1 / 16

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia. Conselhos para melhorar a eficiência energética em casa ou na Escola, exemplos de boas práticas. O que é a eficiência energética?.

isabel
Download Presentation

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

  2. Conselhos para melhorar a eficiência energética em casa ou na Escola, exemplos de boas práticas

  3. O que é a eficiência energética?

  4. A eficiência energética é a utilização racional da energia, ou seja, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Todos os equipamentos em nossa casa, na escola, no trabalho e até a iluminação das ruas consomem de alguma forma uma fonte de energia, quer ela sejam eléctrica, gás natural ou outra. O uso excessivo de fontes de energia não renováveis é a grande causa da libertação de dióxido de carbono, que por sua vez traz terríveis consequências para o nosso planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozono.

  5. Uma forma mais eficiente de reduzirmos o consumo de combustíveis fósseis é através da utilização das energias renováveis como fonte de energia para o consumo das necessidades energéticas, como por exemplo a climatização das nossas casas e aquecimento das águas. A eficiência energética e as energias renováveis são a base da política energética sustentável.

  6. O que é a etiqueta energética?

  7. Quando escolhemos equipamentos energeticamente mais eficientes estamos a poupar energia e o ambiente. Hoje em dia encontramos variadíssimas opções de equipamentos. Para fazermos uma escolha mais acertada devemos consultar a respectiva etiqueta energética e optar por aqueles que têm menor consumos energéticos. A etiqueta energética permite comparar facilmente e de forma mais rápida a eficiência energética e o consumo dos equipamentos da mesma categoria.

  8. A etiqueta energética dá-nos a conhecer a eficiência energética dos equipamentos, os consumos de energia, os rendimentos, a capacidade, o ruído, entre outras. A etiqueta energética permite-nos comparar equipamentos semelhantes, tornando-se uma ferramenta útil na selecção de equipamentos mais eficientes. O tipo e a utilização de um equipamento mais eficiente influenciam a poupança no custo da utilização.

  9. Exemplo de uma etiqueta energética:

  10. Conselhos para melhorar a eficiência energética.

  11. Em casa: • Não se deve deixar o carregador do ipod ou do telemóvel na ficha depois de carregado. • Plante uma árvore – as árvores absorvem CO2 e evitam que o nosso Planeta se torne demasiado quente. • Não se deve abrir as janelas quando o ar condicionado está ligado. • Deve-se desligar completamente o computador, a playstation, a televisão, as aparelhagens e o dvd quando não estivermos a utilizá-los.

  12. Não se deve colocar alimentos e bebidas quentes dentro do frigorífico, ao aumentar a temperatura dentro do frigorífico obriga-lo a produzir mais energia. • Deve-se evitar os produtos embalados. As embalagens criam demasiado lixo. • Deve-se escolher legumes e frutas, de preferência produtos nacionais e locais. Quanto menos km andarem até chegarem à nossa boca, mais eficientes são. • Deve-se reciclar.

  13. Deve-se usar a luz do sol o máximo possível, durante o dia. • Deve-se colocar um isolamento térmico de modo a consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento mantendo a mesma temperatura. • Deve-se utilizar lâmpadas ou outros produtos eficientes. • Deve-se desligar a luz se não necessitarmos. • Não se deve abrir a porta do frigorífico muitas vezes e quando se abre devemos ser rápidos, para o frio não sair.

  14. Na empresa: • Devem instalar detectores de presença que activem a iluminação apenas quando existem pessoas no local. • Devem optar por computadores portáteis porque são energicamente mais eficientes podendo reduzir o consumo de energia até 90%. • Devem diminuir a intensidade da iluminação do ecrã do portátil para que a bateria dure mais tempo. • Devem desligar as luzes e as máquinas antes de sair.

  15. Devem utilizar tinteiros reutilizáveis. • Devem reciclar papel. Devem utilizar um recipiente para separar o papel usado. Devem utilizar papel reciclado. • Devem imprimir, só se não puderem evitar, utilizar sempre o verso das folhas impressas para novas impressões em modo de rascunho ou para apontamentos. • Não devem deixar os equipamentos em stand-by. Devem desliga-los no botão para não gastar energia desnecessariamente.

  16. Devem reciclar os equipamentos eléctricos e electrónicos. • Devem isolar eficazmente portas, janelas, paredes, tecto e pavimento. • Devem diminuir as viagens de trabalho, tentando substituí-las por teleconferências ou vídeo-conferências. • Devem aproveitar a energia solar ao máximo.

More Related