100 likes | 238 Views
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula .wordpress.com. Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates - 1798. A INCONFIDÊNCIA BAIANA ( 1798 ).
E N D
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates - 1798
A INCONFIDÊNCIA BAIANA ( 1798 ) No século XVIII, em virtude da decadência da economia açucareira e da transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro, em 1763, a Bahia passava por uma grave crise econômica, atingindo toda a população baiana, especialmente as camadas inferiores, constituída por ex-escravos, pequenos artesãos e mestiços. Contra esta situação haviam manifestações nas ruas de Salvador e vários motins.
No ano de 1797 é fundada, em Salvador, a primeira loja maçônica do Brasil - Loja dos Cavaleiros da Luz -, que se propunha a divulgar os "abomináveis princípios franceses"; participavam das reuniões Cipriano Barata e Francisco Muniz Barreto.
Os intelectuais contaram com grande apoio de elementos provenientes das camadas populares, destacando as figuras de João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens.
A partir de 1798, circulam panfletos dirigidos à população, conclamando a todos a uma revolução e a proclamação da República Baiense. Os panfletos defendiam a igualdade social, a liberdade de comércio, o trabalho livre, extinção de todos os privilégios sociais e preconceito de cor.
Praça da piedade onde foram executados os conjurados O movimento baiano apresentou um forte caráter social popular, sendo também conhecido como a "Conjuração dos alfaiates".
Exercícios 1. Indique quais desses acontecimentos inspiraram a Conjuração Baiana. a) A Viradeira, em Portugal. b) A Independência do Haiti. c) A expulsão dos holandeses do Brasil. d) A União Ibérica. e) A Revolução Mexicana. Letra b. Tendo caráter visivelmente popular, a Conjuração Baiana contou com a participação de escravos e outros populares que se inspiraram na notícia da rebelião escrava que determinou o fim da dominação colonial no Haiti, (1791 – 1804)
2. Identifique e explique o contexto social e econômico em que a Conjuração Baiana foi deflagrada? Resposta: Desde a transferência da capital para o Rio de Janeiro, a cidade de Salvador enfrentava sérias dificuldades para superar a crise da economia açucareira e desenvolver outras atividades lucrativas. Ao mesmo tempo, a população vivia sobrecarregada com a cobrança de pesadas taxas e, em diversas ocasiões, contestava as exigências impostas pela metrópole.
3. Por qual motivo os “Cavaleiros da Luz” acabaram se afastando do movimento que deu origem à Conjuração? Resposta: O afastamento dos Cavaleiros da Luz acabou se dando na medida em que o movimento baiano foi ganhando conotações mais radicais e populares. Provenientes, em sua grande maioria, das elites locais, os Cavaleiros não concordavam com o fim da escravidão ou com a adoção de outras medidas que viessem a prejudicar seriamente os seus interesses econômicos.
Até a próxima aula Fim historiaula.wordpress.com