160 likes | 269 Views
D epartamento O rientação M ediúnica. DA OBSESSÃO. Dicionário do Aurélio. OBSESSÃO (do latim obsessione)
E N D
Departamento Orientação Mediúnica DA OBSESSÃO
Dicionário do Aurélio OBSESSÃO (do latim obsessione) Impertinência, perseguição. Preocupação com determinada idéia que domina doentiamente o Espírito, e resultante ou não de sentimento recalcado.
Allan Kardec – LM, cap. 23 OBSESSÃO Domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticado senão pelos Espíritos inferio- res, que procuram dominar.
Allan Kardec – LM, cap. 23 A obsessão apresenta caracteres diversos, que é preciso distinguir e que resultam do grau de constrangimento e da natureza dos efeitos que produz.
Allan Kardec – LM, cap. 23 As principais variedades são: Obsessão Simples Fascinação Subjugação (Moral e Corporal)
Allan Kardec – LM, cap. 23 Os motivos da obsessão variam segundo o caráter dos Espírito [..]. As imperfeições morais ( do obsi- diado) dão ensejo à ação dos Espíritos obsessores.
Joanna de Ângelis – Estudo Espíritas Amores exacerbados, ódios incoercíveis, dominação absolutista, fanatismo injustífi- vel, avareza incontrolável, morbidez ciumenta, abusos do direito como da força, má distribuição de valores e recursos financeiros, aquisição indigna da posse transitória, paixões políticas e guerreiras, ganância em relação aos bens perecíveis, orgulho e presunção, egoísmo nas suas múltiplas facetas são fontes geratrizes desse funesto condutor de homens.
Manoel P. de Miranda – Nos Bastidores da Obsessão O problema da obsessão, sob qualquer aspecto considerado, é também problema do próprio obsidiado.
Manoel P. de Miranda – Trilhas da Libertação 1º 1º) O homem é um animal sexual que se compraz no prazer. Deve ser estimu- lado até a exaustão [...]. Atraído o ‘animal’ que existe na criatura, sua dominação será questão de pouco tempo.
Manoel P. de Miranda – Trilhas da Libertação 2º O narcisismo que é filho direto do egoísmo e pai do orgulho, da vaidade, inerentes ao ser humano.
Manoel P. de Miranda – Trilhas da Libertação 3º O poder tem prevalência em a natureza humana. O poder é alçapão que não poupa quem quer que lhe caia na trampa.
Manoel P. de Miranda – Trilhas da Libertação 4º O dinheiro que compra vidas e escraviza almas.
Manoel P. de Miranda – Nos Bastidores da Obsessão Não há força operante no mal que consiga penetrar numa mente assepsiada pelas energias vitalizadoras do otimismo, que se adquire pela irrestrita confiança em Deus e pela prática das ações de solidariedade e da fraternidade.
Joanna de Ângelis - Plenitude Enquanto persistiam o ressentimento e a malquerência, a desconfiança e o rancor, a obsessão permanece como ácido queimando as delicadas engrenagens da casa mental e produzindo as alienações tormentosas. [...] Só há obsessão porque há débito de quem a sofre.
Manoel P. de Miranda – Tormentos da Obsessão Somente, portanto, através do perdão e da reconciliação, da reparação e da edificação do bem incessante, é que o flagelo das obsessões desaparecerá da Terra de hoje e de amanhã, pelo que todos nos devemos empenhar.
Mateus, 5 : 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao fiscal, e te encerrem na prisão.