGEM Aço 1020 – Laminado recozido

  10. FORÇAS DE ESTAMPAGEM

  11. FORÇAS DE ESTAMPAGEM

  12. FOLGA ENTRE PUNÇÃO E MATRIZ

  13. Aço 1020 – Laminado recozido

  14. LAY-OUT DAS PEÇAS

  15. LAY-OUT DAS PEÇAS

  16. EXERCÍCIO 1

  17. EXERCÍCIO 1

  18. EXERCÍCIO 1

  19. EXERCÍCIO 2

  20. EXERCÍCIO 3

  21. EXERCÍCIO 4

  22. EXERCÍCIO 5

  23. Componentes de uma ferramenta de corte BASE SUPERIOR: ferro fundido (26FF), aço fundido (3430AF) ou aço laminado (Aço 1010)

  24. Componentes de uma ferramenta de corte PLACA DE CHOQUE: É construída com material Aço 1045, podendo levar um tratamento térmico para alcançar uma dureza de 45-48 HRC, se necessário.

  25. Placas de choque Para impedir que a punção penetre no cabeçote, coloca-se entre a cabeça do punção e o cabeçote do estampo, com espessura máxima de 5 mm a 8mm. Outra função é a distribuição da pressão da punção.

  26. Punções

  27. PORTA PUNÇÃO: A espessura do porta-punção é muito importante, sendo que pede-se considera-la no mínimo 25% do comprimento do punção

  28. RÉGUA GUIA

  29. PLACA GUIA A placa de guia geralmente é confeccionada de aço SAE 1020 não havendo necessidade de tratamento térmico. Sua espessura deve-se relacionar com o comprimento do punção sendo que, em geral, aplicamos 25% do comprimento.

  30. MATRIZES Características principais das matrizes de corte são: • Ângulo de saída para facilitar o escoamento do material cortado. • A folga entre punção e a matriz que é responsável pelo corte da peça desejada. • Altura do talão determina nº de afiações possíveis.

  31. Espessura da Matriz

  32. BASE INFERIOR:É uma placa de ferro fundido (26FF), aço fundido (3430AF) ou aço laminado (Aço 1010/20), Sua espessura é sempre  25 mm

More Related