590 likes | 840 Views
TEMPO. “CHRONOS”. “ chronos ” é essa régua de tempo que nós medimos através dos segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas e séculos. “CHRONOS” Expansão QUANTITATIVA e LINEAR do TEMPO, ESPAÇO ou PERÍODO de TEMPO.
E N D
“CHRONOS” “chronos” é essa régua de tempo que nós medimos através dos segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas e séculos.
“CHRONOS” Expansão QUANTITATIVA e LINEAR do TEMPO, ESPAÇO ou PERÍODO de TEMPO
Diferentemente, o “kairós”, não se refere à essa régua de tempo, mas momentos específicos no meio do nosso “chronos”.
“KAIRÓS” • um PONTO no TEMPO • MOMENTO certo, OPORTUNO • TEMPO ou LUGAR APROPRIADO • FOCO no CONTEÚDO do TEMPO
CHRONOS FUTURO PASSADO PRESENTE KAIRÓS Encontre o “KAIRÓS” no seu “CHRONOS”
O “kairós”, quando se manifesta na nossa história, o nosso “chronos” ganha novo sentido, um novo rumo.
“CHRONOS” X “KAIRÓS” Dominados, envolvidos, consumidos pela tirania do “chronos”, nós podemos desenvolver uma alienação do “por que” e “para que” vivemos.
Perigo de passarmos a valorizar muito mais a extensão do “chronos” do que para a percepção do “kairós”. O sentido da vida não está na sua extensão, e sim, na sua profundidade.
2 Reis 18 a 20 “Ponha em ordem a sua casa”
Nós não temos o controle do “chronos”. Nós somos frágeis. Por isso temos que colocar a casa em ordem.
Do que você se arrependeria de não ter (ou de ter) feito se fosse morrer hoje?
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 1. Queria ter vivido a vida que eu desejava, não aquela que os outros esperavam de mim É o arrependimento mais comum de todos Quando as pessoas percebem que sua vida chegou ao fim, fica mais fácil ver quantos sonhos elas deixaram para trás
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 1. Queria ter vivido a vida que eu desejava, não aquela que os outros esperavam de mim No geral, acabamos fazendo isso porque queremos ser amados e aceitos
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 2. Queria não ter trabalhado tanto O mais grave é quando se trabalha em algo que não se gosta. Quando a pessoa ganha dinheiro, mas é infeliz no dia a dia, sacrifica o que não volta mais: o tempo
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 3. Queria ter tido mais coragem de expressar meus sentimentos Quando estão próximas da morte, as pessoas tendem a ficar mais verdadeiras
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 3. Queria ter tido mais coragem de expressar meus sentimentos Caem as máscaras de medo e de vergonha e a vontade de agradar. O que importa nesta fase é a sinceridade
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 3. Queria ter tido mais coragem de expressar meus sentimentos À medidaqueumadoençavaiavançando, não é raroescutarque a pessoaficamaiscarinhosa, maisdoce.
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 3. Queria ter tido mais coragem de expressar meus sentimentos A doençatira a sombra da defesa, da proteção de simesmo, da vingança. No fim, as pessoaspercebemqueessascoisasnemsempreforamnecessárias.
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 4. Queria ter estado mais perto dos meus amigos Todossentemfalta dos amigos quandoestãomorrendo
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 4. Queria ter estado mais perto dos meus amigos Muitaspessoasnãopercebemquesentemsaudades dos amigos até as semanasqueprecedemsuamorte.
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 4. Queria ter estado mais perto dos meus amigos Quando se tem pouco tempo de vida, queremospreencher a cabeça e o tempo com coisassignificativas e especiais, comoosmomentos com os amigos.
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 5. Queria ter me feito mais feliz Muitaspessoassópercebem no fimque a felicidade é, naverdade, umaquestão de escolha Essearrependimento é umaconsequência das outrasescolhas.
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 5. Queria ter me feito mais feliz O medo de mudar fez com queelesfingissemparaos outros e paraelesmesmosqueelesestavamsatisfeitosquando, no fundo, tudo o queelesqueriam era rir e termaismomentosalegres.
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 5. Queria ter me feito mais feliz Essearrependimento é muitomaisdolorido entre as pessoasquetiveram chance de mudaralgumacoisa.
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 5. Queria ter me feito mais feliz Para quemteveoportunidade de fazerdiferente e não fez, geralmente é bemmaissofrido do ponto de vista existencial
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais 5. Queria ter me feito mais feliz As pessoasquenãotiveramtantosrecursosdisponíveisdurante a vida e queprecisaramlutarmuitoparaviver, com poucaescolha, porexemplo, muitasvezes se desligamachando-se maiscompletas, maisempazporteremrealmentefeito o melhorquepodiamfazer.
EPITÁFIO (Titãs) Devia ter amado mais, ter chorado mais Ter visto o sol nascer Devia ter arriscado mais e até errado mais Ter feito o que eu queria fazer Queria ter aceitado as pessoas como elas são Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger, enquanto eu andar
Devia ter complicado menos, trabalhado menos Ter visto o sol se pôr Devia ter me importado menos com problemas pequenos Ter morrido de amor Queria ter aceitado a vida como ela é A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger, enquanto eu andar...
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais APLICAÇÕES As pessoasdevemrefletirbemsobresuasescolhasenquanto tem vida e tempo parafazê-las. “Eufariatudo de novo, exatamente do mesmojeito???”
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais APLICAÇÕES As coisasimportantesparanósdevemserfeitasenquantotemos tempo
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais PARA REFLETIR O queeupossoevitarparaquenãochegueao final da minhavida com osmesmosarrependimentos?
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais PARA REFLETIR Seráque as decisõesquetenhotomado HOJE estão me levandopara as mesmasconclusõesao final da minhavida?
Os cinco maiores arrependimentos dos pacientes terminais PARA REFLETIR Quaisáreas da minhavidadevemtomarminhaatençãoparaqueeunãotenhaarrependimentosassim?
Tiago 4:13-17 Tiago 4:13-17 13Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.
14Vocêsnemsabem o quelhesaconteceráamanhã! Que é a suavida? Vocêssãocomo a neblinaqueaparecepor um pouco de tempo e depois se dissipa. Tiago 4:13-17
Tiago 4:13-17 15Aoinvés disso, deveriamdizer: “Se o Senhorquiser, viveremos e faremosistoouaquilo”.
Que é a sua vida ? NEBLINA • Curtas • Passageiras – não duram muito tempo • Caminhos incertos – sua direção não é própria • Frágeis – facilmente dissipadas
É importanteque a visãocorreta da vidaoriente e molde o modo de pensarsobreseusplanos
Inclusive como fala sobre seus planos… 13Ouçam agora, vocêsquedizem: “Hojeouamanhãiremosparaestaouaquelacidade, passaremos um anoali, faremosnegócios e ganharemosdinheiro”. 15Aoinvés disso, deveriamdizer: “Se o Senhorquiser, viveremos e faremosistoouaquilo”.
Tiago 4:13-17 16Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna. 17Pensemnisto, pois: Quemsabequedevefazer o bem e não o faz, cometepecado.
O QUASE Luís Fernando Veríssimo Ainda pior que a convicção do “não” e a incerteza do “talvez”, é a desilusão de um “quase”. É o “quase” que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu ainda está vivo, quem quase amou não amou.
Atos 26:28 (RA) “EntãoAgripa se dirigiu a Paulo e disse: Porpouco me persuades e me fazercristão”
1 Coríntios 15:14 “…SE Cristo nãoressuscitou, é vã a nossapregação e vã a vossafé