1 / 16

Lobo Ibérico

Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul. Trabalho elaborado por : - Mário Pinto. Lobo Ibérico. Introdução. Com este trabalho pretendo aprofundar conhecimentos sobre o Lobo-Ibérico, visto esta subespécie estar em vias de extinção na Península Ibérica. Características.

garvey
Download Presentation

Lobo Ibérico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Pouca de Aguiar Sul Trabalho elaborado por : - Mário Pinto Lobo Ibérico

  2. Introdução Com este trabalho pretendo aprofundar conhecimentos sobre o Lobo-Ibérico, visto esta subespécie estar em vias de extinção na Península Ibérica.

  3. Características O lobo-ibérico macho mede entre 1,30 a 1.80 m de comprimento, enquanto as fêmeas medem 1,30 a 1,60 m. A altura ao garrote (pescoço) pode chegar aos 70 cm. Os machos adultos pesam geralmente entre 30 a 40 kg e as fêmeas entre 20 a 35 kg.

  4. A cabeça é grande e maciça, as orelhas triangulares relativamente pequenas e olhos oblíquos, cor de mel. O focinho é claro, e ao redor da boca, a cor é branco-sujo. A pelagem é de coloração heterogénea, sendo no Inverno o pêlo mais espesso do que no Verão, parecendo nesta altura do ano, o lobo mais magro.

  5. Reprodução A época do acasalamento abrange o final do Inverno e o princípio da Primavera (de Fevereiro a Março).

  6. Alimentação A alimentação é muito variada, dependendo da existência ou não de presas selvagens e de vários tipos de pastoreio em cada região. A vida em alcateia permite ao lobo caçar animais bastante maiores do que ele próprio.

  7. As suas principais presas são: os corços e veados, e as presas domésticas mais comuns são as ovelhas, as cabras, as galinhas, os cavalos e as vacas. Por vezes também matam e comem cães e aproveitam cadáveres que encontram, isto é, sempre que podem são necrófagos.

  8. Comportamento O lobo-ibérico vive em alcateia, de forte organização hierárquica. O número de animais numa alcateia varia entre os 3 a 10 indivíduos e está composta por um casal reprodutor (alfa), também um ou mais indivíduos adultos ou jovens e as crias daquele ano. A alcateia caça e defende o território em grupo.

  9. Causas para a extinção do Lobo-Ibérico:

  10. Perseguição e extermínio por parte do Homem das suas presas selvagens (corços, veados, coelhos, etc.), tendo que recorrer à caça dos animais domésticos (cabras, ovelhas, galinhas, vacas, etc.), levando à perseguição ilegal por parte dos pastores, e à caça furtiva.

  11. O aumento do número de cães vadios/ assilvestrados, que lhe vão comer as presas.

  12. Distribuição geográfica em Portugal: Em Portugal a área de distribuição do lobo-ibérico abrange cerca de 18.000 km² no Norte do país. Considera-se que existem duas populações separadas pelo rio Douro:

  13. Uma população algo numerosa a Norte do Douro, numa área montanhosa que ocupa os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e uma pequena área do distrito do Porto. Essa população abrange cerca de 50 alcateias e é contínua com a grande população do lado espanhol da fronteira.

  14. Uma população em declínio ao Sul do Douro, distribuída em parte dos distritos de Viseu, Guarda e talvez, Aveiro e Castelo Branco. Essa população abrange apenas 10 alcateias e encontra-se isolada em relação à população do Norte do Douro. O seu futuro é incerto, considerando-se que pode vir a extinguir-se a curto ou a médio prazo.

  15. Considerações finais O lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é uma subespécie do lobo-cinzento, da Europa do Norte. Actualmente encontramo-los a Norte do Rio Douro, na Península Ibérica. Outrora foi abundante por toda a Península Ibérica , sendo a sua população actual a rondar os 2000 indivíduos, dos quais cerca de 300 habitam a região Norte de Portugal.

  16. Bibliografia • http://pt.wikipedia.org • Lei 90/88, de 13 de Agosto; • www.visitlisboa.com/.../Centro-de-Recuperacao-do-Lobo-Iberico.aspx?... • www.ecotura.com/Lobo.htm

More Related