1 / 14

A Veste Nupcial

A Veste Nupcial. Mt 22,1-14. A Veste Nupcial. Era uma vez, no tempo de Jesus...... Uma rica residência onde ia acontecer uma festa de casamento. Então. Tendo Jesus recomeçado a falar em parábolas, disse-lhes: «O Reino do Céu é comparável a um rei que preparou um

hollye
Download Presentation

A Veste Nupcial

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Veste Nupcial Mt 22,1-14

  2. A Veste Nupcial

  3. Era uma vez, no tempo de Jesus...... Uma rica residência onde ia acontecer uma festa de casamento. Então......

  4. Tendo Jesus recomeçado a falar • em parábolas, disse-lhes: • «O Reino do Céu é comparável a • um rei que preparou um • banquete nupcial para o seu filho. • Mandou os servos chamar os • convidados para as bodas, mas • eles não quiseram comparecer. • De novo mandou outros servos, • ordenando-lhes: • Dizei aos convidados: O meu • banquete está pronto; matei os meus bois e os meus cordeiros gordos; tudo está preparado. Vinde às bodas. • Mas eles, não se importaram; foram um para o seu campo, outro para o seu negócio. Os restantes, apoderando-se dos servos, os maltrataram e os mataram.

  5. O rei ficou irado e enviou as suas tropas, que exterminaram aqueles assassinos e incendiaram a sua cidade. Disse, depois, aos servos: • “O banquete das núpcias está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todos quantos encontrardes.”

  6. Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados.

  7. Quando o rei entrou para ver os convidados, viu um homem que não trazia o traje nupcial. E disse-lhe: “Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial?” Mas ele emudeceu. O rei disse, então, aos servos: “Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.»

  8. A parábola faz referência às pessoas que já não têm tempo para Deus. eles são representados pelas pessoas que aceitaram o convite, mas quando a comida já está à mesa, afirmam que estão ocupados demais para aparecer. Não dão importância ao casamento do filho do amigo.

  9. O banquete A parábola conta que um senhor casava seu filho e já que estava muito bem na vida, faz uma grande festa e convida os amigos. Acontece que ele se aborrece muito porque os amigos não aceitaram o convite e estavam mais preocupados com a própria vida. Segundo S.Lucas, um ia casar, outro, tinha negócios, outro tinha comprado várias cabeças de gado. Todos tiveram desculpas para não comparecer ao banquete.

  10. A veste nupcial Para comparecer à festa era preciso a veste nupcial que um convidado não tinha. Isso irritou muito o dono da festa e o castigou. Era costume nos casamentos de ricos judeus, o senhor oferecer as vestes para o banquete quando o convidado não as tivesse. Porém, parece que não é este o caso, embora se trate aqui de um senhor com muitas posses. Mas, o importante é que houve alguém que não estava devidamente preparado para a ocasião. Como o senhor havia convidado qualquer pessoa, todas as que foram à festa deveriam estar com roupas adequadas. A veste é símbolo. Era necessária para entrar. Como as cincos virgens imprudentes, este homem não teve lugar na festa. Não valorizou o convite.

  11. Por meio de Jesus, o Pai nos convoca para uma aliança com Ele. Os que rejeitam o convite são aqueles que se apegam aos próprios interesses e usam a religião para isso. Rejeitam essa aliança. Serão julgados e destruídos juntamente com o sistema que tanto defenderam (riquezas, poder, injustiças, ganâncias, competições, crimes .....) Então, começa uma festa diferente: o marginalizado, o povo pobre e desprezado, são os novos convidados. E eles comparecem. Mas, até entre eles há alguém que também não aceita as condições da Aliança e prefere o seu egoísmo.

  12. O amor de Deus vai além do que podemos imaginar, porém, Ele quer a nossa adesão.

  13. Felizes os amigos do Senhor ! Tu poderás ser um deles, se andares nos seus caminhos. Tuas mãos terão que trabalhar, mas esse trabalho te dará o sustento, e ainda, felicidade e bem estar. Tua esposa será a companheira que contigo criará o teu lar. Teus filhos, fruto do teu amor, farão a alegria da tua casa. Assim serão abençoados os amigos do Senhor. Assim também Ele te abençoará. É assim que o Senhor dará a todos nós a sua Paz. Salmo 127

  14. Texto – apontamento de cursos Imagens – Internet Formatação – I.Eunice Wolff

More Related