1 / 30

Elasticidade

Elasticidade. Materiais dúcteis: ex. Alumínio, chumbo, cobre. Materiais não-ducteis: cerâmica, concreto, vidro. FLUIDOS. Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento , não importando o quão pequena possa ser essa tensão.

freya-hardy
Download Presentation

Elasticidade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Elasticidade

  2. Materiais dúcteis: ex. Alumínio, chumbo, cobre.

  3. Materiais não-ducteis: cerâmica, concreto, vidro

  4. FLUIDOS • Um fluido é uma substância que se deforma continuamente quando submetida a uma tensão de cisalhamento, não importando o quão pequena possa ser essa tensão. • Os fluidos compartilham a propriedade de não resistir a deformação e apresentam a capacidade de fluir (tomar a forma de seus recipientes). Estas propriedades são tipicamente em decorrência da sua incapacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio estático.

  5. DENSIDADE: Razão entre a massa e o volume de uma amostra. ρ = m/v

  6. Exemplo: Um balão de vidro, de 200ml, está com água, a 4ºC, cuja densidade é de 1g/cm³. Aquecido a 80ºC, o balão perde 6g de água. Qual a densidade da água a 80ºC? (Despreze a expansão do balão) R:0,97g/cm³ = 0,97.10³kg/m³

  7. PRESSÃO: Razão entre a força aplicada perpendicularmente a uma superfície e a área da superfície.

  8. Cama de prego.Poderia ficar em pé?

  9. Pressão atmosférica É a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. Em média, a pressão diminui 1 hPa (1/100Pa) a cada metro que se sobe.

  10. Conversão entre Unidades • 1 atm = 1,01325 × 105Pa (Pascals) • 1 atm = 0,96784 kgf/cm² (Quilograma-força por centímetro quadrado) • 1 atm = 14,69594 psi (lb/in²) • 1 atm = 760 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 76cmHg • 1 atm = 10,17973 mH2o (metros de coluna de água)

  11. Teorema de StevinSimon Steven (1548-1620) Sabemos que um mergulhador, à medida que aumenta sua profundidade no mar, fica submetido a pressões cada vez maiores. O teorema de Stevin permite calcular o acréscimo de pressão devido ao aumento de profundidade. A diferença de pressão entre dois pontos de uma mesma massa fluida homogênea, em equilíbrio sob a ação da gravidade, é igual ao produto da densidade do fluido pela aceleração da gravidade e pela diferença de profundidade entre os pontos.

  12. Vasos comunicantes Conseqüência do Teorema de Stevin

  13. VARIAÇÃO DA PRESSÃO COM A PROFUNDIDADE

  14. Quando a superfície líquida estiver exposta à pressão atmosférica, a pressão total, no fundo do recipiente, será a soma da pressão atmosférica mais a pressão hidrostática.

  15. MEDIDORES DE PRESSÃO: Manômetro de tubo aberto e o Barômetro

  16. Lei de pascal:Uma variação na pressão de um ponto do fluido é transmitida a todos os pontos do fluido.

  17. Princípio de Arquimedes: “Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo, essa força é chamada de EMPUXO”. E = PESO DO LÍQUIDO DESLOCADO E = B= mL..g

  18. Quando um corpo está totalmente imerso num líquido, podemos ter as seguintes condições: • se ele permanece parado no ponto em que foi colocado, a intensidade da força de impulsão é igual a intensidade da força peso. • ρC = ρa • se ele afundar, a intensidade da força de impulsão é menor que a intensidade da força peso, • ρC<ρa • se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de impulsão é maior do que a intensidade da força peso. ρC>ρa

More Related