1.05k likes | 1.62k Views
Arquitectura Romana. CONTEXTO HISTORICO DA CIVILIZAÇÃO ROMANA. LOCALIZAÇÃO: Roma começou por ser um pequeño povo de pastores nas proximidades do río Tiber, na península Itálica, foi se extendendo o seu poder até constituir um grande império. INFLUENCIAS. DAS SUAS ORIGENS ITÁLICAS:
E N D
CONTEXTO HISTORICO DA CIVILIZAÇÃO ROMANA • LOCALIZAÇÃO: Roma começou por ser um pequeño povo de pastores nas proximidades do río Tiber, na península Itálica, foi se extendendo o seu poder até constituir um grande império.
INFLUENCIAS DAS SUAS ORIGENS ITÁLICAS: O SENTIDO PRÁTICO (Funcionalismo) E O EXPANSIONISMO MILITAR (Imperialismo). CIVILIZAÇÃO ETRUSCA: FORTE SENTIDO REALISTA E O CULTO A LOS ANTEPASADOS CIVILIZAÇÃO GREGA: A FILOSOFÍA, A LITERATURA, A ARTE (formas, técnicas, artistas, obras)
O TEMPO HISTÓRICO: a cidade de Roma e o Império Romano. A Romanização. Fundação de Roma INFLUENCIA ETRUSCA 476 DC. República (S.VI-I a. C.) monarquía (s. VIII-VI aC.) 27 A. C. Imperio (S. I a C.-V) desaparición del Imperio Romano 753 AC. Um Estado militarista e uma sociedade rígidamente organizada. Una civilizacão urbanacom centro en Roma. Permanente desejode dominação política e económica.
CRONOLOGÍA DO MUNDO ROMANO MONARQUÍA (Dominio etrusco)................................ 753 - 509 a.C. REPÚBLICA .................................................................. 509 - 27 a.C. Lutas de patricios e plebeus 509 - 343 a.C. Conquista de Italia e guerras púnicas 343 - 146 a.C. Crise de la República 146 - 78 a.C. Época de César e o caso da República 78 - 44 a.C. Principado de Augusto 44 - 27 a.C. IMPERIO.................................................................... 27 a.C. - 476 d.C. Augusto e a dinastia Julio-Claudia 27 a.C. - 68 d.C. Dinastia Flavia 68 - 96 d.C. Dinastia de los Antoninos 96 - 193 d.C. Dinastia dos Severos 193 - 235 d.C. Periodo de Anarquía 235 - 284 d.C. Baixo imperio e divisão: Oriente e Occidente 284 - 395 d.C. Decadencia e desparecimrnto do Occidente 395 - 476 d.C.
LA ARQUITECTURA ROMANA: TIPOLOGÍAS • ARQUITECTURA RELIGIOSA: O TEMPLO. • ARQUITECTURA CIVIL: • EDIFICIOS PÚBLICOS: BASÍLICAS, TERMAS • EDIFICIOS PARA ESPECTÁCULOS: TEATRO, • ANFITEATRO, EL CIRCO. • MONUMENTOS CONMEMORATIVOS: O ARCO • DE TRIUNFO, A COLUNA. • ARQUITECTURA DOMÉSTICA: A CASA ROMANA, • A VILLA, O PALACIO • ARQUITECTURA FUNERARIA: A TUMBA. • AS OBRAS PÚBLICAS DE INGENIERÍA: • PUENTES, ACUEDUCTOS, CALZADAS, PANTANOS.
A ARQUITECTURA RELIGIOSA O TEMPLO ROMANO
A ARQUITECTURA RELIGIOSA O TEMPLO ROMANO A religiosidade romana, semelhante à grega, estava basada numa complexa mitología hierarquizada, plena de divinidades (muitas provenientes do Olimpo grego) e das sociedades orientais conquistadas. Este facto favoreceu o sincretismo religioso, rasgo distintivo da civilização romana até à conversão do estado romano ao cristianismo. Além da religiosidade doméstica, em lugares familiares (casas, lares) há os que se ofereciam gestos de respeito, casas e lugares para pregar. Mesmo o imperador, como Pontifex Máximus, exercia de intermediario entre o Estado e os Deuses.
