240 likes | 507 Views
ANTIGUIDADE. Grécia : Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa.
E N D
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras humanas em mármore, e, por não seguirem regras rígidas, a escultura evoluiu rapidamente. Assim, logo passaram a querer superar a aparência de imobilidade em suas esculturas, demonstrando nelas o movimento. Destacaram-se pelos templos. Este, eram construídos sobre uma base com três degraus, as colunas e as paredes eram erguidas sobre o mais elevado deles. Na arquitetura destaca-se o Partenon e as colunas nos estilos dórico, coríntio e jônico; na escultura a ideia de movimento; a pintura em cerâmica. Foi a civilização da explosão de criatividade. Tinham nível de excelência em arte, arquitetura, poesia, drama, filosofia, governo, leis, lógica, história e matemática. Era a época de Sócrates, Platão, Aristóteles (filósofos); Ésquilo, Aristófanes, Eurípides (dramaturgos); Euclides e Pitágoras (matemáticos); Fídias, Policleto, Praxíteles (artistas).
A pintura grega continuava sendo feita, essencialmente, em painéis de madeira. Pintavam também murais e utensílios. Teve importância na cerâmica: vasos gregos ou ânforas são famosos pela harmonia entre desenho, cores e espaço utilizado para a ornamentação. Representavam cenas da mitologia grega e de pessoas em suas atividades diárias. As cerâmicas eram utilizadas como recipientes para vinho, azeite, mel, perfume e urna funerária. Os gregos também criaram a palavra música, que significa “arte das musas”. Assim como o teatro e o esporte, ela era parte fundamental na educação dos gregos.
ANTIGUIDADE Roma: A arte da antiga Roma, referente à época artística do Império romano do ocidente, foi muito influenciada pela cultura da Grécia antiga e também foi influenciada pelos etruscos e mais tarde pela cultura helenista e estende-se do século VIII a.C ao século IV d.C. difundindo-se por diversas expressões artísticas desde a construção de diversas tipologias de edifícios públicos, pintura afresco à escultura, etc. Os mosaicos; as pinturas realistas em paredes; as esculturas cívicas e a arquitetura consolidaram a arte Romana (Panteão, Coliseu, Aqueduto de Le Pont Du Gard).