1 / 8

Jesus, o último Adão

Jesus, o último Adão. COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO Em 1ª Co 15:45-47, o primeiro Adão é ( prw / toj ), ou seja, não há ninguém antes dele. Jesus é ( e;scatoj ), não há ninguém depois dele.

Download Presentation

Jesus, o último Adão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jesus, o último Adão

  2. COMPARAÇÃO ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO Em 1ª Co 15:45-47, o primeiro Adão é (prw/toj), ou seja, não há ninguém antes dele. Jesus é (e;scatoj), não há ninguém depois dele. No versículo 47 ele é (deu,teroj), ou seja, não há sequer um igual entre ele e Adão. Começaremos com as semelhanças entre os dois e depois falaremos das diferenças.

  3. Semelhantes na sua identidade: Os dois manifestam a imagem de Deus. Gn1:27 E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Cl 1:15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Semelhantes na sua humanidade: Tiveram uma natureza tríplice; Espírito, alma e corpo. Estes versículos desmentem a hipótese docetista de que o corpo físico de Jesus era apenas uma aparição. Negavam a humanidade de Jesus.

  4. Semelhantes na sua representatividade Por escolha de Deus, Adão e Jesus foram comissionados como cabeças da raça humana. Na desobediência, Adão representou toda a humanidade. Na sua obediência, Jesus representou toda a nova humanidade que segue seus passos. (Rm 5:15-17) Somos justificados dos nossos pecados uma vez que rompemos com a nossa solidariedade com Adão em favor de uma nova solidariedade com Jesus.

  5. SEMELHANTES NA SUA VULNERABILIDADE Depois do pecado de Adão a natureza humana ficou caracterizada por fragilidade. Mas será que Jesus foi igualmente vulnerável? Se Jesus foi imune à dor, ao desânimo, à dúvida, ele não venceu o mundo, e não pode salvar. E também semelhantes na sua santidade.

  6. CONTRASTES ENTRE O PRIMEIRO E O ÚLTIMO ADÃO Diferentes na sua habitação. Diferentes na sua tentação. Adão tinha que resistir a apenas uma tentação para garantir sua santidade. Jesus teve que viver 30 anos de provação antes mesmo de se manifestar com o Messias. Nestes 30 anos ele nunca cedeu à tentação. Hb4:15 antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

  7. Diferentes na sua submissão De Adão Deus cobrou uma submissão à vida. Gn 2:16-17 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Enquanto que Jesus foi chamado à uma submissão até a morte. (Fl 2:7-8) Fp 2.7-8 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

  8. Diferentes na sua punição • Adão foi punido por seu próprio pecado, enquanto quer Jesus foi punido por nossos pecados. • Diferentes na sua qualificação • Um relacionamento com Adão gera morte, mas um relacionamento com Jesus significa vida. Fim

More Related