450 likes | 588 Views
CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE. 1894 - É criado o projeto do Palácio Presidencial, iniciando-se a concepção da Praça da Liberdade. 1895 - Propõe-se a criação de três Secretarias de Estado: do Interior, das Finanças e da Agricultura.
E N D
CIRCUITO CULTURAL PRAÇA DA LIBERDADE
1894 - É criado o projeto do Palácio Presidencial, iniciando-se a concepção da Praça da Liberdade. • 1895 - Propõe-se a criação de três Secretarias de Estado: do Interior, das Finanças e da Agricultura. • 1897 - Belo Horizonte é inaugurada tendo a Praça da Liberdade como o marco principal.
1905 - A Praça da Liberdade ganha um novo projeto paisagístico, que incluiu a sequência de palmeiras imperiais, e transforma-se em um espaço de vivência coletiva. • DÉCADA DE 20 - A Praça da Liberdade ganha novos e sofisticados jardins, consolidando-se definitivamente como cartão postal de Belo Horizonte.
DÉCADA DE 30 - Iniciam-se as obras da Secretaria de Segurança e a antiga Secretaria da Polícia tem seus serviços ampliados, passando a chamar-se Secretaria de Segurança e Assistência Pública. • 1937 - É inaugurado o Palácio Episcopal que inovou a estética da paisagem local, introduzindo a arquitetura ArtDéco.
DÉCADA DE 50 - O modernismo chega à Praça da Liberdade. A estrutura dos palácios começa a não suportar as necessidades das funções do Estado, levando a administração pública a buscar novos prédios. • 1954 - Iniciam-se as obras da Biblioteca Pública e do Edifício Niemeyer, ambos projetos do arquiteto.
DÉCADA DE 60 - A Praça da Liberdade torna-se palco de manifestações políticas. Ao mesmo tempo, a modernização do sistema administrativo evidencia a inadequação dos palacetes para o exercício das funções de Estado. • 1961 - O edifício do Ipsemg começa a ser construído. • 1964 - Acentua-se a tendência da descentralização dos órgãos públicos com a administração do Estado sendo deslocada para diversos pontos da cidade. • 1969 - A Praça da Liberdade passa a sediar a Feira Semanal de Artes e Artesanato, aos domingos.
1977 - O conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade é tombado pelo Iepha-MG. • 1981 - A Praça da Liberdade passa a receber a Feira de Flores e Plantas, nas noites de sexta-feira e, mais tarde, a Feira de Antiguidades e Comidas Típicas, aos sábados. • DÉCADA DE 90 - As feiras são erradicadas da Praça da Liberdade, que passa por um processo de recuperação.
2003 - O Circuito Cultural Praça da Liberdade foi definido como um dos projetos estruturadores do Plano Plurianual de Ação Governamental pelo então governador Aécio Neves.
2009 - O Governo de Minas inaugura a exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento na Alameda Travessia, na Praça, e apresenta o projeto do maior conjunto integrado de cultura do Brasil.
2010 - Inauguração da Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, retirando da Praça da Liberdade os órgãos públicos que ainda eram alocados em seu conjunto arquitetônico.
2011 - Com seis espaços em funcionamento e mais seis em reforma, o Circuito Cultural Praça da Liberdade já é reconhecido como um centro importante de cultura, lazer e entretenimento. Um corredor cultural que tem na arte, cultura e cidadania uma janela entre Minas e o mundo.