80 likes | 195 Views
Jesus, o último Adão. COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO Em 1ª Co 15:45-47, o primeiro Adão é ( prw / toj ), ou seja, não há ninguém antes dele. Jesus é ( e;scatoj ), não há ninguém depois dele.
E N D
COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO Em 1ª Co 15:45-47, o primeiro Adão é (prw/toj), ou seja, não há ninguém antes dele. Jesus é (e;scatoj), não há ninguém depois dele. No versículo 47 ele é (deu,teroj), ou seja, não há sequer um igual entre ele e Adão. Começaremos com as semelhanças entre os dois e depois falaremos das diferenças.
Semelhantes na sua identidade: Os dois manifestam a imagem de Deus. Gn1:27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Cl 1:15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Semelhantes na sua humanidade: Tiveram uma natureza tríplice; Espírito, alma e corpo. Estes versículos desmentem a hipótese docetista de que o corpo físico de Jesus era apenas uma aparição. Negavam a humanidade de Jesus.
Semelhantes na sua representatividade Por escolha de Deus, Adão e Jesus foram comissionados como cabeças da raça humana. Na desobediência, Adão representou toda a humanidade. Na sua obediência, Jesus representou toda a nova humanidade que segue seus passos. (Rm 5:15-17) Somos justificados dos nossos pecados uma vez que rompemos com a nossa solidariedade com Adão em favor de uma nova solidariedade com Jesus.
SEMELHANTES NA SUA VULNERABILIDADE Depois do pecado de Adão a natureza humana ficou caracterizada por fragilidade. Mas será que Jesus foi igualmente vulnerável? Se Jesus foi imune à dor, ao desânimo, à dúvida, ele não venceu o mundo, e não pode salvar. E também semelhantes na sua santidade.
CONTRASTES ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO Diferentes na sua habitação. Diferentes na sua tentação. Adão tinha que resistir a apenas uma tentação para garantir sua santidade. Jesus teve que viver 30 anos de provação antes mesmo de se manifestar com o Messias. Nestes 30 anos ele nunca cedeu à tentação. Hb4:15 antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Diferentes na sua submissão De Adão Deus cobrou uma submissão à vida. Gn 2:16-17 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Enquanto que Jesus foi chamado à uma submissão até a morte. (Fl 2:7-8) Fp 2.7-8 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Diferentes na sua punição • Adão foi punido por seu próprio pecado, enquanto quer Jesus foi punido por nossos pecados. • Diferentes na sua qualificação • Um relacionamento com Adão gera morte, mas um relacionamento com Jesus significa vida. Fim