OMODELO DE TEMPLO ROMANO Segue a planta geral grega, a pesar de algumas condicionentes. • tem um só pórtico com colunas, que forma a fachada e única entrada do edificio. • As colunas circundantes estão adossadas aos muros laterais posteriores às celas. • Possue a tripla cela etrusca (dedicadas a Juno, Júpiter e Minerva), que é macissa e completamente fechada por intercolumnios cegos. • As grades del templo grego são substituidas por un alto podium, que se prolonga na fachada principal através de uma escada de acceso.
TEMPLO DA FORTUNA VIRIL Em ROMATetrástilo pseudoperíptero, de ordem jónico.
O TEMPLO CIRCULAR DE VESTA EM ROMA, 142 AC. De planta circular e ordem corintia. Se levanta sobre um embasamento. Foi construído época republicana para manter o fogo Sagrado da deusa Vesta.
Sua forma circular determinou o número que levou muito tempo, Templo de Vestapossue uma inscr~ção que corresponde a bde culto, aportó información muy distase sa sua estátua : o templo era dedicado a Hércules Víctor Olivarius, patrono do comercio de azeite. O construtor chamavasse Marcus Octavius Herrenus; e o escultor, Scopas minor, um grego do século II. O templo de Hércules Víctor teve de ser restaurado por Tiberio e tinha perdido o entablamento original; mas é um precioso períptero corintio de vinte columnas de mármore asentadas num embasamento de marca de Grotta Oscura, elocuente testigo da helenização de Roma.
O PANTEÓN DE AGRIPA, 27 AC. (RECONSTRUÍDO NA ÉPOCA DE ADRIANO, s. II)
Volumetría do Panteón de Agripa Templo romano dedicado a varias divinidades, especialmente a Venus eMarte, construido por mandato do cónsul Agripa, genro de Augusto, no ano 27 a.C. Depois de vários incêndios, que prácticamente o arruinaram, se reconstruíu no ano 126 da era cristã no tempo de Adriano, atribuindo-se sua construção ao arquitecto Apolodoro de Damasco.
PLANTA DEL PANTEÓN As proporções e a Panteão são representativos da concepção religiosa dos romanos: a morada de todos os deuses, é aí que os romanos pretenderam centralizar a grande variedade de cultos da cosmopolita "cidade eterna", aparece como uma síntese do céu e da terra. Por isso o conjunto tem uma planta circular encerrada por uma cúpula. Tanto a altura do espaço interior da cúpula como o diámetro da parede circular da planta são de 43,20 m. Se imaginarmos completa a esfera que se inscreve na grande sala circular e que determina a abóbada semiesférica, teríamos representado o globo celeste repousando no solo. A esfera que repousa estáticamente no cilindro, tem um raio de 21,60 m, correspondendo ao radio do cilindro e da altura.
A ARQUITECTURA CIVIL • OS EDIFICIOS PÚBLICOS • TERMAS • BASÍLICAS
AS TERMAS DE CARACALLA Un muro porticado (1) rodeaba las Termas de Caracalla, que constaban de diversas instalaciones: vestuarios (2), sala de calor seco (laconicum) (3), sala de agua muy caliente (caldarium) (4), sala de agua templada (tepidarium) (5), sala de agua fría (frigidarium) (6), piscina (natatio) (7), gimnasio (palestra) (8).
EDIFICIOS PARA O ESPECTÁCULO O TEATRO O ANFITEATRO
OS MONUMENTOS COMEMORATIVOS ARCO DE TRIUNFO COLUMNA CONMEMORATIVA
comemora as victorias do emperador Septimio Severo sobre os árabes e os partos. ARCO DE SEPTIMIO SEVERO
A COLUNA COMEMORATIVA COLUNA DE MARCO AURELIO A COLUMNA TRAJANA
A CASA ROMANA (DOMUS) A VILLA RÚSTICA